Integradores: Cinco vantagens do Olist na venda em marketplaces


Cinco vantagens do Olist sobre os integradores na venda em marketplaces

Você decidiu que é hora de ampliar suas vendas online e viu nos marketplaces a oportunidade para acessar mais consumidores e ampliar a exposição dos seus produtos. Empolgado com essa possibilidade, descobriu que existem ferramentas e serviços integradores que fazem a conexão da sua loja virtual com as grandes redes, simplificando o trabalho de cadastramento e gestão das vendas.

Diante dessa facilidade, você contrata o serviço do integrador que mais lhe agrada, cadastra todos os seus produtos e espera por um salto imediato nas vendas, certo?

Infelizmente, não.

Vender em um marketplace envolve variáveis que vão muito além de uma simples integração de plataformas. Cadastrar sua lista de produtos nas grandes redes é apenas uma das etapas envolvidas no processo, e mesmo nesta fase há variáveis que não podem ser ignoradas.

Neste post mostramos alguns elementos essenciais para vender em marketplaces e que não são contemplados pelo serviço dos integradores. Também indicamos como o Olist oferece soluções prontas para esses possíveis entraves.

Desembaraço burocrático com os marketplaces

As principais categorias de venda em marketplaces — como eletrônicos, informática, cosméticos e alimentação — exigem a apresentação de inúmeros documentos antes de liberar o envio de anúncios. Eis alguns deles:

  • Última Atualização do Contrato Social
  • Alvará de Funcionamento / Inscrição Municipal
  • Cartão de CNPJ atualizado
  • Inscrição Estadual
  • CND Tributos Federais / Estaduais / Municipais
  • Nota Fiscal de Compra do Produto
  • E muitos outros.

Sendo assim, se o trabalho dos integradores é apenas facilitar o cadastramento dos produtos, quem terá que correr atrás desses documentos e apresentar a cada varejista?

Sim, você.

Felizmente existem saídas para contornar esse problema. O Olist possui cadastro aprovado com as principais redes varejistas do país, o que te permite iniciar as vendas muito mais rápido. Você reúne os documentos uma só vez e nos apresenta, e com prazo flexível, evitando perdas de tempo e dinheiro.


Cadastramento adequado de produtos

Ao escrever a descrição do produto que será exibido no site dos marketplaces é preciso seguir regras específicas, sob pena de não ter o anúncio aprovado. Você não pode utilizar caracteres como asterisco (*) ou palavras inteiras em letra maiúscula, por exemplo. O título dos anúncios também não pode conter informações como a cor de produto e dados de marcas com direito de uso (como Coca-Cola ou Nike). Por fim, as fotos do produto devem estar em resolução adequada e dentro de padrões específicos.

Nos integradores não há qualquer controle sobre esses critérios, e muitas vezes você precisa aprender por conta própria como fazer a descrição adequada. Já no Olist todos os anúncios são revisados antes da publicação e você tem acesso a vários materiais que ensinam as melhores práticas para descrever os produtos.

Controle logístico das vendas

Mesmo que você consiga fazer a integração adequada dos seus produtos nos marketplaces, novos desafios surgem à medida que as primeiras vendas forem fechadas. Uma das maiores dificuldades é a logística, já que é preciso fazer o envio de todos os produtos no prazo, e arcando com um desembolso extra para assegurar o transporte. Ainda que você faça um acordo com os Correios, terá que cumprir uma cota mínima de 3 mil reais de gastos por mês.

No Olist esse problema é solucionado de maneira simples, pois a empresa já possui um acordo firmado com os Correios. Você faz a venda e ao emitir a nota fiscal recebe sem custos uma Etiqueta de Envio Pré-Paga (PLP). Basta imprimir a etiqueta, colar no pacote e enviar aos correios. O código de rastreamento fica automaticamente vinculado ao pedido, o que facilita muito mais o trabalho de acompanhamento das entregas. Você só pagará pelo frete em casos de cancelamento da compra ou troca do produto.

Consultoria de vendas, reclamações e solução de problemas

Alguns serviços de integração permitem fazer o gerenciamento de todos os produtos e pedidos em uma plataforma centralizada. O Olist vai além desse serviço, oferecendo uma consultoria personalizada que indica as melhores estratégias de divulgação e precificação de todos os itens que você coloca à venda. Caso ocorra qualquer problema na relação com os consumidores, como troca de produtos ou devolução, o time de suporte do Olist também garante o melhor atendimento possível, evitando aborrecimentos.

Uma reputação qualificada para sua loja

Em todos os marketplaces os vendedores podem ser qualificados e avaliados pelos compradores. Isso se torna uma referência para os consumidores decidirem se vão comprar com determinada loja ou não. Utilizando um integrador você terá que construir sua reputação do zero, enquanto com o Olist você incorpora todas as qualificações e análises positivas que nossa marca já possui, o que fortalece sua imagem para venda nos marketplaces.

Conclusão

Ao invés de procurar uma solução simples, que resolva apenas parte dos desafios de se vender em um marketplace, porque não apostar em uma ferramenta que garanta uma gestão integrada de todos os processos? Com o Olist, anunciar em marketplaces fica muito mais prático antes, durante e depois de cada venda fechada. A economia de tempo e burocracia compensa o investimento financeiro, e abre as portas para você vender muito mais.

E você? Ainda tem dúvidas sobre as vantagens em utilizar o Olist? Apresente suas dúvidas nos comentários ou agende uma consultoria para entender melhor como nossa plataforma funciona.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu