Como usar as redes sociais para atrair mais clientes


Como usar as redes sociais para atrair mais clientes - Guest Post Ecommerce na Prática

Todo mundo está conectado na internet. Nada mais justo do que deixar a sua marca online e, assim, entrar em contato com várias pessoas que podem se tornar futuros consumidores. Porém, existe uma maneira certa de usar as redes sociais para atrair mais clientes…

No Ecommerce na Prática, por exemplo, usamos uma estratégia de redes sociais que nos faz impactar semanalmente mais de 1 milhão de pessoas, que viram potenciais clientes para a empresa. 

Essa estratégia é o que nos fez crescer desde o início… e é mais simples do que a maioria das pessoas acreditam.

Vamos falar mais sobre isso agora:

O potencial das redes sociais

Não é à toa que grandes companhias – Facebook, Pinterest e Google – estão investindo em tornar mais atrativas as suas redes sociais para empresas. O que começou como meramente um espaço de interação e troca entre usuários hoje é um importante ponto dentro da conscientização e decisão de compra do consumidor.

É comum, hoje em dia, ouvir que uma empresa que não está presente nas redes sociais praticamente não existe. Isso é verdade? Na realidade, depende do seu público-alvo. Mas, em geral, esse pensamento faz sentido. Afinal, quando mais da metade da população economicamente ativa do país tem um perfil nessas plataformas, talvez ignorá-los por completo seja um erro.

Hoje são mais de 100 milhões usuários ativos nas maiores redes sociais do país. De acordo com a pesquisa Webshoppers 40, da Ebit|Nielsen, essas plataformas estão em 2º lugar como maiores motivadores de compra. E, ainda, 80% afirmam ficar mais satisfeitos com compras feitas a partir das redes sociais.

Observando esse movimento, empresas ao redor do mundo marcam presença constante nessas páginas e aplicativos – um número que só cresce, especialmente com as Pequenas e Médias Empresas.

No entanto, a simples presença nas redes sociais não é indicativo de sucesso. Com tantos players se apressando em criar perfis nas principais redes do país – Instagram e Facebook –, também é preciso ter um plano estratégico para se destacar da concorrência, atrair mais pessoas para sua base de audiência e envolvê-las de tal forma que virem compradores frequentes. 

E é isso o que queremos abordar aqui.

Se você está começando a empreender e montar o seu negócio, as redes sociais podem ser fantásticos canais de vendas.

Crie uma fanpage no Facebook, cadastre os seus produtos, use e abuse do Instagram Shopping, transforme o LinkedIn no seu principal meio de encontrar fornecedores, parceiros e muito mais.

Se você já tem uma loja física ou virtual, as redes sociais não precisam ser o seu principal canal de venda, mas certamente serão usadas para criar engajamento e atrair mais clientes.

Atraindo clientes nas redes sociais

O seu perfil não precisa ser um catálogo. Inclusive, postar apenas imagens e vídeos dos seus produtos dentro das redes sociais pode ser um erro. Em vez disso, é necessário fazer algo que chame atenção, deixe as pessoas curiosas e que as mantenha por perto… 

E produzir conteúdo de valor é o meio de fazer isso.

Gerar conteúdo é nada mais e nada menos do que criar um material que gere valor para as pessoas, que engaje e, consequentemente, gere vendas.
Afinal, o conteúdo envolve sua audiência, diferencia você da concorrência que só posta fotos de produto, aumenta percepção de valor da marca, atrai mais seguidores e os transforma em clientes. 

Como criar conteúdo

Agora que você já entendeu a importância de criar conteúdo, o próximo passo é aprender a fazer da maneira certa. Para isso, você vai precisar seguir 5 etapas fundamentais. São elas:

1 – Conheça a sua persona

Para que o seu conteúdo seja eficiente, ele precisa estar focado na sua persona. Se você não entende as suas dores, seus desejos e necessidades, não tem como saber se o que foi produzido vai agradar.

A comunicação para uma menina de 15 anos, por exemplo, não é a mesma que vai funcionar para uma mãe de 40. O mesmo para uma pessoa que adora academia e outra que detesta.

São pessoas diferentes, como dores e necessidades distintas. Por isso, entender detalhadamente a sua audiência é fundamental para criar conteúdo com potencial de sucesso.

2 – Tenha um assunto específico

Para se diferenciar e atrair mais pessoas que possam gostar do seu negócio, a dica é produzir conteúdos com temas bem específicos.

Um conteúdo geral, sem foco e sem especificidade não traz resultados porque não se conecta com as pessoas.

Em vez de fazer uma publicação sobre “Roupas para usar no Verão”, por exemplo, que tal ir mais longe e dizer: “Roupas para usar na Praia durante o Verão”, se você vende moda praia? Escolha conteúdos que sejam especificamente para o seu nicho.

Quanto mais específico for o seu assunto, mais segmentado ele será e melhor será para encontrar pessoas bem engajadas.

3 – Tenha um objetivo bem definido

Absolutamente tudo que você for postar precisa ter um objetivo claro. Tudo. 

Além de vender, pode ter outros propósitos nas redes sociais, como trazer seguidores, gerar comentários, criar autoridade, aumentar alcance da marca e muito mais. 

É preciso ter em mente exatamente o que quer que a sua audiência sinta e faça ao ver cada postagem. 

Para decidir bem, é preciso analisar as propriedades do seu negócio. Você precisa de mais seguidores? Precisa de mais engajamento? Quer levá-los à sua loja? Quer aumentar o reconhecimento da sua marca?

4 – Tenha um ótima headline

Ela tem que ser ótima porque precisa captar a atenção

O título é a porta de entrada para as pessoas. De nada adianta ter um conteúdo incrível se o título dele não é interessante o suficiente para despertar a vontade da audiência de assisti-lo. 

Agora, se for algo que desperte curiosidade, aí sim você terá a oportunidade de envolver a audiência. 

Por isso, pense sempre em headlines e legendas que façam com que a pessoa pare e preste atenção no que você vai dizer.

5 – Onde você vai falar

Por fim, a última dica é escolher onde você vai colocar o seu conteúdo.

São várias redes sociais que funcionam para propósitos diferentes. É necessário selecionar quais são as melhores para o seu negócio.

E a melhor maneira de escolher é vendo onde a sua persona está. Se a sua persona está conectada ao Instagram, mas não usa muito o Youtube,você  já sabe em qual rede social vale mais a pena focar.

E depois de fazer essa escolha, terá que entender qual tipo de conteúdo traz mais resultados ao seu negócio.

Por exemplo, se a sua persona está mais no Facebook, os vídeo são perfeitos já que nessa plataforma eles geram muito engajamento. Se está no Twitter, tem a liberdade para ser mais informal. Já no Linkedin é o oposto…

Seguindo essas 5 etapas ao criar conteúdo de valor nas redes sociais, certamente mais possíveis clientes vão chegar até você. Aí é a sua chance de convertê-los e multiplicar o faturamento da loja.

*Este artigo foi escrito pela equipe de Conteúdo do Ecommerce na Prática, maior EAD com foco em Comércio Digital do país.

+ Nenhum comentário

Adicione o seu