Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender móveis e artigos de decoração: seja referência no segmento!


Como vender móveis e artigos de decoração: seja referência no segmento!

O segmento de Casa e Decoração é um dos mais relevantes para o comércio eletrônico brasileiro. Vender móveis e artigos de decoração pela internet tem se mostrado uma estratégia eficiente por conta do ticket médio atrativo e da alta demanda por produtos desse tipo. Só no primeiro semestre de 2018, a categoria foi responsável por 10,9% do volume total de pedidos no e-commerce – 3º lugar no ranking –, segundo a Webshoppers 38.

Ainda não está convencido do potencial do setor de Casa e Decoração? Os números a seguir podem fazer você mudar de ideia:

  • O segmento está em 5º lugar no quesito volume financeiro gerado para o e-commerce, ainda de acordo com a 38ª edição da Webshoppers.
  • A categoria é a segunda mais vendida do Mercado Livre – ela subiu 12 posições no ranking das favoritas entre 2011 e 2017.
  • A 3ª Pesquisa do Varejo Online aponta que Casa e Decoração é o segundo principal segmento de atuação dos lojistas brasileiros, atrás apenas de Moda.

Depois de ler esses dados, a importância do setor está mais clara? Esperamos que sim! Aproveitando isso, queremos compartilhar com você seis dicas IMPERDÍVEIS de como vender mais produtos de casa e decoração pela internet. Pegue papel e caneta, anote os principais pontos e coloque-os em prática para aumentar as vendas. Boa leitura!

Contrate o olist agora mesmo


Como vender móveis e artigos de decoração pela internet

1) Seja planejado e tenha foco

Sem planejamento, o seu negócio está fadado a morrer na praia. Além de definir o segmento e o nicho de atuação, é preciso entender o público-alvo da empresa, as ações de marketing que serão realizadas, os produtos que entrarão no catálogo e a estratégia comercial que será adotada pela companhia. Dois exemplos: a loja trabalhará apenas com móveis novos? A margem de lucro será agressiva?

Frente a isso, é fundamental que o lojista tenha muita dedicação, foco e persistência. O ponto de partida é estudar o segmento de Casa e Decoração, o mercado de e-commerce e as tendências do setor – aqui no Blog Universo Marketplace você encontra vários conteúdos de grande qualidade e relevância sobre o assunto. Outro ponto de atenção é o rigor com as finanças: faça a precificação adequada e tenha extremo controle sobre os números para ter previsibilidade nos negócios.

2) Tenha atenção com a qualidade do portfólio…

Quando o assunto é móveis e itens de decoração, não há dúvidas de que a qualidade dos produtos é um grande diferencial. Não à toa, muitos clientes não se importam em pagar valores mais altos desde que as mercadorias tenham alta durabilidade. Pensando nisso, trabalhe sempre com bons fornecedores e itens de qualidade, tenha atenção com a armazenagem dos produtos e ofereça garantia aos consumidores. No fim deste texto, apresentamos uma lista de fornecedores que vendem produtos por atacado.

Junto a isso, aposte na variedade e exclusividade do portfólio, dois aspectos importantes para a atração e fidelização dos clientes. Dependendo da estratégia da empresa, foque em nichos específicos de mercado – produtos para quartos infantis, decoração de escritórios e itens para jardins são alguns exemplos. Essa é uma forma eficaz de a loja se tornar referência em determinado segmento.

3) …e com a reputação da sua loja

Em complemento à dica anterior, é importante que a marca mantenha uma boa reputação no mercado. Esse fator é um dos que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores e tem grande importância no contexto das vendas online. Nesse sentido, há estratégias que podem trazer bons resultados para a sua loja. A mais importante delas é oferecer um excelente atendimento. Isso estimula a fidelização dos clientes e torna a experiência de compra mais satisfatória.

Também é importante acompanhar avaliações e reviews dos consumidores nas redes sociais e em sites de reclamações. Outra técnica eficiente diz respeito a ações de pós-venda. Oferecer uma unboxing experience prazerosa é um tipo de estratégia que pode tornar a sua marca ainda mais conhecida e amada pelo público – para saber mais sobre a prática, confira este post que preparamos.

4) Faça promoções incríveis

Uma das máximas do comércio é: todo cliente adora um bom desconto. Além de representarem a oportunidade perfeita de o consumidor adquirir um produto que deseja, as promoções estimulam o público a gastar mais e colocam a marca em evidência. As campanhas promocionais geram inúmeras vantagens às lojas, com destaque para as que listamos a seguir:

  • Atração de novos clientes
  • Movimentação de estoque parado
  • Otimização da taxa de conversão
  • Aumento do ticket médio
  • Fidelização de consumidores
  • Maior visibilidade para a marca

Não ache, porém, que promoções se resumem a simples descontos. Fique à vontade para usar a criatividade e criar campanhas promocionais inovadoras. Um bom caminho para isso é aproveitar datas estratégicas, além das tradicionais do comércio, para oferecer os descontos. Um exemplo prático: fique de olho em lançamentos do cinema para aumentar as vendas de itens de decoração temáticos.

5) Diversifique os canais de venda

A dica final é referente à diversificação dos canais de venda da empresa. Contar com apenas uma fonte de rendimentos é arriscado, ainda mais quando ela não está presente no ambiente online. Por essa razão, invista em uma estratégia comercial abrangente, com diferentes pontos de atuação. Ter o e-commerce próprio, por exemplo, é uma excelente forma de centralizar a gestão das vendas e alcançar um público amplo.

No entanto, criar um site exige gastos consideráveis, o que não está ao alcance de todos os lojistas. Se esse é o seu caso, a solução ideal é vender em marketplaces, espaços virtuais com alta visibilidade nos quais milhares de lojistas podem anunciar seus produtos a custos baixos. Alguns exemplos de marketplaces brasileiros são os sites Mercado Livre, Americanas, Shoptime e Walmart.

6) Venda com o Olist

Gostou da ideia de vender em marketplaces, mas tem dúvidas sobre o modelo ou não sabe como ingressar nos canais? Então você precisa conhecer o Olist. Com mais de 4.500 parceiros, somos a maior loja de departamentos dos marketplaces e estamos integrados a mais de 10 canais de venda, incluindo a MadeiraMadeira – site especializado na venda de móveis e itens de decoração.

Produtos do Olist anunciados no marketplace MadeiraMadeira, especialista em itens para a casa.
Produtos do Olist anunciados no marketplace MadeiraMadeira, especialista em itens para a casa.

Além de ter alta reputação nos principais varejistas online do Brasil, o Olist oferece aos parceiros uma tecnologia avançada para a gestão das vendas. Entre os recursos exclusivos do serviço está a ferramenta de competitividade, que apresenta aos lojistas o menor preço praticado nos marketplaces para os produtos cadastrados. Com isso, é possível acompanhar a concorrência e conquistar competitividade rapidamente.

Solicite uma consultoria para saber mais sobre o Olist, entenda como podemos ajudar a sua loja a ser referência no segmento de Casa e Decoração e faça parte desse grupo de lojistas bem-sucedidos:

Quero a ajuda do Olist para aumentar as vendas!

[BÔNUS] Lista de fornecedores de móveis e artigos de decoração

A seguir, listamos algumas empresas que vendem de móveis e artigos de decoração por atacado ou com bons descontos. Confira as opções e economize dinheiro comprando em quantidade!

Conclusão: o segmento de Casa e Decoração tem um altíssimo potencial de negócio!

E aí, gostou das dicas que listamos neste texto? Elas podem trazer resultados rápidos e surpreendentes para a sua loja, mas para alcançá-los é preciso ter foco e dedicação. Por ser um mercado com excelente potencial de negócio, o setor de Casa e Decoração também é um dos mais concorridos. Então seja rápido e inovador e não deixe de colocar em prática as nossas recomendações!

E, claro, conte com o Olist para conquistar destaque nos marketplaces e se tornar referência na venda online de móveis e artigos de decoração. Estamos mais do que preparados para ser a máquina de vendas da sua loja. Boas vendas!

Aproveite para conferir nosso e-book exclusivo sobre como vender nos maiores varejistas online do Brasil!

Venda mais com o Olist

Como vender móveis e artigos de decoração: seja referência no segmento!
5 (100%) 12 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu