Como encontrar fornecedores para o e-commercePara ter um negócio de sucesso, não basta uma ideia revolucionária, é preciso colocá-la em prática e oferecer o melhor para o consumidor, certo? Parte do sucesso desse trabalho está diretamente relacionada a uma pergunta muito comum para qualquer lojista: você sabe como encontrar fornecedores para e-commerce?

Por mais que o nome da sua marca seja lembrado pelo cliente, são os seus parceiros que auxiliam você a oferecer a melhor experiência possível. De nada adianta construir uma reputação sólida e, aos poucos, começar a entregar menos do que o esperado por conta do desempenho insatisfatório dos seus fornecedores. O processo de escolha e gestão desses parceiros é fundamental.

Neste conteúdo, há dicas para saber como escolher fornecedores qualificados e como negociar com esses parceiros. Além disso, você verá práticas para gerenciá-los da melhor maneira possível.

Ficou interessado e quer se qualificar? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema tão importante!


Como encontrar fornecedores de e-commerce qualificados?

Dentro desse processo, o primeiro passo é a escolha do fornecedor que ajude você a oferecer produtos melhores ao seu cliente. Confira, então, alguns tópicos que devem ser observados para fechar uma nova parceria.

Faça uma pesquisa online

Um dos benefícios dos diversos avanços tecnológicos é, sem dúvida, a quantidade de informações a que você pode ter acesso a partir do seu computador ou smartphone. Comece, então, com uma pesquisa online para saber quais são as empresas que trabalham com o segmento em que sua loja deseja atuar, como revenda de autopeças ou suporte de eletroeletrônicos.

Descubra quais são os parceiros da concorrência

Após criar uma lista com alguns nomes que podem participar de negociações, é hora de entender um pouco mais sobre como os seus concorrentes trabalham. Saber quais são os fornecedores de outras empresas pode oferecer dicas sobre a sua escolha. Caso os clientes reclamem muito dos atrasos nas entregas de uma loja virtual concorrente, por exemplo, evite trabalhar com o fornecedor dessa empresa.

Procure por fornecedores na mesma região

Outro problema a que você deve ficar atento é a distância geográfica. O fornecedor não precisa estar na mesma cidade, mas é interessante que ele esteja próximo, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Além de ser mais fácil solucionar problemas ou até mesmo realizar visitas, isso garante os menores custos de entrega, por exemplo.

Participe de eventos do ramo

Suponha que você deseje revender celulares e smartphones. Além de procurar na internet e conferir quais são os parceiros dos seus concorrentes, uma forma de conhecer mais opções é participando de eventos do ramo. Assim, você pode ter a possibilidade de um encontro cara a cara para ganhar mais confiança, conhecer os serviços oferecidos e, até mesmo, começar a negociar. Confira aqui alguns dos principais eventos do setor de e-commerce no Brasil.

Como negociar com fornecedores?

Agora que você já sabe como encontrar fornecedores qualificados para o seu e-commerce, é preciso dar um passo ainda mais importante: negociar os melhores termos para os dois lados. Com as dicas abaixo, a tendência é que você firme um contrato que vai potencializar o seu negócio.

Estabeleça preços compatíveis

Lembra-se do que foi dito acima sobre acompanhar o que os seus concorrentes fazem? Esse trabalho é imprescindível para encontrar os preços mais adequados para oferecer aos seus consumidores. É a forma mais eficiente de evitar distorções muito grandes em relação ao que o seu concorrente oferece. O estudo de mercado permite uma melhor compreensão de preços competitivos.

Mostre os ganhos com essa parceria

É necessário saber vender o seu trabalho. Imagine que você deseje comercializar joias e semijoias pela internet, por exemplo. Caso tenha alguma experiência anterior com esse segmento, procure demonstrar o seu conhecimento para transmitir credibilidade e profissionalismo. Isso também vale para uma possível lista de clientes interessados. Assim, eles saberão por que devem trabalhar com você e o que ganharão com a parceria.

Como gerenciar fornecedores?

Engana-se quem pensa que o trabalho acaba ao fechar contrato com o fornecedor confiável. Ainda existe muito a ser feito para assegurar que o trabalho é, de fato, produtivo para os dois lados. Especialmente em um ambiente de alta competitividade, é necessário saber como negociar com os seus fornecedores. Quer aprender? Confira!

Mantenha um relacionamento transparente

A transparência é fundamental no trato com seus investidores e colaboradores, certo? Por isso, é necessário ter a mesma atitude em relação aos fornecedores. Essa é a melhor forma de evitar que pequenos problemas se tornem maiores e prejudiquem a sua loja. Caso esteja insatisfeito com determinado aspecto, sinalize e tente entender o outro lado também.

Não atrase pagamentos

Se você quer cobrar qualidade do fornecedor, é primordial cumprir a sua parte. Portanto, faça o máximo para evitar atraso de pagamentos. Além de favorecer o relacionamento entre as duas partes, pagar sempre em dia é uma forma de construir a relação de confiança. Agindo assim, o nível de exigência também pode ser mais elevado.

Sempre busque a negociação amigável

Sabemos, porém, que problemas acontecem e que crises podem impactar os negócios. Por isso, os pontos acima são fundamentais, já que garantem um vínculo mais saudável e permitem, por exemplo, a negociação de prazos e acordos.

Qual é a importância de fazer uma gestão completa dos seus fornecedores?

Para quem quer se destacar em um mercado tão concorrido, não basta saber como encontrar os fornecedores corretos. É preciso fazer o gerenciamento completo desses parceiros. Com tantas mudanças acontecendo rapidamente, você não pode se dar ao luxo de contar com fornecedores que não cumpram o padrão de exigência do seu consumidor.

Além disso, o monitoramento é uma importante ferramenta para encontrar diferentes maneiras de aprimorar o seu e-commerce como um todo. Afinal, ao sempre ficar de olho no desempenho e na relação com os seus fornecedores, a tendência é que menos erros sejam cometidos pelos dois lados. Dessa forma, o cliente terá uma experiência cada vez mais satisfatória.

O que achou deste artigo? Compartilhe sua opinião nos comentários e aproveite para conferir nossa lista de transportadoras para e-commerce!

1 comentário

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui