Loja virtual: entenda a importância da descrição do produto


Descr-prod-lg

Comprar nas lojas virtuais é cada dia mais comum, afinal, a comodidade de ter um novo produto sem sair de casa, evitando filas e claro, o trânsito caótico das grandes cidades, é tentador. No entanto, atualmente, a oferta é muito grande e para aumentar a sua taxa de conversão, é preciso se atentar aos detalhes.

As descrições de produtos na loja virtual são muito importantes. Hoje falaremos sobre como elas funcionam e como devem ser feitas da maneira correta.

Qual é a importância da descrição do produto, que além de clara, deve ser completa e orientar o cliente sobre o item de interesse? Confira agora po rque é tão importante a descrição do produto para as vendas online!

Agarre seu cliente pela descrição

Ter uma boa descrição é garantia que seu cliente entenda realmente sobre o produto que a loja virtual oferece e o melhor, finalize a compra. Inclusive, é uma ótima ferramenta para colocar seu e-commerce em destaque nos sites de busca. Além da visibilidade, uma descrição completa ajuda o cliente na escolha do produto e garante que a sua loja tenha uma boa avaliação.


Saiba o caminho para uma descrição eficiente

O primeiro item é: seja claro. Insira as informações de forma explicativa, isso não significa colocar um texto de meia página, enorme e cansativo. O ideal é trabalhar com tópicos, isso facilita a leitura na tela do computador, tablet ou smartphone.

Atente-se ao fato que seu cliente não tem um vendedor do lado para tirar as dúvidas e dar todos os detalhes sobre os produtos. O vendedor na loja virtual é um conjunto de itens, como navegabilidade do site, boa visibilidade e não podemos esquecer da descrição do produto.

Portanto, procure descrever as funcionalidades de forma clara, uma ótima sugestão é informar as facilidades que o produto oferece no dia a dia. Seja criativo e conquiste seu público.

Forneça informações técnicas

Além da descrição básica do produto, é preciso colocar todas as informações técnicas, como medidas e peso. Uma compra realizada com uma descrição errada pode gerar insatisfação do cliente e causar danos a sua empresa.

Essas informações dependem do produto oferecido. No caso da venda de mobiliário, é importante destacar as medidas completas, como altura, largura, profundidade,peso, material utilizado, sistema de fechamento das portas e se a loja oferece a montagem. Ainda neste quesito, não se esqueça de colocar as cores disponíveis.

Preze pelo preço e pelo prazo de entrega

O preço e o prazo de entrega também são itens importantes quando falamos da descrição do produto. Trabalhe com preço competitivo e com prazo de entrega real.

Não adianta prometer na descrição um prazo de três dias se a sua logística trabalha com 10. A descrição do produto, assim como a logística, precisam trabalhar com informações palpáveis e reais. Atente-se às questão dos dias, coloque se são dias úteis ou corridos: descrever é não deixar dúvidas.

Copiar e colar é tentador, mas…

Exatamente isso: é tentador, é mais fácil, mas não, de forma alguma copie e cole o conteúdo descritivo do site do fabricante ou distribuidor. A justificativa é simples: além de trazer eventuais falhas cometidas pela fonte original (como por exemplo, uma descrição pobre do produto), o principal motivo para não alçar mão do CTRL+C – CTRL+V é a duplicação do conteúdo e o impacto que esta prática tem nos resultados de busca. E quando citamos a duplicação de conteúdo, ela pode não ocorrer não só entre o seu site e o do produtor, mas também em comparação com outros e-commerces que não conseguiram resistir aos encantos do “copiar e colar”.

Uma das práticas mais importantes quando o assunto é SEO para e-commerce é justamente a criação de novas descrições – de preferência melhores do que os conteúdos presentes em outros sites. Desta forma os buscadores entendem seu conteúdo como um material novo e digno, digamos assim, de figurar entre os resultados de busca pelo seu produto. Ao copiar a descrição de um site mais relevante e reconhecido, como certamente será o caso dos fabricantes, dificilmente seu produto terá o destaque tão almejado.

Sua loja virtual tem realizado uma boa descrição dos produtos? Este item pode ser considerado um ponto de destaque no seu ecomerce? Compartilhe a sua experiência. Para saber mais do mundo do negócios, acompanhe a nossa página!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu