Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender autopeças: dicas para aumentar as vendas online!


Como vender autopeças: dicas para aumentar as vendas online!

Se você acompanha o mercado de e-commerce brasileiro, provavelmente já entende a relevância do comércio de autopeças. O segmento movimentou cerca de R$ 483 milhões só no primeiro semestre de 2017 e ficou em 10º lugar no ranking do e-commerce do país no período, de acordo com estimativas da Ebit. Além disso, a categoria está consagrada como a líder de vendas no Mercado Livre desde 2014, conforme indica esta reportagem do E-commerce Brasil.

Alguns dos fatores que fazem o setor de autopeças ter tamanho potencial são a variedade de itens, o ticket médio atrativo para lojistas e a demanda constante de produtos desse tipo. Apesar de tal mercado ser bastante competitivo, é possível se destacar dos concorrentes por meio de visão estratégica e técnicas comerciais eficientes.

Pensando em ajudar lojistas que querem investir no ramo, nós listamos a seguir algumas dicas imperdíveis de como vender mais autopeças pela internet. Continue a leitura para descobrir o que fazer para aumentar as vendas da sua loja e se tornar referência no segmento!

Contrate o olist agora mesmo


Como vender mais autopeças pela internet

1) Ter um planejamento bem estruturado

Aqui no Blog Universo Marketplace, nós sempre destacamos a necessidade de os lojistas terem uma estratégia de negócio bem definida. Tal planejamento é importante para que as empresas tenham boa performance operacional e mantenham-se focadas em seus objetivos – sem isso, elas acabam ficando mais vulneráveis e fadadas ao amadorismo.

Por essa razão, dedique um tempo para definir a estratégia comercial da sua loja. Tenha em vista aspectos como o público-alvo que você deseja atingir – idade, interesses, região geográfica etc. –, o foco da empresa, o portfólio de autopeças, as campanhas de marketing e as metas que devem ser alcançadas ao longo do ano.

Outra boa dica é montar um calendário de ações para que você se prepare com antecedência para datas importantes do comércio, como Dia dos Pais e Black Friday. Use como base o Calendário do E-commerce 2019, material exclusivo preparado pelo Olist em parceria com o Profissional de E-commerce.

2) Prezar pela qualidade do portfólio

Ter um bom portfólio faz toda a diferença para as lojas online. Em primeiro lugar, valorize a qualidade dos produtos: trabalhe com itens de boa procedência para garantir a segurança dos clientes e dê preferência a marcas já conhecidas e de alta reputação. Também compre produtos em quantidade para reduzir gastos e reforçar o estoque da loja – no fim do post, listamos empresas que vendem autopeças por atacado.

Mais uma técnica eficiente, principalmente para esse segmento de negócio, é ter um portfólio variado. Além de ser possível se especializar em determinados nichos, como itens de elétrica e eletrônica, você também pode adotar uma estratégia mais abrangente e trabalhar com diferentes categorias – assim, você atingirá um maior número de potenciais clientes. Preparamos uma lista com produtos de alto potencial que podem ser vendidos pela sua loja:

  • Amortecedores
  • Motores
  • Baterias
  • Suspensões
  • Freios
  • Parafusos
  • Embreagens
  • Faróis, lâmpadas e lanternas
  • Vidros elétricos
  • Alarmes
  • Fusíveis
  • Maçanetas
  • Retrovisores
  • Revestimentos
  • Tapetes
  • Parachoques
  • Correias e polias
  • Lubrificantes
  • Outros acessórios

3) Criar campanhas promocionais

Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas. Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo. Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:

  • Atração e fidelização de clientes
  • Giro de estoque
  • Crescimento da taxa de conversão
  • Aumento do ticket médio

E quando o assunto é promoção, criatividade é a palavra-chave! Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos (quanto maior o valor da compra, maior o desconto), distribuir brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades. Para buscar inspirações, confira os nossos posts sobre como fazer uma queima de estoque irresistível e ideias e frases para atrair clientes.

Destacamos, porém, que é extremamente importante ter planejamento e bom senso ao criar campanhas promocionais. Você pode prejudicar as finanças da empresa caso ofereça descontos aleatoriamente. Então faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos.

4) Conquistar alta reputação para a loja

A reputação da loja é um fator que tem grande influência sobre a decisão de compra do consumidor. Nesse contexto, tenha sempre em vista esse elemento e trabalhe constantemente para conquistar alta credibilidade no mercado, especialmente no e-commerce.

O ponto de partida para melhorar a reputação da loja é ficar de olho nas avaliações dos consumidores. Para isso, acompanhe os comentários nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui e ofereça respostas e soluções com agilidade. Seja sempre educado e prestativo e não aja com violência em hipótese alguma.

Para estimular ainda mais o relacionamento da marca com os clientes, invista em ações de pós-venda, como a unboxing experience. Essa etapa diz respeito ao momento em que o cliente recebe a encomenda e, literalmente, abre a embalagem do produto. Ter caixas personalizadas e enviar cartões de agradecimento são exemplos de medidas que podem surpreender o cliente e proporcionar uma experiência de compra ainda melhor.

5) Fazer parcerias com empresas do ramo

Uma boa estratégia para conquistar novos clientes e ganhar visibilidade no mercado é fazer parceria com outras empresas do ramo. Ao colocar em prática tal ação, você conseguirá atingir o público dessas outras lojas, tornar a sua marca mais conhecida e aumentar as vendas.

No caso do segmento de autopeças, a opção mais viável é se aproximar de lojas de automóveis e mecânicas. Você pode, por exemplo, vender produtos por atacado para determinados estabelecimentos ou dar bons descontos para consumidores desses locais. Outra sugestão é oferecer benefícios a clientes e funcionários de empresas da sua região, por exemplo.

Entretanto, tenha atenção com os seguintes pontos: selecione apenas empresas de confiança para fazer a parceria e estruture uma ação conjunta de qualidade. Do contrário, você irá gastar energia à toa e pode até prejudicar a imagem da sua marca. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre a possível parceira e já tenha uma proposta preparada antes de entrar em contato com ela.

6) Ingressar em grandes marketplaces

Investir na diversificação de canais é fundamental para as lojas que desejam aumentar o fluxo de clientes. Ao mesmo tempo em que amplia o alcance da marca, isso possibilita que o público tenha uma experiência de compra mais completa e integrada. Nesse sentido, o melhor caminho para ter uma estratégia de aquisição de clientes mais abrangente é vender em marketplaces.

Também conhecidos como mercados online, esses canais funcionam como shopping centers virtuais e permitem que diversos lojistas compartilham a mesma “vitrine”. Alguns exemplo de marketplaces são o Mercado Livre, o Submarino e o Elo7. Entre as vantagens desses canais estão o tráfego alto e qualificado, a abrangência geográfica e os baixos custos em comparação a um e-commerce próprio.

Se você está pensando em vender nos mercados online, a solução mais indicada pode ser o Olist. Somos a maior loja de departamentos dos marketplaces e estamos integrados a mais de 10 canais de venda, como Americanas.com, Mercado Livre, Ponto Frio e Walmart. Por meio da nossa alta reputação, os parceiros alcançam as melhores posições nos buscadores. Saiba detalhes do nosso serviço acessando esta página e participe agora mesmo da seleção de lojistas!

Venda mais com o olist!

Onde comprar autopeças por atacado (Lista de Fornecedores)

Preparamos uma lista com diversas opções de empresas nas quais você pode comprar autopeças por atacado. Confira as indicações a seguir!

Conclusão: invista no mercado de autopeças e tenha excelentes resultados!

Conforme explicamos no início do texto, o comércio de autopeças representa um importante mercado no Brasil e oferece aos lojistas inúmeras oportunidades de negócio. No entanto, é preciso dedicação e visão estratégica para se destacar nesse segmento e alcançar bons resultados rapidamente.

Foi pensando nisso que preparamos este post com seis dicas incríveis para você aumentar as vendas de autopeças na sua loja. Ao colocar as sugestões em prática e manter uma boa performance operacional, você com certeza vai obter ótimos resultados nos próximos meses!

Não deixe de pesquisar sobre o assunto para aprender técnicas comerciais ainda mais eficientes e aproveitar as tendências do mercado. Lembre-se também de que o Olist pode ajudar você a ter resultados surpreendentes nos marketplaces. Boas vendas!

Gostou desse texto? Então aproveite para conferir o material Grandes Listas Olist – Especial Autoparts!

Venda mais com o Olist

Como vender autopeças: dicas para aumentar as vendas online!
5 (100%) 6 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu