Como vender produtos de luxo online: fature muito com esse mercado!


Como vender produtos de luxo online: fature muito com esse mercado!

O mercado de luxo brasileiro movimentou mais de R$ 26 bilhões em 2018, registrando alta de 7,8% em relação ao ano anterior. Já na esfera global, o faturamento foi de US$ 1 trilhão, e expectativa é que continue crescendo de 3% a 5% anualmente até 2025. Os números impressionantes revelam o alto potencial de produtos e serviços relacionados a esse segmento.

Entre as vantagens que a categoria oferece às empresas do ramo estão ticket médio alto, variedade de marcas, tráfego qualificado e boa conversão. Mas por ser focado em um público extremamente exigente, o mercado de luxo exige que os lojistas trabalhem com produtos de ótima qualidade, tenham alta reputação e ofereçam um atendimento diferenciado.

Neste post, apresentamos seis ações que devem ser o ponto de partida para quem quer vender artigos de luxo pela internet. Saiba como começar a trabalhar com esse segmento e descubra quais estratégias podem dar mais visibilidade para a sua loja. Anote as dicas e torne-se referência no mercado de luxo!

Como vender produtos de luxo pela internet

Definir o nicho de atuação

Para conquistar o sucesso nos negócios, é preciso ter uma boa estratégia comercial, agir com planejamento e definir qual será o nicho de atuação da empresa. No caso do comércio de artigos de luxo, o lojista pode se especializar na venda de roupas, bolsas, perfumes, maquiagens ou relógios, por exemplo. Focar os esforços em um segmento específico é importante para que as ações sejam mais assertivas e personalizadas.

Nesse contexto, uma alternativa para as que empresas que ainda estão ingressando nesse mercado é começar com um portfólio mais segmentado, focado em um nicho específico. Assim, fica mais fácil conquistar consumidores e construir autoridade no e-commerce. Depois, é só abrir o leque de catálogo e investir em novas categorias!

Trabalhar com marcas de renome

Ser bem-sucedido no mercado de luxo está intimamente ligado a três fatores principais: qualidade, diversidade e exclusividade do portfólio da loja. Sendo assim, trabalhar com marcas de renome não é um diferencial, mas praticamente um requisito. Por isso, trabalhe com produtos de grifes famosas, que sejam exclusivos e que tenham alta durabilidade.

Algumas das marcas internacionais mais buscadas pelos consumidores brasileiros são: Armani, Burberry, Calvin Klein, Cartier, Chanel, Dior, Gucci, Hermès, Lacoste, Lancôme, MAC, Louis Vuitton, Prada, Ralph Lauren, Swarovski, Tiffany & Co., entre muitas outras. Já em relação às grifes nacionais, os maiores destaques são as lojas: Daslu, Forum, H. Stern, Osklen e Victor Hugo.

Vender itens de luxo seminovos

Uma estratégia interessante para quem está começando a trabalhar com o mercado de luxo é investir na venda de artigos usados. Nos últimos anos, os sites de desapego de produtos de marca ganharam destaque no Brasil. Nesses sites, o público pode comprar roupas, calçados, bolsas e acessórios seminovos de grandes nomes da moda, a preços mais acessíveis. Confira alguns exemplos de lojas que trabalham com a venda de artigos de luxo seminovos:

Vale destacar que, apesar de serem usados, os produtos vendidos nesses canais passam por um rigoroso processo de avaliação. Isso é feito para confirmar se os itens são realmente originais e verificar a conservação das peças. Portanto, quem deseja trabalhar com produtos de luxo seminovos deve ter extrema atenção com a procedência e a qualidade das mercadorias.

Prezar pela reputação

Quando falamos em mercado de luxo, confiança e reputação são palavras-chave. O público aceita pagar mais caro em produtos de grandes grifes pensando justamente na qualidade das mercadorias e na alta durabilidade – o alto gasto é visto como um investimento. Nesses sentido, a baixa reputação gera insegurança no público, o que diminui drasticamente a taxa de conversão.

Porém, há ações que podem ajudar a loja a melhorar a ganhar credibilidade. Entre as mais básicas e cruciais estão ter uma operação agilizada e oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. Outra dica é enviar embalagens caprichadas e com recados de agradecimento para valorizar a unboxing experience. Por fim, é recomendável acompanhar sites de reclamação e pedir que o público avalie as compras.

Investir em divulgação

Vender pela internet é uma atividade bastante concorrida. Com a democratização do acesso ao mercado e o ótimo desempenho do e-commerce, um número crescente de pessoas têm investido nas vendas online. O resultado é que a concorrência está mais acirrada, exigindo que os lojistas sejam inovadores e adotem práticas eficientes e profissionais. Tudo isso com um objetivo claro: conquistar visibilidade e reconhecimento.

Em tal cenário, investir em divulgação ganha uma relevância fundamental, principalmente para quem trabalha com produtos de luxo. Marketing de conteúdo, redes sociais e mídia paga são só algumas das opções de estratégias eficazes para a loja alcançar novos clientes e fortalecer a marca. E o melhor: é possível ganhar visibilidade e cativar o público sem gastar muito dinheiro!

Vender em grandes marketplaces

Se você deseja construir uma forte presença no e-commerce, vender em marketplaces é uma ação crucial. Cada vez mais relevantes para o comércio online, esses canais oferecem vantagens como alta visibilidade, tráfego qualificado e baixos custos de investimento. Alguns exemplos de grandes marketplaces são Amazon, Americanas, Shoptime, Walmart, Ponto Frio, entre outros. Frente a isso, é mais do que recomendável incluir os varejistas online na estratégia de vendas da sua loja.

Um dos caminhos mais eficazes para isso é contar com o Olist, a melhor solução do mercado de marketplaces. Estamos presentes e temos alta reputação em mais de 10 grandes sites, desenvolvemos uma plataforma de alta tecnologia para gestão das vendas e temos uma equipe especializada em mercados online. Saiba mais sobre nosso negócio e entenda como podemos ajudar você a ganhar dinheiro nos marketplaces com a venda de produtos de luxo!

Invista no mercado de luxo para aumentar o faturamento da sua loja!

Agora que você já sabe o que fazer para se destacar no segmento de luxo, comece a colocar as dicas em prática! Selecione as melhores marcas para vender, monte um catálogo diversificado, ofereça um atendimento personalizado e divulgue a sua marca na internet. Esses são os primeiros passos para você conquistar seu espaço no e-commerce brasileiro e aumentar o faturamento. E não esqueça de contar com o Olist para ingressar nos maiores marketplaces do Brasil e vender como sempre sonhou!

Aproveite para conferir uma lista de acessórios fashion com alto potencial de venda no e-commerce!

Como vender produtos de luxo online: fature muito com esse mercado!
5 (100%) 5 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu