Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender artigos religiosos: entenda TUDO sobre esse nicho!


Como vender artigos religiosos: entenda TUDO sobre esse nicho!O comércio de produtos religiosos representa uma excelente oportunidade de negócio para os lojistas brasileiros. Esse nicho de mercado, que vem crescendo ao longo dos anos, movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano. Em um país culturalmente diverso como o nosso, tal segmento oferece inúmeras possibilidades, desde a venda de bíblias até o turismo religioso.

Pensando nisso, nós preparamos um post especial sobre como vender artigos religiosos pela internet. Entenda a relevância da categoria, confira sugestões de mercadorias para comercializar, encontre dicas sobre como aumentar as vendas nesse segmento e descubra onde comprar produtos religiosos por atacado. Boa leitura!

Contrate o olist agora mesmo

Relevância do mercado de artigos religiosos no Brasil

O mercado bilionário de produtos religiosos vem conquistando grande relevância no Brasil nos últimos anos. Uma das razões disso é o crescimento do número de evangélicos no país. De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, essa parcela passou de 9% para 22% entre 1991 e 2010.

O IBGE estima que há mais de 40 grupos religiosos registrados no Brasil. Deles, os que têm mais adeptos são os seguintes:

  • Católica Apostólica Romana – 64,6%
  • Evangélica – 22,2%
  • Espírita – 2%
  • Umbanda e Candomblé – 0,3%
  • Outras religiosidades (budismo, judaísmo, islamismo, tradições indígenas etc.) – 2,7%

Os números revelam a predominância de religiões baseadas no Cristianismo, mas também indicam o potencial de outras vertentes religiosas, como o Espiritismo, a Umbanda e o Candomblé. Nesse contexto, o lojista pode se especializar em um nicho específico ou investir em mais um segmento.

Outro dado que aponta o potencial de negócio relacionado à religião diz respeito à venda de Bíblias: para se ter ideia, mais de 6,7 milhões de unidades das Escrituras Sagradas foram distribuídas no país pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 2016. Não à toa, a Bíblia está entre os os livros mais lidos do mundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o  mercado de artigos religiosos no Brasil, chegou a hora de descobrir como aumentar as vendas da sua loja trabalhando com esse segmento. Saiba detalhes no tópico a seguir!

Como vender mais produtos religiosos

O mercado de itens religiosos está mais concorrido, mas algumas técnicas comerciais podem ajudar você a se destacar nesse segmento. Confira cinco dicas imperdíveis que selecionamos e use-as para impulsionar as vendas da sua loja!

1. Ter um portfólio variado

Se você quer aumentar as vendas de itens religiosos, invista em um portfólio diversificado. Quanto mais mercadorias você colocar à disposição dos clientes, maiores serão as chances de eles comprarem na sua loja. Por isso, selecione produtos com alta procura e tenha um estoque robusto.

Trabalhar com produtos relacionados a diferentes religiões é mais uma forma de atrair tráfego para a sua loja. Você pode focar em uma única religião ou, dependendo do contexto, vender itens evangélicos, católicos e de outros credos, sem ficar restrito a um único público-alvo. Outra estratégia interessante é oferecer produtos personalizados, como camisetas e xícaras com estampas exclusivas. Use as sugestões que listamos abaixo como ponto de partida para definir o seu portfólio:

  • Bíblias
  • Capas para Bíblias
  • Livros
  • Agendas
  • CDs e DVDs
  • Copos e canecas
  • Terços e escapulários
  • Crucifixos
  • Joias e bijuterias (pingentes, pulseiras, colares etc.)
  • Chaveiros
  • Bottons
  • Ímãs
  • Adesivos
  • Capas para celular
  • Cristais
  • Velas
  • Essências e incensos
  • Cartas para Tarot
  • Quadros
  • Material escolar e de escritório
  • Lembrancinhas (cartões, imagens etc.)
  • Roupas e calçados (camisetas, saias, chinelos etc.)
  • Itens de decoração (almofadas, esculturas etc.)

Fazer boas promoções

Além de serem ímãs de clientes, bons descontos aumentam a taxa de conversão e ajudam as lojas a conquistarem mais visibilidade no mercado. Por essa razão, faça promoções periodicamente, oferecendo descontos progressivos, brindes em compras acima de determinado valor, entre outras vantagens.

Montar kits de produtos também é uma tática indicada para chamar a atenção do público, já que você pode colocar em circulação o estoque parado e aumentar o ticket médio das compras. Por fim, use a sua criatividade para criar campanhas cativantes e não esqueça de divulgá-las para o maior número de pessoas possível!

Aproveitar datas religiosas

O turismo religioso, que movimentou R$ 15 bilhões no país em 2017, tem forte ligação com determinadas datas – alguns exemplos disso são Natal, Páscoa, Sexta-feira Santa, Quarta-feira de Cinzas e Dia de Finados. Tais ocasiões são responsáveis por mobilizar ainda mais os fiéis, que nessas datas costumam visitar locais reconhecidos pelo caráter religioso, como Aparecida do Norte (SP).

Frente a isso, aproveite essas oportunidades para oferecer aos consumidores boas promoções e impulsionar as vendas. Crie campanhas temáticas e monte kits de produtos para incentivar o público a comprar na sua loja. Além disso, invista em produtos personalizados para as datas.

Participar de eventos do segmento

Participar de eventos comerciais é uma prática indicada para todo lojista que deseja acompanhar o mercado, se renovar constantemente, ter um contato mais próximo com o público e fazer contatos profissionais. No caso do segmento religioso, isso não é diferente. Como já comentamos, este é um nicho que movimenta bilhões de reais por ano e que mobiliza uma grande parcela da população.

Nesse contexto, estar presente nos principais eventos religiosos do país é uma ótima chance de acompanhar as tendências do segmento, divulgar ainda mais a sua marca e fazer networking. Por isso, participe dos principais eventos e encontros ligados à religião que é o foco da sua loja – dois exemplos são a Expo Cristã e a Feira Internacional Cristã.

Vender em marketplaces

Os marketplaces são excelentes oportunidades de negócio para quem vende pela internet. Esses canais funcionam como shopping virtuais e permitem que milhares de lojistas comercializem os seus produtos por meio de uma plataforma única. Entre as vantagens dos mercados online estão o alto número de acessos mensais e os baixos custos para utilizar os sites.

O Olist é uma das soluções mais práticas de vender nesses poderosos canais. Nós somos a maior loja de departamentos dos marketplaces e contamos com alta reputação nos principais varejistas online brasileiros, como Mercado Livre, Americanas.com, Ponto Frio e Walmart. Nossa tecnologia avançada permite que os parceiros centralizem a gestão das vendas em uma única interface e conquistem alta competitividade. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho do Olist e participe da nossa seleção de lojistas!

Onde comprar produtos religiosos por atacado para revendê-los

Listamos a seguir alguns sites que vendem artigos religiosos por atacado – lembre-se de que também é possível comprar grandes quantidades de mercadorias em regiões comerciais como a 25 de Março e o Brás, em São Paulo (SP):

O comércio de itens religiosos tem um excelente potencial de negócio!

Conforme explicamos neste texto, o segmento de produtos religiosos oferece inúmeras oportunidades aos lojistas. Além de estar em expansão no Brasil, essa categoria tem um público-alvo amplo e abrange consumidores de diversas crenças. Pensando na diversidade cultural dos brasileiros, as lojas podem focar em um credo específico ou oferecer produtos voltados a diferentes religiões.

Para atrair mais clientes e alcançar o sucesso de vendas, monte um portfólio caprichado, com variedade de itens e produtos que estão em tendência. Acompanhe o trabalho dos concorrentes e participe de eventos do ramo para ficar por dentro nas novidades. Aproveite datas especiais para fazer promoções e, sempre que possível, ofereça bons descontos aos consumidores.

Por fim, utilize os marketplaces a favor do seu negócio e não esqueça de contar com o Olist para conquistar alta competitividade nos principais varejistas online brasileiros. Ao investir nesses promissores canais de venda e colocar em prática as dicas que listamos neste post, será muito mais fácil se destacar no segmento de artigos religiosos. Torne-se referência em produtos relacionados à fé e boas vendas!

Gostou deste conteúdo? Confira também o nosso post com ideias e frases para atrair mais clientes para a sua loja!


Como vender artigos religiosos: entenda TUDO sobre esse nicho!
5 (100%) 6 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu