O que é o canvas de modelo de negócios? Entenda aqui!

canvas modelo de negócios

Com tanta concorrência no mercado e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental ficar sempre atento ao desempenho do seu empreendimento. Peças paradas no estoque, por exemplo, podem representar um problema muito mais grave para o seu negócio, especialmente a longo prazo. Por isso, é fundamental conhecer a fundo a sua própria empresa.

Com uma análise detalhada sobre o funcionamento da sua empresa, fica muito mais fácil encontrar as respostas para os seus principais problemas. Assim, especialmente quando falamos em quem está na fase inicial do seu empreendimento e quer começar o trabalho com o pé direito, o canvas de modelo de negócios pode ser extremamente útil.

Que tal, então, entender um pouco mais sobre a importância desse conceito e como ele pode auxiliar você na hora de estruturar o seu empreendimento👉 Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas referentes ao funcionamento desse modelo de negócios e o que é preciso fazer para aplicá-lo à sua empresa. Confira!


O que é e como funciona o canvas de modelo de negócios?


Antes de entender como colocar qualquer conceito ou estratégia em ação dentro da sua empresa, é vital compreender a ideia como um todo. O Business Model Canvas (BMC) surgiu em 2010, na Universidade de Lausanne, criado pelo Alexander Osterwalder.

O princípio desse conceito é criar um mapa visual de tudo o que é feito dentro de uma organização. A partir dessa estrutura, torna-se muito mais simples compreender quais são os principais desafios e dificuldades que um empreendimento precisa enfrentar. Consequentemente, as soluções também acabam surgindo de maneira mais natural.

Como é difícil enxergar toda a estrutura organizacional de uma empresa, o canvas de modelo de negócios facilita esse processo, exibindo os pontos cruciais para conseguir identificar quais são os melhores caminhos a serem seguidos para o futuro sustentável do empreendimento.

O conceito criado por Osterwalder se divide em 9 blocos, construindo um mapa visual para que o profissional consiga decifrar o que é preciso ser feito para conseguir um desempenho cada vez melhor dentro da sua organização. Os 9 blocos estudados precisam ter algumas perguntas respondidas:

  • Proposta de valor: quais são os valores que a sua empresa entrega aos consumidores? Quais são os problemas e dores do cliente que você pode resolver?

  • Segmento de clientes: dentro da enorme quantidade de clientes, quais são aqueles mais importantes para o sucesso do seu negócio? Quais são os nichos de atuação da sua empresa?

  • Canais: como você está fazendo para atender aos seus clientes? Quais são os canais e alternativas para oferecer uma experiência ainda melhor? Como encontrar o melhor custo-benefício?

  • Relacionamento: qual é o tipo de relacionamento que você tem com os clientes e quais são as suas metas para o futuro? Mais próximo dele ou mais frio?

  • Receitas: quanto os seus clientes estão realmente dispostos a gastar com o seu produto e/ou serviço? Quais as melhores formas de conseguir essa receita?

  • Recursos: quais são os recursos fundamentais para o seu empreendimento dar certo? O que você precisa ter de qualquer forma para entregar a proposta de valor ao consumidor?

  • Atividades: destrinche quais são as principais atividades para o funcionamento adequado e o sucesso do seu negócio, priorizando as ações mais importantes.

  • Parcerias: quem são os seus parceiros e fornecedores? O que eles fazem para ajudar você? O objetivo, aqui, é encontrar quem reduz os seus riscos e incertezas.

  • Estrutura de custos: quais são os investimentos mais importantes? Quais são os retornos? E as atividades mais caras?


Principalmente para quem está começando uma empresa ou quer investir do zero em outros segmentos de mercado, o canvas de modelo de negócios pode ser uma verdadeira mão na roda para entender o que deve ser feito para ter mais chances de sucesso. Com esse visual, o ganho interno em precisão e produtividade tende a aumentar consideravelmente.

Quais pontos considerar para aplicar esse canvas à sua empresa?


Agora, vamos ao que realmente interessa: como aplicar o canvas de modelo de negócios dentro da estrutura do seu empreendimento? Separamos os principais pontos a serem considerados para que o BMC, de fato, seja útil para o crescimento do seu negócio. Confira!

Defina os objetivos que quer alcançar


O primeiro passo para aplicar o canvas de modelo de negócios no seu empreendimento é definir quais são os objetivos que a sua empresa quer alcançar com essa estratégia. Aumentar os lucros? Reduzir o custo de aquisição de clientes? Reduzir os desperdícios no processo de produção? Dessa forma, você vai poder guiar toda a sua análise.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo


Com os objetivos definidos, é preciso estabelecer metas para diferentes períodos após a aplicação desse canvas. Afinal, nem tudo é resolvido da noite para o dia, e metas de curto, médio e longo prazo vão garantir que a motivação para continuar mudando siga em alta, além de ser um ótimo indicador do que está funcionando e do que precisa ser aprimorado.

Acompanhe o desempenho com indicadores


E para saber com maior precisão o que está funcionando ou não nas mudanças geradas pelo canvas de modelo de negócios, é essencial definir indicadores de desempenho. Assim, você conseguirá saber, ao certo, se o que foi modificado realmente está gerando os retornos esperados.

Compartilhe a análise com toda a equipe


De nada adianta realizar a análise se, na prática, ninguém mais ficar por dentro do que foi estudado, certo? Por isso, compartilhe tudo o que foi compreendido durante o processo para que a empresa saiba exatamente o que fazer para alcançar resultados cada vez melhores.

Use o canvas de modelo de negócios para otimizar a gestão da sua loja!


Entender o funcionamento do seu empreendimento como um todo é fundamental para ser bem-sucedido em um mercado competitivo. Qualquer erro pode significar um enorme prejuízo para as pretensões do seu negócio. Por isso, o canvas de modelo de negócios é tão importante.

Depois de entender como funciona o Business Model Canvas, descubra como a análise SWOT pode contribuir com a sua loja!
    post anterior
    Loja virtual sem estoque: entenda como isso é possível
    próximo post
    Conheça as melhores ferramentas para gerenciamento de redes sociais!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.