Direitos autorais: Quais personagens eu posso usar em meus produtos


Direitos-autorais-O-que-eu-posso-e-não-posso-usar-em-meus-produtosProvavelmente você já se fez a seguinte pergunta: Como funcionam os direitos autorais de personagens? Eu posso utilizar marcas e desenhos animados em meus produtos ou estampas?

Essa é uma dúvida comum e muito relevante para quem pretende comercializar produtos que possuem direitos autorais, seja em personalização, kits para festas infantis ou estampas em roupas e acessórios. Embora seja uma prática comum, você precisa saber que algumas situações são consideradas ilegais. Porém, acalme-se! Você ainda pode comercializar seus produtos utilizando personagens conhecidos e nós vamos indicar como fazer isso de maneira segura.

Primeiro, é importante que você entenda o que são direitos autorais.

Os Direitos autorais são denominações utilizadas em referência ao rol dos direitos que autores possuem sobre suas obras intelectuais que podem ser literárias, artísticas ou científicas.

É um direito conferido por lei (L. 9.610/98) que protege as relações do criador, seja ele pessoa física ou jurídica e garante direito exclusivo de utilizar suas obra da maneira que bem entender, isso inclui permitir ou não que terceiros a utilizem.

Um detalhe importante é que obra não precisa estar devidamente registrada para ter seus direitos protegidos, portanto, caso você reproduza uma obra sem prévia autorização, estará violando normas de direito autoral e assim, poderá responder a um processo judicial.

É possível e vale a pena burlar os Direitos autorais?

A maioria das pessoas que trabalham com réplicas, acreditam que é mais fácil vender produtos que tenham imagens ou que façam referência a personagens famosos e que já possuem uma grande aceitação. Isso pode até  ser verdade, afinal os autores provavelmente levaram anos para construir uma marca reconhecida e esse é mais um motivo para não reproduzir esse trabalho de maneira ilegal.

Basta pesquisar um pouco sobre o assunto e logo encontramos várias dicas para quem deseja utilizar personagens e “burlar” a lei, para não ter que sofrer as conseqüências.

Algumas pessoas conseguem fazer novas e boas interpretações de personagens já conhecidos, seja recriando traços, humanizando e até mesmo fazendo caricaturas do intérprete. Mas não se engane, mesmo que você redesenhe todo o personagem ainda será caracterizado como uso indevido de imagem e assim, estará ferindo os direitos autorais.

Outros defendem o fato de que esse tipo de lei não é tão regrada aqui no Brasil, ou ainda, que a Marvel e a Disney não perderia tempo vindo reivindicar seus direitos com algum vendedor de pequeno porte. O fato é que se existe potencial de vendas você pode crescer e ser visto rapidamente, aí eu vem a pergunta: Acredita que vale a pena pagar uma multa altíssima equivalente a tudo que você já ganhou comercializando essas peças? E a má fama que seu negócio carregaria, caso a detentora dos direitos resolvam lhe processar?

Não faz sentido querer burlar a lei de direitos autorais, uma vez que você pode fazer tudo isso legalmente de maneira segura e muito mais tranquila. Uma delas é comercializar produtos com personagens que já caíram em domínio público.

No Brasil, os direitos sobre uma obra duram a até 70 anos depois da morte do autor, mas em personagens que são controlados por empresas americanas a contagem é feita a partir de sua criação, sendo assim, alguns personagens de desenhos animados já caíram em domínio público e podem ser utilizados normalmente.

É o caso do Popeye, por exemplo, por ser um dos primeiros desenhos famosos do século 20 os quadrinhos e animações antigas do desenho já entraram em domínio público.

Direitos-autorais-O-que-eu-posso-e-não-posso-usar-em-meus-produtos

Conheça outros personagens que já entraram em domínio público:

– Aladin

– Merlin – O mago supremo

– Frankstein – O Gueirreiro Desmorto

– Ali Baba (em os 40 ladrões)

– Alice (no País das Maravilhas antigo)

– Claude (O Corcunda de Notre Dame)

– Cinderela

– Peter Pan

– Jane (Tarzan)

– Pinocchio

– Sherlock Holmes

Esses são apenas alguns dos personagens que você pode utilizar sem preocupação.

Também é possível criar produtos utilizando aqueles personagens novos que estão super em alta e que possuem direitos autorais, mas para isso você vai precisar de uma licença. Veja como as conseguir.


Como ser licenciado para vender produtos que tenham direitos autorais

Como já explicamos acima, todos os personagens de desenho, filme ou quadrinhos que são tendências, estão protegidos por direitos autorais e todos os grandes estúdios têm representantes no Brasil, portanto ao invés de seguir pelo caminho mais fácil e correr os riscos é melhor começar de forma correta.

Para isso, trouxemos vários Licenciadores e agentes de marcas e personagens para você entrar em contato e conquistar o direito de reproduzi-los em seus produtos:

1. BRAND HOUSE LICENSING – LS GESTÃO DE MARCAS LTDA.

Fone: (51) 3737-0720/ Cel. (51) 9996-2642
Representante: Lena Vettoretti / Sara Soibelmann – Sócias-Diretoras
E-mail: sara@bhlicensing.com.br / lena@bhlicensing.com.br
Site: www.brandhouselicensing.com.br
Propriedades: Jeep, Budweiser, ABInbev, Perrier, Head, British Motor Heritage, London Taxi, Jonny Size, O Rappa, Vulgo, Jelly Belly, Foxy, Babylândia, J is for Jeep, Toffee, Monx, Gustavo Rosa, Sonia Menna Barreto, The Beatlles/Yellow Submarine, Live Nation Mershandise (AC/DC, Kiss, Led Zeppelin, Aerosmith, Sex Pistols, Coldplay, U2, Shakira, Madonna, John Lennon, David Bowie, Woodstock, House of Blues, Depeche Mode, dentre mais de 150 bandas e celebridades do mundo musical), Frida Kahlo, Paris Hilton, MG e Cobra D´agua.

2. BROMELIA PRODUÇÕES LTDA.   

Fone: (19) 3241-5135
Representante: Miguel Moreira – Gerente
E-mail: contato@galinhapintadinha.com.br
Site: www.galinhapintadinha.com.br
Propriedades: Galinha Pintadinha, Gallina Pintadita, Lottie Dottie Chicken

banner-blog6_23. CPL DO BRASIL LICENCIAMENTO E PROMOÇÕES LTDA.

Fone: (11) 2537-3575
Representante: Herbert Greco – General Manager
E-mail: herbert.greco@cpldobrasil.com  
Site: em construção
Propriedades: Dreamworks (Shrek, Gato de Botas, Madagascar, Pinguins de Madagascar, Rei Julian, Turbo, Mr Peabody & Sherman, Como treinar o seu Dragão, Home, BOO, Kung Fu Panda, Dinotrux, Gato Felix, Gasparzinho, Luluzinha, Bolinha, Riquinho, Voltron, Olivia, He Man, Onde está Wally?, Lassie, Trolls, Veggie Tales, dentre outras) /  Happy House / Greg Norman / Be Berry / Slugterrâneo / Epic Rights (Kiss, Aerosmith, John Lennon, Chicago, dentre outras) / Doozers / Pampered Girls.

4. EDITORA LUZ E VIDA

Fone: (41) 2169-2244            Fax: (41) 2169-2266
Representante: Emerson Silva – Coordernador de Licenciamento
E-mail: emerson@luzevida.com.br
Site: www.smilinguido.com.br / www.turminhaquerubim.com.br
Propriedades: Smilinguido e sua Turma, Turminha Querubim

5. LUK DESENV. DE MARCAS E PRODUTOS LTDA. (LUK MARCAS)

Fone: (11) 3034-6424
Representante: Renato Zindeluk
E-mail:  renato@opequenoprincipe.com
Site: www.opequenoprincipe.com
Propriedades: O Pequeno Principe

6. MATTEL DO BRASIL LTDA.

Fone: (11) 3583-1100 / 11 64            Fax: (11) 3583-1103
Representante: Elaine Santos / Anthony Moreira / Thais Weber
E-mail: elaine.santos@mattel.com / anthony.moreira@mattel.com / thais.weber@mattel.com
Site: www.mattel.com
Propriedades: Barbie / Hot Wheels / Polly / Max Steel / Monster High e Fisher Price.

7. REDIBRA SERVIÇOS DE MARKETING LTDA.

Fone: (011) 3383-1616            Fax: (11) 3383-1617
Representante: David Diesendruck
E-mail: redibra@redibra.com.br
Site: www.redibra.com.br
Propriedades: Alvin e os Esquilos / Boa Forma / Capricho / Cherokee / Coca-Cola / Era do Gelo / Galinha Pintadinha / Julius Jr / Keith Haring / Monokuro Boo / MTV / Mundo Estranho / Pac-Man / Pac-Man and the Ghostly Adventures / Paul Frank /Peixonauta / Simpsons / Tony Hawk / Tree Fu Tom.

8. THE WALT DISNEY CO BRASIL LTDA. 

Fone: (11) 5504-9400    / 9501        Fax: (11) 5504-9446
Representante: Lais Yoshida
E-mail: lais.yoshida@disney.com
Site: www.disney.com.br
Propriedades: Carros, Club Penguin, Mickey, Marie, Fadas, Disney Princesa, Phineas e Ferb, Pooh, Toy Story, Os Vingadores, Homem-Aranha, Star Wars e Indiana Jones.

9. WARNER BROS. (South) Inc.

Fone: (11) 2133-3935 / 2900     Fax: (11) 6845-2141
Representante: Marcos Bandeira de Mello – Diretor
E-mail: licenciamento@warnerbros.com
Propriedades: DC Comics (Batman, Superman, Wonder Woman, Lanterna), Hanna Barbera, Looney Tunes / Penelope Charmosa, etc.

Não encontrou os licenciadores do personagem que você deseja trabalhar? Confira a lista dos associados aqui: Licenciadores!


 

197 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Elaine Lima

    O tempo para uso do domínio Público também serve para times de futebol ? Pois é a área que prefiro e gosto de trabalhar..!!
    Atrai esta matéria para mim.!!! Obrigado por dividir !
    Desde já agradeço.

    Elaine Lima.

    • 2
      Priscila Kempner

      Olá Elaine, como vai?
      Ótima pergunta, que bom que você se interessa em saber tudo sobre a área que gosta de trabalhar. Na realidade, não se considera o mesmo tempo, uma vez que os “donos” dos times são renovados constantemente. Uma dica que eu te deixo e essa licenciadora abaixo, que é quem cuida da licença para uso de imagem de vários clubes de futebol:
      MEGALIS LTDA.
      Fone: (11) 3749-9085
      Representante: Mario Emilio Gasparotti
      E-mail: megaspar@terra.com.br
      Site: http://www.ziraldo.com.br e http://www.meninomaluquinho.com.br
      Mascote Futebol Clube: Corinthians / Palmeiras / São Paulo Futebol Clube / Clube de Regatas Vasco da Gama / Clube de Regatas Flamengo / Clube Atlético Paranaense / Clube do Remo / Coritiba Football Club / Esporte Clube Vitória da Bahia, entre outros.

  2. 3
    Monique

    Olá!!! Adorei esse post, era exatamente o que eu procurava. Gostaria de saber se vocês tem uma informação de como se dá esse processo de conseguir a licença: é pago um valor único logo de cara ou uma porcentagem dos lucros ou nada disso que falei? Muito obrigada desde já!

  3. 4
    Miguel

    Amigo tenho uma empresa de eventos e gostaria de saber se posso criar cenario para comercializar os espaços sem preocupação, se forem os de dominio publico, ou se existe alguma restrição?

  4. 6
    Marcelo Alves

    Karaca!!! tudo que eu precisava saber :D Obrigado Priscila :D mesmo assim ainda vou me informar certinho com minha professora de direito, por que quero reproduzi-los com minhas mãos e são vários deles que farão parte dos meus eventos para crianças mas obrigado :D :D :D

  5. 7
    Veronica

    Olá !! Estou produzindo peças em artesanato em feltro, laços e acessórios , algumas inspirações , cores estampas e novidades são imagens do google há alguma restrição , se eu usar alguma imagem mesmo descrevendo que é meramente ilustrativa e fonte estarei me prejudicando tbem ? Obg .

    • 8
      Priscila Kempner

      Olá Verônica. Bom, isso vai depender muito de quais imagens/personagens você esta utilizando, porém, se você está fazendo um personagem em feltro e utilizando o seu estilo próprio é provável que não irá te prejudicar, pois você não utiliza o mesmo traço de quem o criou. :D

    • 11
      Priscila Kempner

      Olá Alexandre. Olha só, o valor do licenciamento é relativo, depende de cada personagem. Vou deixar abaixo o contato dos Licenciadores dos Direitos Autorais da Disney aqui no Brasil. Acho que pode te ajudar:

      THE WALT DISNEY CO BRASIL LTDA.
      Fone: (11) 5504-9400 / 9501 Fax: (11) 5504-9446
      Representante: Lais Yoshida
      E-mail: lais.yoshida@disney.com
      Site: http://www.disney.com.br
      Propriedades: Carros, Club Penguin, Mickey, Marie, Fadas, Disney Princesa, Phineas e Ferb, Pooh, Toy Story, Os Vingadores, Homem-Aranha, Star Wars e Indiana Jones.

      Caso você queira um personagem em específico que não consta aqui, pode deixar um comentário que eu tento localizar os licenciadores, ok?

      Abraços. :D

  6. 12
    Marcelo

    Olá Priscila, muito interessante seu post. Estou montando uma foodbike e queria usar a imagem do pica pau. Você sabe se este personagem já pode ser usado como marca?
    E se a universal tem escritório no Brasil?
    Muito obrigado
    Marcelo

    • 13
      Priscila Kempner

      Oi Marcelo, como vai? Poxa, que legal que achou interessante o conteúdo.
      Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo empreendimento que é muito promissor e também pela sua preocupação em começar da forma correta.

      Olha, infelizmente o Pica Pau ainda não é de domínio público, embora já tenha mais de 70 anos do desenho, a Universal acabou renovando os direitos deste personagem. Uma boa notícia é que existe uma empresa no Brasil que cuida do licenciamento dele. Vou deixar o contato abaixo pra você avaliar se vale a pena:

      EXIM CHARACTER LICENCIAMENTO E MARKETING LTDA.
      Fone: (11) 3885-9275 Fax: (11) 3885-1397
      Representante: Martha Colpaert – Diretora Comercial – mcolpaert@eximlicensing.com
      Site: http://www.eximlicensing.com
      Propriedades: Universal: Pica pau/ Pica pau Baby/ Meu malvado favorito 2/ Velozes e Furiosos 7/ Jurassic world/ minions/ Pets/ George, o curioso.

  7. 14
    Marcelo

    Agradeço de coração sua resposta e a sua atenção…Já entrei em contato com a empresa e fui informado que não posso mesmo usar a imagem do Pica Pau…É uma pena..já mudei o logo. snif..rsrs.
    Aguardo você na nossa Food Bike. Será um prazer recebe-la.

    • 15
      Priscila Kempner

      Poxa Marcelo, realmente uma pena! Mas como disse anteriormente, você já está de parabéns por se preocupar com as questões burocráticas do seu negócio. Tenho certeza que será um verdadeiro sucesso e espero ter a oportunidade de conhecer sim.

      Abraços! :D

  8. 18
    Frederico Bueno

    Olá, sou ilustrador e gostaria de saber, se eu utilizasse uma de minhas ilustrações de algum personagem da Marvel (ilustração com meus traços, sem copiar o estilo dos quadrinhos), teria problema? Desde já obrigado pelo post…

  9. 19
    Sérgio

    Parabéns pelo post, principalmente por colocar a disposição o contato dos ‘licenciadores’ no Brasil.

    Mas tenho ainda uma dúvida: o ‘design’ de um carro ou outro produto qualquer também é protegido por direitos autorais? Por exemplo: se eu quiser produzir e comercializar adesivos com a silhueta de um Fusca (ou outro carro qualquer… ou a silhueta de uma caneta BIC, um de telefone Motorola etc…), tenho também de obter algum tipo de autorização/licenciamento junto ao fabricante (mesmo não utilizando o nome “Fusca” no produto – mas a silhueta sendo inegavelmente um Fusca)?

  10. 20
    Fabio Mur

    Olá, obrigado pela informações foram muito úteis, mas fiquei com uma dúvida, os personagens de alice no país das maravilhas são públicos, vou vi várias imagens no shutterstock

    • 21
      Priscila Kempner

      Olá Fabio, tudo bem?
      Com relação a personagem “Alice no país das maravilhas” algumas impressões do desenho já caíram sim em domínio público. É o caso da história as Aventuras de Alice no país das maravilhas.

      Abraços.

  11. 23
    Adriano

    Olá, os personagens de domínio público, podem ser utilizado para criação de histórias em quadrinhos ou tirinhas? No caso poderia ser feito uma publicação do mesmo em revista e jornais? Qual a maneira certa de registrar um personagem? :

  12. 26
    Fernanda

    Olá .. tenho um Atelier de roupa infantil e agora estou partindo para os macacões com o escudo do batman.. super homem.. capitão américa.. como faço para vender sem ter dor de cabeça com fiscalização? É possível?
    Muito obrigada
    Fernanda

  13. 28
    isabel

    Olá tenho um cliente que me pediu para utilizar o Pato Donald e o Mickey numa das suas decorações ( recusei e disse que ele não podia utilizar essas imagens sem ter um direito concedido, certo?) O que posso fazer para isso, será que o pato Donald e Mickey ultrapassaram os 70 anos, será que renovaram as licenças? Como posso saber? agradeço me possa informar. OBDA

    • 29
      Priscila Kempner

      Olá Isabel,
      Primeiramente, parabéns pela sua postura de se preocupar com os direitos autorais de personagens e assim, manter seu negócio dentro da lei. O primeiro Mickey, aquele com traços arredondados já caiu em domínio público pelo tempo e o único que pode ser utilizado. O novo Mickey já teve seus direitos renovados assim como o Pato Donald.

      Abraços. ;)

  14. 30
    Cassio

    Olá, muito informativo o post, porém a minha dúvida é sobre locais de livros, por exemplo Hogwarts ou o Condado. O meu produto que irei criar não existe e terá relação com esses lugares, ou seja hoje não existe o X de Hogwarts que podem reinvidicar pois eu vou “inventar” um. Entretanto, como ficaria o uso do nome do local, como Hogwarts, Condado, Ávalon, etc?

  15. 33
    Daniel Henrique Fava

    Boa noite, primeiramente muito obrigado pelas informações tão completas e todo o sucesso para você e seu blog, recomendação garantida onde eu puder!
    Eu faço artes para serem estampadas em camisetas, canecas e muitos outros itens pelo site Colab55 e outros, gostaria de saber se é possível adquirir os direitos de uso da marca Microsoft (ou possivelmente só da linha Windows Phone) e por qual agência de Licenciamento conseguiria. Vasculhei a internet atrás de tal informação mas não consegui nada…
    Obrigado novamente.

    • 35
      Priscila Kempner

      Oi Adriana, tudo bem?
      Olha, existem alguns artigos em diferentes sites que falam sobre direitos autorais de determinados personagens. Porém, eu aconselho que sempre que você queira saber sobre o domínio de algum personagem, consulte direto no site dos licenciadores no Brasil: http://abral.org.br/

      Afinal, essa é a fonte mais confiável.

      Abraços, ;)

  16. 36
    cristiano

    ola estou com evento dentro do shopping para poder trabalhar eles estão pedindo licença dos personagem o que pode fazer para me ajudar cliente quer muito como faço tem como me ajudar

    • 37
      Priscila Kempner

      Olá Cristiano, se você está comercializando produtos personalizados com personagens que são protegidos por direitos autoriais, infelizmente nao tem um caminho mais rápido. Principalmente pelo fato de estar participando de um evento e que envolve outras empresas você precisaria estar licenciado. Para isso, é necessário entrar em contato com os detentores de direitos dos personagens que você está utilizando. Outra alternativa é tentar trabalhar com personagens que já caíram em domínio público, como alguns que citei no post acima.

      Espero ter ajudado.

      Abraços. ;)

  17. 38
    Douglas

    Olá,tudo bem?!
    Vi que muitas dúvidas foram sanadas das pessoas e minhas também e me surgiram outras.
    Quando que eu tenho que ter licença? Para vender ? Para fabricar?
    Emoticons tem que ter licença?

    Desde já muito grato!

    • 39
      Priscila Kempner

      Oi Douglas, tudo jóia?
      A menos que produza peças para uso pessoal, sim é necessário obter a licença. Seja para varejo ou atacado.

      Quanto aos produtos que você citou, existe diferença entre Emoticons e Emojis (que são os mais usados hoje em dia).

      Os emoticons possuem direitos autorais sim, eles são licenciados pela Microsoft (o que dificulta e muito conseguir a licença para comercialização). Já os emojis, criados no japão e mundialmente conehcidos por fazerem parte das conversas diárias das pessoas através de smartphones, são de domínio público e podem ser utilizados.

      Espero ter ajudado! ;)

  18. 40
    Méri

    Primeiramente quero dizer que achei muito bom fazer artigos esclarecedores sobre o assunto.Sei que passou apenas informações mas o que não concordo(não com você mas com a lei) é que se uma pessoa constrói uma herança aquela herança passa de geração a geração sem prazo de validade e uma criação que pode ser uma herança deixada para uma família cai em poder de todo mundo.Isso incentiva as pessoas ao invés de criarem a copiarem e ganhar em cima do esforço do outro.O facebook é o maior incentivador de cópias por que ele poderia bloquear os posts ilegais mas não o faz,de igual forma o youtube só bloqueia o que é monetizado,o restante pode fazer de forma ilegal que eles não se importam.E ninguém faz nada por que não quer por que está estampado as cópias ilegais no facebook aos montes.No final,ganha dinheiro quem usa o desenho dos outros e não ganha nada quem respeita e não copia ou que tenta criar o próprio.

  19. 41
    Felipe

    Olá, ótima matéria! Tirou muitas duvidas minhas. Parabéns pelo trabalho!
    Mas gostaria de saber se para utilizar os emoticons do whatsapp precisa de licença?

    • 42
      Priscila Kempner

      Olá Felipe, fico feliz em ter ajudado. Quanto aos emojis do Whatsapp, eles atualmente são de domínio público. Mas como eu havia respondido um comentário anterior, são só os Emojis, pois os Emoticons (aqueles mais antigos que não são do whatsapp) pertencem a microsoft. ;)

  20. 43
    BRUNA

    Ola, Boa Tarde,
    Gostei muito do blog, meus parabéns! Tenho uma dúvida, me falaram que as carinhas do whatsaap são de domínio publico, estamos pensando em lançar um produto com as mesmas, eu posso? Onde tenho a confirmação que ela não tem direitos autorais? Alguns clientes vão me pedir eu acho!

  21. 44
    Aline Braga

    Olá! Gostaria de saber se posso usar para fins comercias imagens de personagens em versão cute não oficial (princesas disney por exemplo). Você me ajudaria muito respondendo. Grata!

  22. 46
    Marco

    Boa tarde, faço trabalhos com material reciclável e recebo de doação gibis de todos os tipos, gostaria de saber se teria problemas em utilizar as folhas destes gibis para cobrir meus produtos, lembrando que são produtos recicláveis e que os gibis seriam descartados.

    • 47
      Priscila Kempner

      Oi Marco, tudo bem?
      Olha depende, por exemplo, você não especificou se comercializa os trabalhos recicláveis que produz. Se você não comercializa, não tem problema algum. Também não sei quais os tipos de gibis, se forem de personagens que já caíram em domínio público, ou de personagens que não possuem direitos autorais, não tem problema. ;)

      • 48
        Marco

        Priscila bom dia, meus produtos são comercializados, os gibis que recebo são da Turma da Monica, Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca, Super Heróis. Existe em algum lugar uma lista confiável dos quais posso utilizar?

  23. 49
    Luis

    Olá, Excelente matéria você está de parabéns. Aproveitando você saberia me dizer quem é o responsável no Brasil pelo Doctor Who. Muito obrigado. Abraços

  24. 51
    Andreia

    Olá Priscila, tudo bem?
    Eu poderia vender pulseiras inspiradas em séries, filmes e desenhos? Por exemplo, uma pulseira inspirada na série The Walking Dead, eu colocaria pingentes de armas, ferramentas, zumbis e outros objetos que aparecem na série, descrevendo em meu site que foi inspirada na série e personagem X. Ou só de citar em meu site que foi inspirada na série, eu estaria tendo algum problema com direitos autorais?

    • 52
      Priscila Kempner

      Olá Andreia, como vai?

      Olha, você até pode criar e vender pulseiras que sejam inspiradas em filmes e desenhos, também pode utilizar pingentes de armas, ferramentas e etc… Porém, você não pode citar o nome das séries como inspiração para seu site/produtos. Se fizer isto, estará usando o nome deles para comercializar suas peças e isso fere diretamente a lei de direitos autorais. ;)

  25. 53
    Robson

    Olá tudo bem? parabéns pela matéria, sou mais uma pessoa que diz, era justamente o que eu estava procurando, sou mais um tentando entrar para esse mercado de camisetas geeks/games e coisas do gênero, isso se aplica para artes originadas de vídeo game? tirar uma arte do vídeo game e passar para uma camiseta. Qual a politica? qual a regra? qual o caminho correto devo tomar? agradeço desde já e mais uma vez para bens!!!

  26. 54
    Luciana

    Olá, você respondeu quase tudo que eu queria saber… rsrsrs Ficou faltando apenas se você saberia me informar onde conseguir a licença da série “Game of Thrones”, “Dexter” e “American Horror Story”. Fico no aguardo e desde já, agradeço!

  27. 55
    Patricia

    Olá, gostaria de saber se alguém tem ideia de quanto custa licenciar o uso de alguma marca, por exemplo, era do gelo, simpsons, etc, gostei de tudo que li, mas antes de entrar em contato com alguém gostaria de ter uma ideia, antecipadamente grata, Patricia.

  28. 57
    Felipe

    Olá Priscila,

    Primeiramente, parabéns pelo artigo. Gostaria de saber se qualquer tipo de releitura de personagens é considerada ilegal. Tenho a intenção de criar alguns produtos para comercialização, mas tenho receio quanto ao “redesenho” dos personagens. Vejo muitas lojas pela internet que vendem produtos baseados em personagens conhecidos como: camiseteria.com, siamese.com.br, e etc. Acredito que estas lojas não têm nenhum licenciamento para usar estas imagens. Algumas delas são montagens de fotos vetorizadas, já outras, são redesenhos. Você considera que este tipo de uso de imagens não seja apropriado e pode gerar problemas futuros? Uma simples referência de um personagem conhecido em um personagem original já é algo que fere a lei de direitos autorais?

    Desde já agradeço!

  29. 58
    Marcelo

    Priscila, muito bacana seu post.
    Estou pensando em entrar nesse ramo, mas a sombra dos direitos autorais realmente me preocupa.
    Quanto aos personagens que caíram no domínio público, você escreveu que, no caso de empresas americanas, é contado a partir da criação do personagem certo? Então um personagem como o Batman, por exemplo, que completou 75 anos em 2014 já pode ser representado em produtos sem problemas?
    Outra dúvida é quanto aos valores. Antes que eu entre em contato com as empresas, você saberia me dizer um preço médio que uma licença pode custar?

    • 61
      Priscila Kempner

      Olá Henrique, como vai?
      Olha, vai depender bastante dos personagens que você deseja utilizar… Se eles tiverem os direitos de imagem reservados, sim, você precisará comprar o direito de reproduzir as imagens, certo?

      Abraços, boa sorte no novo empreendimento! ;)

  30. 63
    Ferdinand Adams

    Maravilhoso o seu artigo, Priscila. Procurei muito este tema mas só encontrei respostas aqui. Gostaria de saber se é possível licenciar marcas e modelos de veículos, trens, aviões, motos, modelos novos e antigos para reprodução de miniaturas. E se também é possível reproduzir prédios e monumentos históricos como catedrais, castelos, o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, etc.

  31. 64
    Taís Lisboa

    Olá! Parabéns pelo seu post, está muito bem escrito e o conteúdo está excelente !! Gostaria de perguntar-lhe: sou realmente apaixonada por Branca de Neve e os Sete anões, e pretendia no futuro abrir algum empreendimento temático deste filme da Disney; ele já está em domínio público ou seria necessário pagar licença ??
    Obrigada desde já <3

  32. 65
    Willian

    Boa tarde, tudo bem?

    Existe alguma lei onde filmes mais antigos podem ser utilizado seus nomes sem pagar direitos? Como a perguntando do Henrique anterior… Utilizar nomes/ imagens etc…

  33. 67
    Sarah

    Ótimo post!! Estou pensando em criar uma loja de camisetas, e gostaria de saber se aqueles símbolos de sagas literárias (o tordo de jogos vorazes, as tatuagens de divergente, as relíquias da morte de Harry Potter…) tem direitos autorais. E se somente frases de tais livros também possuem direitos.

  34. 68
    Gelson

    Ola gostaria de saber se os perssonagens da liga da justiça ,galinha pintadinha, ja tem direitos liberados equanto custaria se nao forem para utilizar como brinde em uma lanchonete

    • 69
      Priscila Kempner

      Olá Gelson, como vai?

      Infelizmente nenhum dos personagens que você citou possuem direitos liberados. Quanto aos valores, você teria que entrar em contato com cada licenciador e informar a forma que utilizaria as marcas para ter uma ideia mais clara de quanto lhe custaria. Os contatos dos licenciadores você consegue localizar no artigo acima.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços.

  35. 70
    Hugo

    Boa tarde, Priscila. Parabéns pelo post. Meu nome é Hugo, estou criando uma marca de camisas voltada para gêneros musicais. Vez ou outra vou utilizar imagens dos cantores nas estampas, letras de músicas, etç. Isso também deve ser licenciado, correto? Tanto direito autoral quanto direito de imagem incidem nas peças né? Existe algum órgão que regulamenta ou que eu possa procurar para conseguir isso ou devo entrar em contato diretamente com os artistas e familiares? Obrigado.

  36. 73
    Luis Paulo

    Me surgiu uma duvida, se eu compra-se os direitos de imagem de um personagem eu poderia fazer oque eu quiser com ele, tipo produzir action figure dele do jeito que eu quisesse ou ainda teria alguma restrição, o dono da marca teria que aprovar previamente ou coisa do tipo.

    • 74
      Priscila Kempner

      Olá Luis, tudo bem?

      Obrigada pelo seu contato.

      Na realidade isso pode variar bastante, vai de acordo com o tipo de contrato que você vai fechar junto a cada licenciador.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços. :)

  37. 75
    Rodolfo

    Olá Priscila, tudo bem??
    Muito obrigado pelas informações! ta de parabéns!!
    Trabalho na área de artesanato, procurei em muitos lugares mas não encontrei como consigo a autoria para reproduzir os personagens do jogo League of Legends. Será que você conseguiria me falar??

  38. 77
    Fernando

    Olá priscila,tudo bem, interessante este post, por gentileza, poderia meinformar a fonte do post onde diz que os direitos autorais sobre os personagens popeye,pinochio,Sherlock Holmes,peterpan,etc…ja são de dominio publico?
    Preciso muito usar um personagem em um trabalho que tende a virar inclusive uma marca…
    Obrigado!
    Fernando

  39. 79
    Patricia

    Olá , Priscila!! você está de parabéns por este post tão informativo! Eu concordo com tudo o que você disse sobre a lei de direitos autorais,… só o que eu acho injusto é que somente a minoria esta interessada em cumprir a lei! Enquanto a maioria não está nem ai, pra isso… Ai, os que querem trabalhar certinho perdem muitos clientes pra concorrência desleal…. e ninguém faz nada para mudar essa realidade…

    • 80
      Priscila Kempner

      Obrigada pelo carinho, Patrícia!

      Você tem toda razão em ficar chateada com essa prática e foi justamente por isso que escrevi o artigo, para tentar conscientizar aquelas pessoas que que desejam cumprir a lei, mas as vezes se vêm sem informações. Compartilhe esse material e vamos ajudar a inteirar outras pessoas, aos poucos podemos conseguir mudar essa triste realidade. Que tal?

      Abraços. :)

  40. 82
    Sabrina Novaes

    Olá ótimo post, produzo bottons e gostaria de comercializar bottons de filmes, bandas de rock e séries e vender pelas redes sociais e site, como ou onde poderia me informar sobre licitações para saber corretamente como poderia proceder, para começar a produzi-los ?
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

    • 83
      Priscila Kempner

      Olá Sabrina, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário!

      Fico feliz por saber que você deseja empreender do jeito certo, que é adquirindo o direito das artes que deseja reproduzir. Com relação a sua dúvida, é necessário que você entre em contato com cada um dos detentores de direito de cada personagem que você deseja usar em seus bottons.

      No final do artigo acima eu deixo os contatos de vários licenciadores. Se você não achar aqueles que deseja, pode tentar encontrar através deste link: http://abral.org.br/associados/?q=2#licenciadores

      Caso tenha outras dúvidas, estou à disposição.

      Abraços. :)

  41. 86
    Jean

    Primeiramente parabéns pelos seus esclarecimentos. Mais por ser leigo no assunto, você consegue ao menos dar um exemplo de um valor ou algo aproximado e como sera cobrado e se é um valor fechado com preço único e período definido, caso seja fabricado um produto Exemplo Caneca e estampado uma Marca conhecida tipo (Vingadores) ou outro desenho, para termos uma ideia de valores. Assim não perder tempo e criar expectativas frustadas, obrigado pela atenção.

  42. 87
    milton

    Olá Priscila, primeiramente parabéns pela matéria, tem sido de grande ajuda.
    Pergunta rápida, O ambiente e alguns elementos dentro dele também entram nos direitos autorais de alguma franquia? por ex. o cano verde ou os tijolos com ponto de interrogação do jogo mario bros. Aguardo e obrigado pela disposição.

  43. 88
    ROMULO PAIS

    E sobre o licenciamento de frases famosas, tb tem que pagar? Por exemplo, comercializar cartões com frases de Shakespeare! Outra pergunta, em relação a fotos que vc compra na internet, ao comprar a foto, vc tem o direito de usar em algum produto, como cartão ou calendário?
    Obrigado

  44. 90
    Paulo

    Boa Noite Priscila, parabéns pelo esclarecimento das duvidas e pelos post.
    Tenho uma duvida? Estou entrando no ramo de produção de camisetas e gostaria de utilizar imagens de caças, tanques e imagens de atuações de soldados durante uma guerra. Por exemplo aviões da 2 guerra mundial. Como posso utilizar essas imagens sem ferir a lei? Nos casos dos aviões da Força aérea brasileira como faço?

    Obrigado e mais uma vez parabéns

  45. 91
    Jorge Jordao

    Olá, esse post explica muito sobre direitos autorais. Muito bom, show. Eu gostaria de saber sobre o Scooby Doo se é domínio público ou tem ou para quem deve solicitar uma autorização. Vlw. Obrigado e parabéns pelo post.

  46. 92
    Marcelo

    Priscila, caso queira comercializar bonecos inspirados nos personagens de filmes, mesmo sendo um caricatura, que apenas faça menção ao personagem original, corre o risco de ser barrado pelo direito autoral?

  47. 94
    Geisa

    Olá Priscila,
    Seu material é muito bom, e me ajudou esclarecer muitas dúvidas, no entanto existe uma que não consegui uma informação concreta.
    Posso usar o logo do Super Man?
    Muito Obrigada
    Geisa

  48. 97
    Camila

    Tenho uma marca de camisetas e gostaria de lançar uma coleção com imagens do snoopy. Esses personagens ja caíram em domínio público?
    Caso não possa qual a empresa que devo contatar?

  49. 98
    William

    Olá, muito bom o post, estão de parabéns!

    Gostaria de saber como posso ter o direito de todos os personagens da Marvel, pois no site da Abral só cita “THE WALT DISNEY CO BRASIL LTDA.”, tendo o direito dos Vingadores e do Homem-Aranha.
    Desde já agradeço!

  50. 103
    Marcio Douglas Cirino Barroso

    Olá, boa tarde.
    Parabéns pelo artigo, muito interessante e esclarecedor! Mas surgiu uma dúvida: no caso dos personagens em domínio público, existe alguma forma de registrá-los novamente?
    Obrigado desde já!

  51. 109
    Marcio Douglas

    Olá, boa tarde.
    Parabéns pelo texto, muito interessante e esclarecedor! Mas eu gostaria de saber o seguinte: quando uma obra/um personagem passa para domínio público, é possível renovar os direitos autorais sobre o mesmo? Se for, como se faz?

    Obrigado desde já!

  52. 110
    Valmor de Souza Netto

    Prezada Priscila, belo trabalho o seu! Minha dúvida: posso utilizar a bandeira oficial do meu município no rótulo de produtos (bebidas) que fabrico.

  53. 113
    Lena

    Olá! por favor me responda , Desejo fazer uma fanzine ( obra ilustrada de personagens existentes por um fã) da Turma da Mônica Jovem, preciso dos direitos? ja que vi muitos defendendo a fanzine apesar de não ter achado nada especifico na lei. Meus parceiros da obra tambem desejam lucar de alguma maneira com isso, mas indiretamente ( Vamos fazer um site especifico para a fazine e iremos publica-la lá de graça (Quem entrar no site pode ver toda a obra e deixaremos bem claro de quem são os personagens), e divulgar em fanpages apenas. MAS querem lucrar com anuncios na pagina ou de alguma outra forma. Como proceder?

  54. 114
    osvaldino

    eu tenho uma distribuidora de artigos de festa e pretendo conseguir a autorização para comercializar os produtos frozem e peppa como deve proceder…?

    • 115
      Tassinha

      Olá também sou distribuidora de artigo de festas…vamos trocar ideias…já ouvi falar em alguma coisa sobre classificação de “produto artesanal” meu zap 81.998409146 vamos trocar informações me contacte

  55. 117
    DANIELA RIBEIRO

    adorei o artigo gostaria de saber se Branca de neve e os sete anões ja esta em dominio publico? Gostaria de montar um espetaculo de dança para o encerramento de ano das minhas alunas de ballet

  56. 119
    Rosangela

    Oi Priscila achei seu post porque estava justamente a procura dessas informações. Trabalho com artesanato e camisetas personalizadas e há cerca de dois meses montei uma loja no elo7 e coloquei mais de 100 anúncios das minhas camisetas no mercado livre. Uso as imagens que acho no Google, apesar de passar elas todas por tratamento para melhor qualidade. Como sou leiga no assunto não me atentei aos detalhes da licença de Uso das imagens. Fui denunciada pela Fox filmes….e agora estou correndo um sério risco de ter minha conta excluída. Apesar de não ter sido o meu caso, não vale a pena tentar burlar a lei. O seu post foi de grande ajuda, pq já enviei e-mail para todos os licenciadores. Obrigada porque veio na melhor hora possível. Abraço

  57. 120
    Valéria

    Olá Priscila!
    Parabéns pela matéria, nota mil!!!
    Uma dúvida: posso inventar novos “emojis” , ou seja, criar outras fisionomias com eles e comercializar em um produto fonoaudiológico? Seria considerado “plágio” ou algo do tipo essa adaptação?

    Obrigada!
    Abração :-)

  58. 122
    Cleber Inácio

    Olá, ki-bom ver todas essas pessoas preocupadas e interessadas em fazer tudo certinho, vc tem ideia dos valores? Será que eu poderia me unir a outros do mesmo ramo que estão começando agora como eu e consegui uma licença para um grupo usar? assim ficaria com um custo mais baixo e facilitaria a vida da gente, mas tenho essa dúvida

  59. 124
    Viviane

    Boa noite… Adorei a matéria, mas eu estou com uma dúvida sobre os artistas… Eu gostaria de reproduzir roupas com estampas de artistas coreanos. Vc tem algum dos contatos que eu precisaria pra conseguir a licença. Seriam os grupos Super Junior, exo, BTS, entre outros.

  60. 126
    Geraldo

    Olá Priscila, um belo trabalho esse que você está fazendo, Parabéns! A minha dúvida está em se for montado, no Brasil um bar réplica (dentro do possível) do MacLaren’s Pub da série How I Met Your Mother (modelo inspirado em um bar no centro de New York), que obviamente vai remeter os frequentadores a se sentirem no próprio dar da série, mas em nenhum momento no local será utilizado imagens, produtos, personagens ou qualquer coisa referente a série, inclusive com nome diferente, mas não muito, isto estaria ferindo algum tipo de direito?

  61. 128
    Sandra

    Priscila. Muito bom seu post. Somente uma dúvida: Sobre os personagens que entram em domínio público, o correto é utilizar a ilustra original, esta que caiu em domínio público, não é? Este exemplo que vc postou do Popeye é uma releitura do personagem, acredito que neste caso seria preciso autorização do ilustrador para reprodução, não é?

  62. 129
    Saddan

    ola Priscila Kempner
    estou querendo criar um ebook com diversos personagens de anime
    pois irei alterar os traços no meu estilo
    sera q isso me trara problema

  63. 130
    Margaret Pereira

    Olá Priscila, parabéns pelo excelente conteúdo. Pena que você não respondeu à dúvida 18 do Sérgio, em 18 de agosto passado e reproduzida abaixo, é muito semelhante ao que preciso saber. Pode tentar me ajudar? Muito obrigada!! Sérgio on 18 de agosto de 2015 at 20:27 Responder
    Parabéns pelo post, principalmente por colocar a disposição o contato dos ‘licenciadores’ no Brasil.

    Mas tenho ainda uma dúvida: o ‘design’ de um carro ou outro produto qualquer também é protegido por direitos autorais? Por exemplo: se eu quiser produzir e comercializar adesivos com a silhueta de um Fusca (ou outro carro qualquer… ou a silhueta de uma caneta BIC, um de telefone Motorola etc…), tenho também de obter algum tipo de autorização/licenciamento junto ao fabricante (mesmo não utilizando o nome “Fusca” no produto – mas a silhueta sendo inegavelmente um Fusca)?

  64. 131
    Leandro M.

    Tenho uma loja e estou querendo comercializar almofadas com carinha do whatssaap ( emojis). Gostaria de saber se é necessário ter liberação de direitos autorais, sendo que vejo a venda em milhares de locais e nunca vi uma etiqueta sequer nestes produtos. Agradeço demais pela ajuda. Obrigado.

    Leandro

  65. 132
    isabella

    Boa tarde, irei realizar uma pesquisa sobre tendências de moda e no caso são estampas de personagens (registrados), mas eu preciso dos direitos autorais desses personagens. Eu nao pretendo usá-los na criação de nenhum produto ou marca, porém mesmo apenas para mencionar esses personagens na minha pesquisa preciso dos direitos autorais, alguém sabe me dizer se preciso também entrar em contato com a THE WALT DISNEY CO BRASIL LTDA. ou se encontro em outro lugar? desde já agradeço.

  66. 133
    Paulo Oliveira

    Queria saber se eu usar um personagem que não é de domínio público como mascote de um grupo estudantil eu estou infringindo os direitos autorais. Você poderia me ajudar, por favor?

  67. 134
    Carlos

    Priscila boa noite.
    No caso eu gostaria de conceituar a minha loja com aqueles bonecos colecionáveis de super heróis, filmes e etc, mas o modelo de negócio é relacionado com comida. Neste caso existe o direito autoral?
    Se existe, como as lojas que vendem estes bonecos são regularizadas?

  68. 136
    Edson

    Bom dia.
    Gostei muito das informações fornecidas e nos comentários. Mas tenho uma dúvida e gostaria de pedir sua opinião. Como funciona o licenciamento para venda de posters de filmes?

  69. 139
    davi

    gostaria de apresentar teatrinhos com o personagem “galinha pintadinha” ou ” frozzen” como devo proceder? ha licença para esse tipo ?
    obs: li todas as postagens, adorei seu blog. parabéns!

  70. 141
    cristiano

    ola tem como me tirar uma duvida, outro exemplo de personagem criado nos anos 20 mais especifico em 1928 que é o mickey ja cai para dominio publico? de acorto com a lei dos 70 anos nos EUA qualquer personagem que foi criado antes de 1946 ja esta em dominio publico? ou só vale quando o autor morrer ?

  71. 142
    Vinicios Corade

    Olá, Gostei muito da matéria, Parabéns, vi em boa hora ! tenho um restaurante e estou iniciando uma reforma, e gostaria de fazer uma área infantil, nas paredes gostaria de utilizar vários desenhos animados conhecidos, inclusive gostaria de fazer uma área (Adulta) no bar com desenhos dos Simpsons com um copo de cerveja na mão, isso é permitido ? ate mesmo que tenho uma clientela de vários estados e diferentes países, pois me encontro em uma cidade cultural ! Desde já lhe agradeço pela matéria e ainda ficarei mais feliz se puder me ajudar ! Abraço …

  72. 145
    Gabriel

    tem problema em usar como nike ,adidas ou marcas nacionais se a empresa ganhar visibilidade fabricando replicas, mesmo em cidade pequena ou coisa assim?

  73. 146
    Adriana

    Olá Priscila .
    Gostei muito do seu post ,parabêns pela disponibilidade em instruir aos interessados pelo assunto .Preciso descobrir o contato de licenciadores de animes ,ex: NARUTO ,poderia me passar por favor.
    Grande abraço .

  74. 148
    janser Soares

    Boa noite! Gostaria de saber se posso usar a imagem de John Wayner é publica. Gostaria de estampa lá em camisa.
    já vasculhei a internet sobre direitos autorais e nada encontrei.
    Abraço!

  75. 149
    Samira

    Olá!
    Parabéns pelo post, muito esclarecedor e com linguagem de ótimo entendimento. Eu estava procurando algo assim claro e direto….Muito Obrigada.

  76. 150
    suzana

    Boa noite, quanto ao personagem do Pequeno Príncipe da obra de Antoine de Saint-Exupéry a mesma pode ser usada sem restrições após a obra ter caído em domínio publico? Desde já agradeço a atenção. Obrigada.

  77. 151
    Thais

    Boa tarde! Estou montando um Restaurante e gostaria de fazer vários ambientes cada um “lembrando” algum dos filmes da Serie Crepúsculo, até onde posso fazer referencia, sem estar fora da lei?

  78. 152
    Roberto alves

    Boa noite, Priscila! Por favor me ajude com uma duvidas que tenho. Eu sou super fan do filme “enigma do outro mundo” da universal pictures. sempre esperei q fizessem uma continuação mas nunca fizeram.Então eu mesmo resolvi fazer uma versão criada e desenhada por mim da continuação desse filme. Estou fazendo em forma de historia em quadrinhos( fanzine). Minha duvida é se eu posso publicar e vender esse fanzine em sinais de transito, ônibus, em bancas de revista ou ate em algum evento ou lugar publico, sem que eu tenha problemas de direitos autorais? É possível ou eu tenho q conseguir permiçao? Essa duvida me encomoda muito. Por favor me ajude. Abraço

  79. 153
    Juliane

    Boa noite,

    Gostaria de saber, se eu compro um produto licenciado de um distribuidor licenciado no Brasil eu terei problemas judiciais ao vendê-lo? Eu devo também pagar uma licença ou fico livre da cobrança?

    Obrigada

  80. 154
    Matheus

    Olá, gostei muito do post
    Queria saber se mesmo com o domínio público desses personagens mesmos podem ser modificados?
    Exemplo: ao invés do Aladim usar calça, usa- se bermuda.

  81. 157
    Alex Sandro

    Meus parabéns pelo blog, e pelo belíssimo trabalho de informação. Já me ajudou muito.
    Sou professor de um curso técnico em administração, e elaboramos com nossos alunos um Plano de Negócios. Um dos grupos pensou em uma Hambúrgueres, onde haveria uma tematização HQ.
    Ou seja, ilustrariam os heróis da Marvel, DC Comics entre outros. Sabe me dizer se isso implicaria em pagamento?
    Também fariam uma sala de cinema, pequena… 12 cadeiras, em parceria com locadora de vídeo. Teriam que pagar algo? Digo, em termos de licença ou direitos autorais.
    Não haverá nenhuma comercialização de quaisquer produtos com estes personagens.

    É isso, desculpe a extensão da pergunta e mais uma vez, parabéns.

  82. 158
    edu

    Olá!
    Gostaria de saber se o Pica-Pau pode ser usado, tenho procurado o detentor do direito mas não localizo. Pela lei brasileira a primeira versão de 1940, eu poderia, mas quero uma confirmação.
    Desde já agradeço e parabéns pelo Blog!
    Abço.

  83. 160
    bruno

    olá excelente matéria, muito esclarecedora, porem fiquei com uma dúvida, será que consegue me ajudar? … se alguém faz uma ilustração do Aladin no atual momento, bem característica, eu posso utiliza-la sem problemas ou mesmo ela sendo de domínio público o ilustrador poderia revindicar sua obra?

  84. 162
    Luciene

    Olá Prisciĺla, parabens pelas informações prestadas pois são de grande utilidade. Eu faço artesanato em mdf, estou pensando em pintar umas caixinhas 21x 15 e fazer decoupage com varios personagens, minions, homem aranha, jolie, garfield, as imagens eu procuraria no google e imprimiria, recortaria paracfazerca colagem. O uso seria eventual, desde que eu tenha encomenda, seria necessário ter licença?

  85. 163
    Roberto alves

    Boa noite, Priscila! Por favor me ajude com uma duvidas que tenho. Eu sou super fan do filme “enigma do outro mundo” da universal pictures. sempre esperei q fizessem uma continuação mas nunca fizeram.Então eu mesmo resolvi fazer uma versão criada e desenhada por mim da continuação desse filme. Estou fazendo em forma de historia em quadrinhos( fanzine). Minha duvida é se eu posso publicar e vender esse fanzine em sinais de transito, ônibus, em bancas de revista ou ate em algum evento ou lugar publico, sem que eu tenha problemas de direitos autorais? É possível ou eu tenho q conseguir permiçao? Essa duvida me encomoda muito. Por favor me ajude. Abraço

  86. 167
    Alessandra

    Oi, Priscila, tudo bom? Adorei o seu post, eu tinha muitas dúvidas sobre isso. Você sabe onde posso achar todos os personagens que já são de domínio público? Obrigada!

  87. 169
    Carla

    Olá!! Eu tenho uma loja fisica que vende camisetas de personagens e jogos. Já faz anos… mas agora estou ouvindo historias de pessoas que mantem o licenciamento dessas marcas estão processando várias empresas. Tenho uma dúvida: no caso não produzo nada, só revendo. A multa também se aplica a mim? Terei que pesquisar se todos meus fornecedores possuem o licenciamento?

    Qto seria essa multa? Tem um aviso prévio? Muito obrigada pela ajuda

  88. 170
    Aline

    Olá priscila estou fazendo a decoração de um shopping e gostaria de usar objetos tipo ursos do mickey e minnie.posso usar ou teria que pagar direitos autorais?li todos os postos mas tenho dúvidas pois seria só objetos de decoração e não comercializados.por favor me ajude

  89. 172
    Leonardo

    Olá gostei bastante das informações que compartilhou mas ainda fiquei com uma dúvida. Tenho praticado desenho e gosto bastante de desenhos japoneses. Com fins apenas de treino, costumo desenhá-los e publicar no facebook entre meus amigos porém com minha assinatura e data. Não há fins lucrativos. Isto fere direitos autorais caso existam? Obrigado.

  90. 173
    giordana

    Olá, gostei bastante da matérias e tenho uma duvida: estou produzindo um curta para meu tcc baseado em um FILME. Como funcionam os direitos autorias dai?
    Penso em talvez se o curta ficar bom, inscrevê-lo em algumas competições nacionais, mas tenho medo de dar tudo errado por causa disso.
    OBRIGADA!

  91. 174
    Rinaldo Catarino

    Oi Priscila. Sou desenhista e estou produzindo uma série de cenários com mascotes de times de futebol. Gostaria de saber se inserir o escudo destes clubes nas imagens feriria algum direito de marca?
    Desde já agradeço a atenção.

  92. 176
    juliadiets

    Cada pais conta com regras diferentes sobre quando e permitido usar o material sem a permissao do proprietario dos direitos autorais. Por exemplo, nos Estados Unidos, obras de comentarios, analises, pesquisa, ensino ou reportagem podem ser consideradas de uso aceitavel. Alguns outros paises tem um conceito semelhante chamado de uso licito que pode funcionar de forma diferente.

  93. 178
    Fabio Nobre

    Boa tarde,
    Tenho um projeto sem fins lucrativos e gostaria de colocá-lo em prática.
    Gostaria de fazer filmes de 1 minuto com conteúdo pedagógico para crianças para serem divulgados e minha idéia seria sem monetização ou então todo o dinheiro que for arrecadado seria enviado para creches cadastradas, o site e as pessoas são voluntárias.
    Minha dúvida é sobre poder usar nestes vídeos alguns brinquedos e bonecos licenciados ( ex. Barbie, Batman, etc.), o conteúdo seria diálogo entre bonecos onde pessoas os manipulariam, mas praticamente os bonecos é que apareceriam no filme. Não venderemos nada no site, ok?
    Podem me ajudar tirando esta dúvida? Obrigado abs

  94. 181
    ELENILDO EDUARDO DE SOUZA

    gostaria de saber se o uso de uma imagem pintada de minha loja, e está sendo usada como pontos para pokemon, sem minha autorização, tenho algum direito de indenização, Eduardo.

  95. 182
    ELENILDO EDUARDO DE SOUZA

    GOSTARIA DE SABER SE O USO DA IMAGEM DE UMA PINTURA NOS JOGOS DE POKEMON, ESTÁ SENDO USADA SEM MINHA AUTORIZAÇÃO, QUE DIREITO EU TENHO SOBRE A AUTORIA , AGRADEÇO A RESPOSTA

  96. 183
    renato

    Olá td bem?
    Estou querendo abrir um empresa de camisas estampadas e gostaria de saber se posso usar imagens de series e filmes? estava lendo os comentários e vi que se não citar o nome da serie posso usar?

  97. 184
    Carlos

    Tenho duas perguntinhas…
    1° – Eu planejava fazer um site online de filmes, animes, series etc (ou melhor ja tinha começado). mais ai me veio a cabeça os direitos autorais, mesmo que eu não esteja vendendo e sim apenas disponibilizando as imagens/videos online sem qualquer lucro, ainda sim é necessário ter os direitos autorais ?

    2° – Se eu fizer um site de buscas (como o Google) e o conteúdo videos etc não tiver sido upado por min, e sim eu colocar o link direto do arquivo que posteriormente estava postado em outro site ? ex: apessoa entra no meu site, procura a obra, clica nela e vê sinopse e vários outros detalhes e ao clicar no episodio sera aberto uma nova guia no navegador onde esta o arquivo que achei em outro site, mesmo colocando em baixo a fonte/local/site onde achei o arquivo ?
    –como falei que ja tinha começado aqui esta uma pag do meu site pra você entender melhor: http://vortex-club.wixsite.com/anime/accel-world

    Dependendo de sua resposta vou ter que pensar seriamente em conseguir os direitos atorais e transformar meu hobby em um negocio.

  98. 185
    Tiago

    Gostei do post!! Embora em “raso” trás informações interessante, e que dá uma direção para quem pretende trabalhar com produtos que trazem imagens protegidas!!

    Parabéns!

  99. 187
    GAbriela

    Bom Dia Priscila, Gostei muito do seu post… mas ainda tenho uma duvida… trabalho com produtos personalizados para festa infantil, como papel arroz personalizado com o tema e o nome da criança…, se eu faço um papel arroz do minecraft, como o nome da criança e a idade… eu estou infringindo os direitos autorais do autor do minecraft ou não??!!! Aguardo retorno !!! Obrigada Gabriela

  100. 188
    Fábio

    Se toda obra do autor caiu em domínio publico, eu posso usar os personagens desta obra? Por exemplo, a obra de Robert E. Howard é de domínio publico, posso usar o personagem Conan?

  101. 190
    Elton Bastos dos Santos

    Primeiramente parabéns pelo site, muito bom mesmo, tirou 99% das minhas dúvidas!
    Na verdade só restou uma, qual empresa possui os direitos autorias de animes japoneses (Naruto, Bleach, One Piece, Dragon Ball, etc).
    Desde já agradeço!

  102. 191
    Elizabeth

    Boa noite! Bom saber sobre direitos autorais de personagens e os que já são de domínio público, grata pelas informações!
    Vou fazer uma pergunta que está indiretamente relacionada ao assunto, é sobre os direitos autorais de músicas… Como faço para ter autorização de usar uma determinada música em vídeos para serem publicados na mídia como Facebook, Youtube, Instagran, etc?
    Se puder responder-me, ficarei muito agradecida
    Elizabeth Vilarindo

  103. 192
    olga monteiro

    tenho interesse em estampar uma colecao de gravuras de um artista conhecido. ja entrei em contato e le concorda. como fazer, contrato de uso ou compra de imagem para estampar.

  104. 194
    Daniel

    Obrigado pelo post, já é antigo, mas é tão bom que é totalmente atual, só observar as datas dos comentários. Queria mais é expor minha opinião mesmo. Pensei em abrir um negócio de camisetas de bandas. Fui ver essa questão de direitos autorais e me deparei com algo insano, inviável. Para se ter uma ideia, se eu quero fazer uma camisa com o logo dos beatles, pra não correr risco algum, eu preciso fechar um contrato de pagamento de royalties no valor de 50000 dólares no mínimo, ou 15 % do meu valor de venda caso meu faturamento seja mais alto. Ora, façamos uma conta simples. Sou um micro empreendedor de garagem, pra eu ficar dentro da lei, com o dólar a 3,20, me custaria anualmente 160000 reais para eu poder vender camisas de uma única banda. Se o preço da minha camisa é 30 reais, isso significa que sem considerar nenhum outro custo, eu precisaria vender 5.333 camisas no ano só daquela banda. Reiterando, teria que vender essa quantidade, de um produto somente, pra conseguir pagar somente os custos com os royalties, não incluí nenhum outro custo. Alguém em sã consciência entra num negócio assim? É inacreditável. Além disso, eu não posso criar nada, só posso usar ilustrações de um guide pra “criar” meu desenho, ou seja, vc não pode pensar em nada alternativo, que possa te diferenciar no mercado. Dá pra entender então porque quase todos pirateiam ou porque mais da metade das microempresas não duram 1 ano sequer.

  105. 195
    Elias

    Tem uma dúvida quanto a questão de imagens , tipo ; esses canais do youtube em que a pessoa se veste de personagem ,como por exemplo homem aranha e fica interagindo na TV com as crianças e as tele novelinhas de pessoas brincando com bonecas da Barbie e personagens em quadrinhos , dá algum problema em processo ou youtube envia um strike ? ou a pessoa pode brincar com esses brinquedos mas alterando o nome tipo: Barbie Luisa, Homem aranha Kevin? O que pode e não pode? Desde já agradeço a atenção!

  106. 196
    AJ

    Priscila Kempner, tenho um livro e uma colega tbm escreve o dela. Em dado momento há um “crossover” entre os personagens das duas obras. Quais cuidados devemos ter?

+ Deixe um Comentário