Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como saber o que vender: 5 dicas para ganhar dinheiro!


Como saber o que vender: 5 dicas para ganhar dinheiro!

Como saber o que vender para ganhar dinheiro é um dos maiores desafios enfrentados por lojistas. Nem sempre é fácil descobrir quais mercadorias têm o potencial de fazer sucesso entre clientes da empresa. No entanto, algumas estratégias podem ajudar você a identificar os produtos mais buscados do momento e, dessa forma, alavancar as vendas da sua loja, seja ela física ou virtual. 

Separamos 5 dicas muito úteis que vão ajudar você a saber o que vender para ganhar dinheiro. Além disso, preparamos um tópico especial sobre como identificar tendências no Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina. Acompanhe tudo isso a seguir!

Baixe a Lista!

Dicas de como saber o que vender para ganhar dinheiro

1. Acesse o Google Trends

Uma tática muito útil para saber o que vender na sua loja é aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta Google Trends. Nela, você descobre quais foram os assuntos mais buscados pelo público no Google em um período determinado. Além disso, é possível analisar a variação de buscas de termos específicos ao longo do ano e também ver as consultas mais frequentes relacionadas à palavra pesquisada.

Digamos que a sua loja trabalhe com a venda de cosméticos, por exemplo, e que você queira saber qual tipo de batom o público mais busca. Fazendo essa pesquisa no Google Trends, você vai descobrir que as principais consultas relacionadas incluem termos como “batom matte”, “batom vermelho” e “batom líquido”. Com isso em vista, fica muito mais fácil decidir quais itens incluir no seu portfólio, certo?

Como saber o que vender - Acessar o Google Trends
Pesquisas relacionadas ao termo “batom” no Google Trends. | Reprodução: Google Trends

2. Leia notícias de mercado

Ler notícias relacionadas a varejo, comércio online, economia e temas afins também é muito indicado para quem deseja encontrar boas oportunidades de negócio. Além de ajudar você a entender o contexto econômico do país e do mundo, esse tipo de conteúdo pode ser fonte de ótimas ideias para a sua loja. Portanto, torne a leitura de blogs e portais de notícia parte da sua rotina!

A notícia abaixo, publicada pela Revista Exame, fala sobre o produto mais vendido na Black Friday do Magazine Luiza em 2019. Surpreendentemente, o item com maior saída foi um pacote de papel higiênico – ao todo, foram vendidos mais de um milhão de rolos. Apesar de parecer ser apenas uma curiosidade, uma informação como essa pode ser relevante para lojistas de determinados segmentos, por exemplo.

Como saber o que vender - Ler notícias de mercado
Notícia sobre o produto mais vendido na Black Friday do Magazine Luiza. | Reprodução: Revista Exame

Nesse sentido, a dica para receber conteúdos de qualidade em primeira mão é se inscrever nas newsletters dos sites que mais interessam você. O próprio Blog Universo Marketplace tem uma newsletter quinzenal. Para receber nossos artigos exclusivos, basta clicar aqui e fazer o seu cadastro!

3. Acompanhe listas de produtos mais vendidos

Mais um caminho eficiente para ficar por dentro das tendências de mercado é conferir listas de produtos que têm alto potencial de venda. E isso vale tanto para o seu segmento de atuação quanto para datas específicas do varejo. Materiais desse tipo podem ajudar você a descobrir rapidamente quais mercadorias estão entre as favoritas do seu público-alvo. Ou seja, é uma ótima forma de aumentar as vendas!  

Esses conteúdos geralmente são divulgados por sites de notícia e blogs especializados, como é o caso do Blog Universo Marketplace. Por meio da nossa série Grandes Listas Olist, divulgamos os produtos mais vendidos em diversos segmentos de mercado, desde acessórios fashion até bebidas. Além disso, lançamos especiais focados em sazonalidades como Black Friday – aproveite e baixe a nossa Superlista Black Friday:

Baixe a Superlista!

4. Converse com os clientes

Escutar o que dizem os clientes é, sem dúvidas, a melhor fonte de informações para lojistas. Ao fazer isso, você tem a chance de entender de forma ainda mais aprofundada as necessidades e os desejos do público da sua marca. E descobrindo quais produtos realmente estão alinhados ao perfil dos clientes, fica muito mais fácil aumentar as vendas e a fidelização.

Sendo assim, a nossa recomendação é que a loja envie um e-mail de pós-venda aos consumidores. Nele, você pode agradecer a parceria, solicitar a avaliação da compra e ainda pedir sugestões. Esse seria, então, o momento ideal para perguntar qual tipo de produto o cliente gostaria de encontrar na sua loja. A partir das respostas, é possível identificar padrões de demandas e, assim, atualizar o catálogo da marca.

5. Fique de olho na concorrência

Por fim, acompanhe o que a concorrência está fazendo para descobrir novas tendências e não ficar para trás de outras lojas. Veja quais produtos têm destaque nos canais de venda dos concorrentes, a média de preços praticados e as táticas de atração mais utilizadas – uso de frete grátis e descontos, por exemplo. Além disso, siga as redes sociais dessas empresas para buscar ainda mais referências.

Outra ação interessante é participar de eventos relacionados a varejo, e-commerce e ao segmento da loja. Dessa forma, você saberá das novidades do setor em primeira mão, poderá negociar com fornecedores e ainda vai divulgar a sua marca. Junto a isso, vem a possibilidade de fazer networking de qualidade. Aqui no blog temos uma seção sobre os principais eventos do comércio eletrônico – clique aqui para conferir!

Como saber o que mais vende no Mercado Livre

Com mais de 6 mil buscas por segundo, o Mercado Livre se consolidou como o principal marketplace da América Latina. Só no primeiro semestre de 2019, a empresa gerou uma receita líquida de US$ 302,4 milhões no Brasil. Com base nisso, fica claro o alto potencial de negócio desse canal. No entanto, muitos lojistas que estão ingressando no site não sabem ao certo o que mais vende no Mercado Livre, já que há milhões de produtos anunciados por lá. 

Pensando nisso, separamos duas fontes de informação INFALÍVEIS para que você se mantenha informado. A primeira delas é a página Tendências do Mercado Livre, que apresenta os termos mais buscados no marketplace. E o melhor: nela, é possível filtrar os itens mais pesquisados por categoria.

Como saber o que vender - Tendências Mercado Livre
Página de Tendências do Mercado Livre. | Reprodução: Mercado Livre

Já a segunda fonte indicada é o texto 597 produtos mais vendidos no Mercado Livre, publicado aqui no blog do Olist. Esse conteúdo foi produzido a partir de uma ampla pesquisa dos itens mais vendidos no marketplace, sejam eles de categorias gerais ou mais específicas. Nesse post, consideramos resultados do Google Trends, pesquisas de mercado e também da página de Tendências do Mercado Livre, então não deixe de acessá-lo!

Agora você já sabe como ganhar dinheiro com os produtos certos!

Se você chegou até o fim deste post, certamente já sabe como escolher os melhores produtos para vender na sua loja. Como você viu ao longo do texto, pesquisar muito é o melhor caminho para identificar mercadorias que têm alto potencial. Mantenha-se antenado às notícias de mercado, acompanhe blogs e sites especializados e acesse o Google Trends com regularidade. Junto a isso, fique de olho na concorrência e converse com os seus clientes para entender o que eles buscam.

Colocando essas dicas em prática, você conseguirá tomar as melhores decisões ao escolher os produtos que irá anunciar. E isso vale tanto para o Mercado Livre quanto para qualquer outro site. Além disso, vale destacar que um portfólio de qualidade, aliado a preços competitivos e operação eficiente, é fator decisivo para o sucesso de qualquer loja. Então mãos à obra e boas vendas!

Aproveite para descobrir 13 categorias excelentes para ganhar dinheiro no e-commerce!

Venda mais com o Olist

+ Nenhum comentário

Adicione o seu