Como fazer boas fotos para os anúncios: boas práticas para vender em marketplaces

O blog do olist apresenta o último post da série de dicas profissionais para vender em marketplaces. Você aprendeu como produzir títulos de produtos e como fazer boas descrições dos itens anunciados. Mas, para esse trabalho ser completo, é saber também como fazer boas fotos dos seus produtos e mostrar suas qualidades. Nas vendas pela internet as fotos fazem o papel da vitrine para os seus produtos. É a partir das imagens que o cliente vai conhecer em detalhes o item anunciado, já que ele não pode tê-lo em mãos. Em alguns casos as fotos também servem para apresentar de forma simples e intuitiva como é o uso prático do produto. Assim como textos e descrições, as fotos também são revisadas pelos marketplaces antes do anúncio ir ao ar. A avaliação leva em conta principalmente aspectos técnicos, para garantir uma qualidade mínima da imagem. Para evitar problemas nesta etapa, mostramos algumas dicas simples que podem render bons resultados.

 

O que define fotos de qualidade

Uma boa foto deve representar fielmente as características do produto que está sendo colocado à venda. O item anunciado precisa estar fora da caixa (exceto casos especiais, como cosméticos), sendo exibido em diferentes ângulos, que permitam uma observação por todos os lados. Além disso é fundamental que haja uma iluminação adequada e que o fundo das imagens seja neutro (preferencialmente na cor branca). Após produzir todas as fotos é preciso criar uma sequência lógica de apresentação no anúncio. A primeira imagem é a mais importante, pois ela será apresentada junto com o título do anúncio dentro do marketplace e nos resultados dos buscadores, por exemplo. Por essa razão essa foto precisa ser mais genérica, em ângulo frontal, e sem focar em detalhes. Mais alguns fatores cruciais são:

  • Ter qualidade profissional - boa iluminação, nitidez e perspectiva
  • Demonstrar claramente o que o consumidor irá receber
  • Tamanho mínimo 600 x 600 pixel
  • Tamanho máximo 2500 x 2500 pixel
  • Peso máximo 10MB
  • Formatos permitidos: .jpeg, .jpg, .png, .webp.
  • Fundo branco - veja aqui como retirar o fundo das imagens

Como fotografar produtos corretamente

Você não precisa ser um especialista em fotografia e tampouco necessita contratar alguém para produzir suas fotos. Com algumas dicas simples é possível conquistar bons resultados. Confira:

  • Escolha uma câmera de qualidade. Fotos tiradas pelo celular, por exemplo, não servem, pois em geral a resolução é baixa, o que afeta a qualidade.
  • Avalie a iluminação do ambiente: se o local estiver muito escuro, considere utilizar luzes auxiliares. Mas tome cuidado para que essa luz não crie sombras e nem mude a tonalidade do produto, evitando problemas com os clientes após a venda.
  • Selecione o ambiente adequado. Um cenário com fundo branco e neutro costuma ser a melhor solução, mas em alguns casos vale retratar o produto em uma situação de uso.
  • Utilize um tripé: isso vai dar maior estabilidade na hora de produzir as fotos, evitando borrados, por exemplo.
  • Faça um enquadramento adequado: o produto deve ocupar pelo menos 80% do espaço da foto, sem comprimir as margens. Isso garante que não haja grades espaços vazios na imagem.
  • Evite colocar apenas fotos do produto na embalagem. Faça isso apenas em casos em que o consumidor consiga visualizar o conteúdo,
  • Aposte em um estúdio caseiro, no caso de produtos pequenos. Com uma caixa de papelão e algumas lâmpadas e papéis você pode montar uma solução de baixo custo que vai ampliar a qualidade das suas fotos. O vídeo abaixo mostra como fazer um desses modelos:

 O que é proibido para as fotos

Alguns erros simples podem comprometer a qualidade das suas fotos. Fique atento a eles e evite problemas na hora de anunciar seu produto. Entre eles estão:

  • Imagens de baixa qualidade: nos marketplaces o usuário pode dar zoom nas fotos, o que exige uma alta resolução. As dimensões recomendadas variam entre 600x600 pixels a 2500x2500 pixels e no máximo 10 MB, nos formatos: JPEG, PGN, WEBP.
  • Imagens tratadas ou com efeitos: apresente as fotos em modo natural, sem qualquer edição. Não adicione marcas d'água, textos, selos ou qualquer outro item.
  • Imagens em fundos inadequados: isso pode demonstrar amadorismo do vendedor, afetando a imagem e a reputação dentro do marketplace. As imagens de capa dos anúncios devem conter fundo totalmente branco e chapado.
  • Fotos que não estejam condizentes com o título e a descrição do anúncio. Os produtos retratados devem estar na mesma cor, formato ou tamanho anunciado. Se o mesmo produto é vendido em várias cores diferentes, por exemplo, há meios específicos de inserir cada uma dessas imagens.
  • Fotos de produtos com itens ou acessórios que não estão sendo vendidos. Isso confunde o cliente e pode gerar problemas após o fechamento das vendas.
  • Fotos de roupas em manequins sem braços ou pernas. O ideal é utilizar um modelo, que deve se apresentar em posição neutra e sem produzir imagens ofensivas.
  • Usar fotos de crianças sem ter autorização de uso de imagem. O uso de imagem não-autorizada pode resultar em indenizações e ser até considerado crime. Essa defesa é ainda mais rígida quando se trata de crianças (até 11 anos de idade) e adolescentes (entre 12 e 18 anos). Por isso, evite usar imagens de crianças em seus anúncios ou então tenha autorização para esse uso. Saiba detalhes neste texto.

Veja abaixo alguns exemplos de imagens adequadas e inadequadas:

Como fazer boas fotos para anúncios - Fundo branco
As imagens de capa dos anúncios devem conter fundo totalmente branco e chapado.
Como fazer boas fotos para anúncios - Montagens
Imagens com montagens ou composições não são aceitas pelos marketplaces.
Como fazer boas fotos para anúncios - Embalagem
Evite usar apenas imagens da embalagem do produto.
Como fazer boas fotos para anúncios - Efeitos e textos
As fotos dos produtos não devem ter elementos gráficos nem textos sobre as imagens.

Como redimensionar imagens para anúncios de produtos

Para publicar corretamente seus anúncios nos canais de venda, é importante ter atenção com o tamanho das imagens cadastradas. Ele pode variar de acordo com a plataforma, mas a seguir vamos compartilhar o padrão adotado pelo olist store, que atua em parceria com os principais marketplaces do Brasil. Sendo assim, seguir esse modelo é uma prática bastante recomendada. No olist store, as imagens dos cadastros de produtos devem ter entre 600x600 pixels e 2500x2500 pixels. Caso estejam fora dessas medidas as plataformas podem notificar um problema no envio. Para redimensionar a imagem, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site ILoveIMG.
  2. Aperte o botão “Selecionar imagens” e escolha a foto.
  3. Na lateral direita verifique quais são as dimensões da foto e altere para um valor entre 600x600 pixels e 2500x2500 pixels.
  4. Pressione “Redimensionar Imagens”. Após esta etapa a foto será redimensionada automaticamente.
  5. Após redimensionada, aperte o botão “Descarregar Imagens” e na sequência ela será baixada para seu computador.
  6. Pronto, agora o tamanho da foto está adequado!

Exemplos de boas fotos

Nas imagens abaixo é possível verificar alguns bons exemplos de fotos que podem te inspirar para produzir seus anúncios: exemplo de foto para marketplace exemplo de imagem para marketplace

Bônus: infográfico com 10 dicas para tirar as melhores fotos

Olist e Bume uniram-se para produzir o infográfico 10 dicas para tirar boas fotos de produtos para redes sociais. Esse material traz ideias incríveis para você fazer imagens profissionais das mercadorias da sua loja e, assim, chamar a atenção nas redes sociais. Faça o download gratuito do infográfico e descubra como aumentar as vendas por meio de fotos de alta qualidade: <center>[button link="https://download.olist.com/material-infografico-dicas-de-foto-blog" size="large" text_size="beta" newtab="on"]Acesse o infográfico![/button]</center> Lembre-se que “uma imagem vale mais que mil palavras” – máxima especialmente verdadeira quando o assunto é vendas online. Portanto, capriche nas fotografias dos produtos da sua loja e valorize o que eles têm de melhor!

Conclusão

Não adianta preparar um excelente título e uma ótima descrição para um anúncio se as fotos do produto forem ruins. Isso pode comprometer toda a estratégia de vendas em marketplaces, pois afasta os clientes e gera o risco de bloqueio do anúncio nos marketplaces. O olist store se converte em um importante aliado para evitar problemas nesta etapa, já que todas as fotos cadastradas passam por um processo de revisão. Os usuários também contam com o aconselhamento de uma equipe especializada na venda em marketplaces. Além disso, o processo de cadastramento fica simplificado, pois enviando as fotos apenas uma vez é possível vender o produto em oito marketplaces de uma só vez. Saiba mais no site de olist store e no vídeo abaixo!

 

Tem mais dúvidas sobre como fazer fotos para seus produtos? Dê seu depoimento nos comentários e nós vamos te ajudar.
    post anterior
    Como fazer descrições de produtos - Boas práticas para vender em marketplaces - Parte 2
    próximo post
    Por que ser eficiente na logística do e-commerce favorece as vendas?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.