Simples Nacional: guia completo para fazer o planejamento tributário da sua empresa


O sistema tributário brasileiro é complexo e composto por regimes tributários, sendo um deles o Simples Nacional, um dos mais utilizados pelos empreendedores devido à simplificação da apuração e à praticidade do recolhimento de tributos.


Um bom planejamento tributário pode ajudar a organizar e otimizar a rotina para evitar problemas com o Fisco. Por isso, é essencial entender bem esse tipo de enquadramento e cumprir todas as obrigações correspondentes. 


Neste post, você vai saber o que é o Simples Nacional, quais são as suas exigências e obrigatoriedades, além de contar com dicas de como planejar a carga tributária com a ajuda de um sistema ERP para gestão. Boa leitura.


O que é o Simples Nacional?


É um regime tributário criado para micro e pequenas empresas com receita anual de até R$ 4.8 milhões. A alíquota para recolhimento e arrecadação dos tributos varia de acordo com as faixas de faturamento.


A tabela Simples Nacional 2020 atualizada apresenta a referência da receita bruta, com a alíquota correspondente e o que deve ser descontado do valor recolhido — é importante mantê-la à vista para assegurar o recolhimento correto.


Os diferenciais do Simples Nacional são a facilitação e a simplificação, permitindo que os tributos federais, estaduais e municipais sejam recolhidos em apenas uma guia. Assim, é possível reduzir a burocracia excessiva com a emissão de várias guias.


São oito impostos unificados que compõem a base tributária do Simples Nacional.



  • PIS – Programa de Integração Social;

  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;

  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;

  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

  • ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza;

  • INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social.


Quais são as obrigações do Simples Nacional?


Para qualquer tipo de regime escolhido, será necessário cumprir as obrigações tributárias para se manter em dia com a Receita Federal e evitar a irregularidade fiscal.


O descumprimento, além de gerar prejuízos, como o pagamento de juros e multa, pode também comprometer o bom andamento da sua empresa, em caso de penalizações ou impedimento do funcionamento.


As empresas de comércio, indústria e serviços optantes pelo Simples Nacional devem acatar e cumprir as obrigações acessórias mensais e anuais previstas para o regime. Esteja atento a essas obrigações.


Mensais


Emissão de Nota Fiscal e arquivamento


Para empresas que comercializam produtos, é obrigatória a emissão da nota fiscal para cada transação de venda. Além de possibilitar a movimentação da mercadoria, é o documento que dá base para as apurações tributárias e todas as notas emitidas devem ser arquivadas por 5 anos na empresa.


DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional


É a guia composta dos 8 tributos que deverá ser paga todo dia 20 do mês subsequente ao mês de referência — é calculada com base nas notas fiscais de vendas de produtos que foram emitidas no mês anterior.


GPS – Guia da Previdência Social


É paga todo dia 20 e calculada com base na remuneração e/ou no Pró-Labore. Ela se refere à contribuição do INSS — aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade —, sendo a alíquota utilizada conforme a tabela da Previdência.


CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


Todos os meses, até o dia 7, a empresa deve enviar ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego o número de contratados e demitidos no mês anterior.


FGTS


Com vencimento todo dia 7, a guia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem alíquota de 8% sobre a remuneração, recolhida por meio da GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS.


Anuais


DEFIS – Declaração anual de informações fiscais e socioeconômicas da empresa


Substituta da declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, informa ao fisco que todas as obrigações tributárias e contribuições foram cumpridas corretamente durante o ano anterior – é preciso assegurar a emissão para não correr o risco de penalização e multa.


RAIS – Relação Anual de Informações Sociais


Para ter o controle de todas as atividades trabalhistas no país, o governo conta com o envio da RAIS por cada empresa. Por essa relação, é possível identificar os trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/PASEP, por exemplo – o não envio está sujeito à multa.


DIRF – Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte


Declaração responsável por informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil sobre todas as retenções de impostos efetivadas nos pagamentos e recebimentos da empresa.


 eSocial


O Sistema de Escrituração Digital das Operações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas é uma das obrigações acessórias para as empresas que têm funcionários, informando ao governo toda a movimentação trabalhista do quadro de pessoal. Na escrituração, devem constar as informações:



  • dados pessoais;

  • remunerações;

  • folha de pagamento;

  • faltas e afastamentos;

  • férias;

  • contribuições previdenciárias.


Como fazer o planejamento tributário da sua empresa?


É primordial cumprir todas as obrigações exigidas para evitar fiscalizações e penalizações que possam gerar prejuízos, como as multas. Para isso, a melhor estratégia é criar e implementar um planejamento tributário de acordo com a realidade do seu negócio.


Veja os passos que você pode seguir para um efetivo planejamento tributário.


1. Entenda os processos da empresa


Compreender o funcionamento da empresa vai ajudar você a planejar corretamente as questões tributárias. Com o acompanhamento e o controle das vendas, além da emissão das notas fiscais, será mais fácil visualizar o recolhimento dos tributos.


2. Conheça a legislação tributária


A carga tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo e amparada por uma série de legislações. Conheça a fundo todos os critérios em âmbito federal, estadual e municipal para saber onde sua empresa se enquadra. Caso precise, peça ajuda ao seu contador.


3. Faça a apuração do regime tributário


O regime tributário define todas as ações de apuração que abrangem os tributos na sua empresa. Sob cada regime, impera uma carga específica que deve ser considerada junto às atividades do seu negócio.


Vantagens do Simples Nacional para as vendas


Regularização do negócio


Não é porque o comércio é virtual que ele não precisa ser regularizado e, para que isso aconteça, é preciso pagar os impostos devidos. Assim, quem adota o Simples Nacional experimenta uma regularização do próprio negócio, que é benéfica para conseguir resultados melhores.


Isso significa que fica mais fácil conseguir financiamentos ou abrir uma conta para a empresa. Além disso, as chances de sofrer um problema com a fiscalização deixam de existir e também há mais segurança para o consumidor.


Simplificação contábil


Como o pagamento de impostos é feito em uma guia única, a contabilidade do seu negócio passa a exigir menos de você. Graças a isso, você não precisará auferir os impostos devidos individualmente e nem precisará manter um controle muito estrito para garantir que tudo seja pago adequadamente.


Com a reunião de 8 impostos em uma só guia, fica mais fácil administrar a contabilidade do seu negócio, diminuindo a chance de erros e melhorando os resultados.


Menor pagamento de impostos


Não só a contabilidade do seu negócio fica mais fácil, como o pagamento de impostos, normalmente, fica mais barato. Especialmente se o seu e-commerce for menor, ao adotar pelo Simples Nacional, o seu e-commerce experimentará uma redução importante nos impostos devidos.


O resultado disso é uma saúde financeira melhor e também mais dinheiro para investir em melhorias e no crescimento do negócio, o que leva a mais vendas.


Redução dos custos patronais


Ao adotar pelo Simples Nacional, parte desse problema é resolvida, já que a contribuição de 20% do INSS patronal sob a folha de pagamento dos funcionários é dispensável.


Isso significa que você mantém seus empregados devidamente assistidos e regularizados, só que com um impacto menor na folha da sua empresa, o que leva a mais dinheiro disponível em caixa. O Simples Nacional é uma opção viável para você que é dono de e-commerce e que deseja expandir as vendas.


Isso se deve principalmente ao fato de que ele ajuda a contabilidade a se tornar menos complexa e também ajuda na redução de custos em geral. Como resultado, há a regularização do negócio com mais segurança e mais dinheiro para investir em melhorias e conseguir novas vendas.


Conclusão


O planejamento tributário ajuda a visualizar todos os requisitos para quem se enquadra no regime do Simples Nacional, garantindo o cumprimento de todas as obrigações acessórias mensais e anuais.


A tributação no Brasil requer cuidados e acompanhamento para que as retenções e recolhimentos sejam feitos corretamente. Deixar de pagar impostos acarreta uma infração grave junto à Receita Federal que pode gerar prejuízo com o pagamento de multas.


Se você gostou deste post sobre o Simples Nacional, continue no ritmo da leitura e saiba mais sobre o conceito de carga tributária para evitar o pagamento indevido de impostos.


    post anterior
    Indicadores de rentabilidade: conheça os 4 principais para acompanhar!
    próximo post
    Descubra como evitar o abandono de carrinho por frete alto!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.