Repasses nos marketplaces: entenda como funcionam os pagamentos aos lojistas

Repasses nos marketplaces: entenda como funcionam os pagamentos aos lojistas

Uma das principais dúvidas enfrentadas por quem vende ou está interessado em vender nos marketplaces diz respeito ao repasse de pagamentos.

Ao contrário de uma loja física, em que é possível contar com a receita das vendas imediatamente (para pagamentos em dinheiro), nos marketplaces existem datas específicas para os recebimentos.

Em determinados casos, o tempo de espera até que os valores estejam disponíveis pode passar de 30 dias.

Isso exige uma gestão eficiente do fluxo de caixa, para garantir que a loja online consiga honrar todos os compromissos firmados sem operar no vermelho.

Para isso, é importante conhecer os prazos de pagamento dos principais marketplaces do país. Assim é possível se antecipar e garantir maior previsibilidade ao negócio.

É importante frisar que, na maioria dos canais, o gatilho inicial para que o dinheiro seja liberado é a data de envio do produto. Mas também é possível que o pagamento seja liberado apenas no ato de entrega do item.

Ao deixar uma encomenda nos Correios o pedido assume o status de pedido postado e somente após o encaminhamento para o cliente é que há a alteração para o status de pedido enviado. Essa atualização depende da estrutura técnica dos Correios e nem sempre é imediata.

Confira abaixo os critérios de pagamentos:


B2W – dois lotes de pagamentos


A B2W, responsável pelos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime faz os repasses de pagamentos aos lojistas em dois lotes mensais:

  • Produtos enviados entre os dias 1 e 15 de determinado mês: o pagamento será feito no dia 05 do mês seguinte.

  • Produtos enviados do dia 16 até o último dia do mês: o pagamento será feito no dia 20 do mês seguinte.


repasses B2W marketplace

Na prática, isso significa que se uma venda for concretizada no dia 23/08 e o envio tenha sido oficializado no dia 01/09, o respectivo pagamento será feito no dia 05/10. Isso significa que entre o envio e o repasse serão passados 34 dias.

Do mesmo modo, se uma venda acontecer no dia 17/10 e o envio for feito no dia 18/10, o pagamento vai ocorrer no dia 20/11. Ou seja, entre o envio e o repasse serão transcorridos 33 dias.

Também é possível receber esses valores em outras datas, havendo incidência de taxas variáveis conforme a modalidade de pagamento adotada pelo consumidor (à vista, parcelado). Isso garante a antecipação dos repasses, caso haja necessidade para o negócio.

Via Varejo (Cnova) – três lotes de pagamentos


O marketplace Via Varejo (antiga Cnova) é responsável pelos sites Casas Bahia, Extra.com e Ponto Frio. A empresa realiza os pagamentos em três lotes mensais:

  • Produtos enviados entre os dias 11 e 25 de determinado mês: pagamento realizado no dia 20 do mês seguinte.

  • Produtos enviados entre os dias 26 e 10 de determinado mês: pagamento realizado no dia 30 do mês seguinte.


repasse via varejo cnova marketplace

Seguindo essa lógica, um pedido recebido no dia 14/03 e que tenha o envio oficializado no dia 17/03 terá o repasse efetivado no dia 20/04. Isso representa um prazo de 34 dias entre o envio e o repasse.

Caso a venda aconteça no dia 25/07 e o envio ocorra em 28/07, o pagamento será efetuado em 30/08. Ou seja, entre o envio e o repasse serão passados 33 dias.

Mercado Livre – três lotes de pagamentos


O Mercado Livre opera com três lotes de pagamentos todos os meses:

  • Pedidos entregues entre os dias 01 e 10 - Pagamento dia 20 do mês vigente.

  • Pedidos entregues entre os dias 11 e 20 - Pagamento dia 30 do mês vigente.

  • Pedidos entregues entre os dias 21 e 30 - Pagamento dia 10 do mês subsequente.


repasse mercado livre marketplace

Sendo assim, se o pedido for entregue no dia 09/11, o pagamento será feito em 20/11 (11 dias de intervalo). Caso a entrega seja feita em 15/11, o repasse será em (15 dias de intervalo). Para uma entrega em 22/11, o recebimento fica para 18/12 (18 dias de intervalo).

Caso sua conta seja utilizada apenas para vendas pontuais, o repasse será diferente. Se o frete for realizado via Mercado Envios, o pagamento ocorrerá 2 dias após a entrega.

No caso de outras formas de entrega, a liberação do dinheiro vai depender da confirmação do consumidor ou no intervalo de 21 dias (o que ocorrer primeiro).

Amazon – pagamentos quinzenais


O modelo de repasses da Amazon é quinzenal. A cada 15 dias a empresa irá informar quando o depósito será realizado. Também é possível monitorar diretamente pela Amazon Seller Central o valor e a data programada para os próximos depósitos.

Conclusão 


A venda em vários marketplaces possui diversas vantagens, mas também exige que o lojista realize uma gestão muito eficiente do negócio. Do contrário, um grande volume de vendas pode se tornar um problema para a loja.

É preciso buscar o equilíbrio entre os custos fixos do negócio, as despesas com a gestão de pedidos, a recompra de estoque e a entrada dos pagamentos. Isso nem sempre é simples de ser feito e pode demandar o apoio de profissionais especializados ou dedicados somente a essa função.

Tem outras dúvidas sobre os repasses de pagamentos dos marketplaces? Comente abaixo!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    O que vender na Black Friday? 7 dicas de produtos quentes!
    próximo post
    SPED Fiscal e Bloco K: o que é, para que serve e como afetam o e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.