Planilha de contas a receber para Excel: baixe grátis!

post image

Preservar o controle de suas contas a receber é tão importante quanto gerenciar as contas a pagar. Afinal, para arcar com os gastos da sua empresa, é necessário que o dinheiro esteja entrando em caixa, certo?

Então, criamos uma planilha de contas a receber gratuita para centralizar e facilitar seu dia a dia. É só clicar no botão abaixo, fazer seu cadastro e você receberá a planilha sem custo por e-mail:

O que é a planilha de contas a pagar e para que serve?

Quando você trabalha com vendas ou prestação de serviço, é importante criar o hábito de registrar, lançar e faturar todas as notas a receber, minimizando a probabilidade de erros e melhorando o controle e organização financeira do seu negócio.

Esse controle pode ser feito através de um sistema de gestão ERP, que além de centralizar as informações, também automatiza todo o gerenciamento do financeiro, conectando com sua emissão de notas, pedidos, etc.

A melhor opção para uma gestão automatizada é o Tiny ERP: um sistema completo que conecta todas as frentes da sua empresa de forma simples e segura - tudo para que você ganhe tempo para focar no seu crescimento. Quer saber mais? Clique aqui e ganhe 30 dias grátis!

Mas se você está iniciando seu negócio agora, ou ainda não pode investir em um ERP, utilizar uma planilha específica é a melhor solução. Então, nós criamos um arquivo completo que vai ajudar a controlar as receitas que serão recebidas pela empresa. 

A planilha é um documento em Excel que você deve manter salvo e atualizado em seu computador. Com ela, você saberá exatamente o que já entrou no caixa, o que ainda tem a receber, e o que já devia ter recebido, para então realizar a cobrança dos clientes inadimplentes.

Como utilizar a planilha de contas a receber em Excel?

Nosso modelo de planilha de contas a pagar é dividido em abas, onde cada uma representa um mês do ano. Para realizar o controle, você deve preencher as seguintes colunas:

Data Atual: é atualizado automaticamente com a data atual, por isso, seu computador deve estar com a data e horário corretos.

Data Documento: é a data de emissão da Conta a Receber, seja Nota Fiscal, ou Boleto. Nesse campo deve ser colocada a data em que foi emitido o Documento de Cobrança.

Descrição: descrição da conta que irá ser recebida, por exemplo: "Venda de 2 Bolsas".

Cliente: a quem foi emitido o documento, a pessoa que fez a compra.

post image

Documento: número do documento para identificar na hora do recebimento, seja nº da Nota Fiscal, nº do Boleto, etc.

Vencimento: campo mais importante da planilha, onde você deve colocar a data final para o recebimento. Use o formato DD/MM/AAAA.

Valor: valor em reais a ser recebido

Estado: status do recebimento, onde temos as opções “A Receber” e “Recebido”. Lembre-se de selecionar a opção "Recebido" apenas após o recebimento ter sido efetuado com sucesso.

Situação: aqui, a planilha nos traz automaticamente a situação do recebimento com base na data de vencimento, e se o documento foi recebido ou não. Essa é a coluna que mais irá ajudar você no dia a dia, pois mostra o status de forma automática e com cores diferentes: “Em Dia”, “Vence em Breve”, “Vence Hoje”, “Vencida” e “Recebido”.

post image

Você também pode usar os filtros da planilha para visualizar apenas algum tipo de conta, facilitando sua organização.

Caso tenha restado alguma dúvida, não se preocupe: o arquivo é totalmente intuitivo e traz um tutorial ainda mais completo! 

E lembre-se de que disciplina é a palavra-chave para uma gestão de contas eficiente. Mantenha uma rotina rígida de preenchimento da planilha e evite o famoso “deixar para depois”.

Importância da gestão de contas a receber

Gerenciar esse setor de forma efetiva traz muitos benefícios para sua empresa, possibilitando:

  • Previsão de qualquer instabilidade financeira
  • Cobrança e renegociação de prazos com clientes inadimplentes
  • Planejamento financeiro para expandir seu negócio
  • Controle eficaz do capital de giro
  • Entendimento do seu perfil de cliente
  • Adoção de diferentes formas de cobrança

A gestão de contas a receber é um ponto crucial para o financeiro e, logo, para a sobrevivência da sua empresa. Por isso, é importante contar com ferramentas que facilitem esse processo. Baixe o modelo de planilha de contas a receber clicando no botão abaixo, e garanta um controle correto!

👉 Usando um ERP, você pode ter muito mais eficiência em sua gestão empresarial. Quer entender mais sobre o que é, como funciona e qual o potencial de um ERP? Veja mais:

    post anterior
    Planilha de Contas a Pagar (Download Grátis)
    próximo post
    Vender online: por que você deve começar hoje!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.