análise swot no e-commerce

Em um mercado tão concorrido e disputado, se você quiser se tornar uma empresa lucrativa, é preciso fazer análises aprofundadas sobre o desempenho dos processos internos do seu negócio, certo? E esses estudos e monitoramentos são válidos para diferentes setores, o que reforça a importância de fazer uma análise SWOT para vendas.

Sim, existem diversas formas de utilizar esse conceito para ajudar o seu negócio, mostrando o que pode ser melhorado, o que funciona, a que você deve atentar e, é claro, o que já está prejudicando o desempenho das suas vendas. Com essa avaliação, é possível decifrar todas essas respostas e encontrar as soluções mais adequadas para cada situação.

Que tal, então, entender como funciona a análise SWOT para vendas e quais são os benefícios de adotar esse conceito no dia a dia da sua loja virtual? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas e garantir que a sua empresa esteja sempre fazendo o melhor para se diferenciar em um mercado tão competitivo!


O que é a análise SWOT?

Antes de conhecer as características dessa estratégia para aplicá-la à sua equipe de vendas, é importante entender como esse conceito funciona. Basicamente, é uma técnica de planejamento para que o empreendimento possa se organizar internamente ao identificar quais fatores externos e internos o fortalecem e aqueles que podem prejudicá-lo.

A área dos fatores positivos é composta por Forças e Oportunidades, que representam o que a sua empresa faz corretamente e quais são as possibilidades de ações e estratégias que geram bons resultados. Já os fatores negativos são as Ameaças e Fraquezas, expondo o que é feito de errado e os eventos externos que podem prejudicá-la a curto, médio e longo prazo.

Como fazer a análise SWOT para vendas?

Na prática, como importar o conceito de análise SWOT para vendas? Para facilitar esse trabalho e garantir que você faça o uso adequado dessa estratégia, veja, abaixo, o que deve levar em consideração.

Em cada um dos pontos que compõem esse conceito você encontrará a solução para garantir que o seu negócio esteja sempre se aprimorando. Acompanhe!

Forças

O primeiro passo é determinar quais são os pontos fortes do seu negócio. Ou seja, o que você faz corretamente e o que diferencia a sua loja dos concorrentes? Qual é o atributo promovido que é considerado um diferencial para os consumidores? Uma forma de descobrir isso de maneira eficiente é perguntando aos seus clientes.

Busque os seus feedbacks e entenda como o mercado enxerga a sua empresa. É a qualidade do atendimento? A variedade de produtos? O layout das suas páginas? O importante é ter embasamento para determinar, de fato, quais são as forças do seu negócio e o que você deve fazer para continuar se destacando nessas áreas.

Oportunidades

Em qualquer negócio, sempre existe a possibilidade de crescer, certo? Com a sua loja online, não é diferente. Por isso, é preciso sempre ficar de olho nas oportunidades que surgem dentro da sua área de atuação. Nessa categoria, você pode analisar como o seu segmento de mercado tem atuado ou como empresas tidas como referência estão se posicionando.

Talvez seja a hora de vender itens e artigos para outro público-alvo, não? Ou as críticas em relação aos seus concorrentes são relacionadas aos serviços de entrega? Também pode ser possível que o momento seja interessante para investir ainda mais nesse tema e garantir que você se diferencie. Novamente, é importante ter dados e informações concretos para tomar suas decisões.

Fraquezas

Para sobreviver em meio a tanta competição, também é preciso reconhecer as suas próprias falhas e assegurar-se de que elas sejam solucionadas. Por isso, converse com os consumidores e com os profissionais que trabalham na sua empresa. Muitas vezes, um processo interno mais demorado ou uma gestão pouco eficiente prejudicam o seu desempenho de vendas.

Esse fator precisa ser considerado com muito cuidado, já que sua análise é o momento ideal para encontrar falhas que impedem o seu negócio de vender mais, por exemplo. O objetivo é fazer uma análise profunda sobre o que está impedindo que a sua empresa cresça cada vez mais. Por isso, deve-se considerar todos os fatores possíveis, evitando ao máximo as falhas.

Ameaças

Além disso, é necessário utilizar a análise SWOT para vendas para entender o que está ameaçando o seu negócio e está impedindo mais transações, por exemplo. Um novo concorrente surgiu no seu segmento? Os seus fornecedores não conseguem cumprir os prazos, gerando atrasos e, como consequência, levando o consumidor a registrar reclamações?

É hora de focar os fatores externos que podem prejudicar, desde uma crise econômica no país e uma pandemia como a do coronavírus até uma mudança de comportamento da sua persona. Tudo precisa ser avaliado, para que a sua loja online possa se fortalecer internamente e, assim, garantir que qualquer um desses itens a impacte o mínimo possível e você não perca muitas vendas.

Quais são os benefícios da análise SWOT para as vendas?

O consumidor está cada vez mais exigente, e é preciso saber se comportar adequadamente para conseguir ter sucesso no mercado. A análise SWOT para vendas vai permitir que você tenha um panorama mais completo sobre o desempenho da sua empresa, esclarecendo o que deve ser feito para continuar realizando um trabalho eficiente.

Afinal, a transformação digital modificou o panorama de muitas áreas na sociedade, e quem fica parado tende a ser superado pela concorrência. A análise SWOT vai, portanto, direcionar melhor os esforços da sua equipe de vendas, encontrando as soluções e estratégias ideais para que o seu negócio online possa se diferenciar dos demais concorrentes.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir nosso texto sobre produtos e categorias para vender online!

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui