Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender mais produtos de pet shop: aumente as vendas da sua loja virtual!


Como vender mais produtos de pet shop: aumente as vendas da sua loja virtual!As pessoas têm se preocupado cada vez mais com o bem-estar de seus bichos de estimação e, por essa razão, estão investindo em produtos e serviços de maior qualidade. Não à toa, o mercado de itens para pet shop movimentou cerca de R$ 25 bilhões em 2017 – crescimento de 7% em relação ao ano anterior –, de acordo com as estimativas do Instituto Pet Brasil.

Por conta de tamanho potencial, o segmento de venda de artigos para animais está ficando mais concorrido. Mas isso não é motivo para desmotivação: com planejamento, dedicação e estratégias eficientes você pode consolidar a sua marca e ocupar as primeiras posições nesse mercado.

Pensando nisso, nós separamos 6 dicas imperdíveis para você impulsionar o faturamento do seu negócio. Confira as sugestões, coloque-as em prática e boas vendas!

Contrate o olist agora mesmo

Dicas para vender produtos de pet shop pela internet

1) Tenha planejamento

Ter um planejamento bem estruturado é crucial para todo lojista que deseja ser bem sucedido no comércio de produtos para pet shop. Esse segmento está em expansão no Brasil e, por essa razão, a concorrência tende a aumentar cada vez mais. Frente a isso, recomendamos que você tenha clareza ao definir os objetivos da sua loja.

Alguns dos pontos a serem considerados no processo de planejamento são o público-alvo da empresa – idade, localização e classe social, por exemplo –, os canais de atuação – e-commerce próprio, marketplaces, loja física, entre outros – o portfólio, sobre o qual falaremos mais, e a precificação.

Organize um cronograma com ações para curto, médio e longo prazo para o negócio. Além disso, defina uma identidade visual e de comunicação para a marca e invista em campanhas de marketing para a divulgação. Ações como essas ajudarão você a atuar com mais foco e visão estratégica.

2) Monte um portfólio variado

Conforme comentamos no tópico anterior, é importante dedicar uma atenção extra ao portfólio da loja. Trabalhar com produtos de qualidade e que estão entre os favoritos do público dá mais visibilidade e autoridade à marca e estimula o aumento das vendas. Por isso, sugerimos que você pesquise a concorrência para identificar quais itens têm maior potencial no segmento de pet shop.

Uma das estratégias que você pode adotar é investir na diversidade de mercadorias, incluindo itens de várias categorias para cães, gatos, animais de maior porte etc. Dependendo dos objetivos comerciais da sua loja, você pode abranger de rações a medicamentos veterinários. Outra opção é trabalhar com produtos personalizados, como roupinhas e brinquedos exclusivos.

A seguir, listamos algumas sugestões de artigos para pet shop que você vender na sua loja:

  • Ração
  • Petiscos
  • Coleiras e guias
  • Brinquedos
  • Roupinhas
  • Lacinhos e acessórios
  • Tapetes higiênicos
  • Fraldas
  • Shampoos e condicionadores
  • Remédios (vermífugos, antipulgas etc.)
  • Potes para água e ração
  • Casinhas
  • Rasqueadeiras e escovas
  • Arranhadores para gatos
  • Caixa para transporte
  • Focinheiras
  • Colares Elizabetanos

3) Trabalhe com revenda

Se você está entrando no segmento de itens para pet shop agora, o caminho mais indicado é trabalhar com revenda. Ao comprar mercadorias em quantidade, o lojista diminui custos, reforça o estoque e evita preocupações com a fabricação dos próprios produtos. Além disso, pode aproveitar a reputação de grandes marcas, já reconhecidas no mercado, diminuindo gastos com divulgação.

No entanto, preze sempre pela qualidade dos produtos e fique atento à procedência das mercadorias. Tenha em vista a preocupação de garantir a segurança, o conforto e o bem-estar dos animais e também dos donos dos pets. Para tanto, selecione fornecedores confiáveis, que ofereçam bons produtos a um preço acessível – no fim deste post, preparamos um bônus com diversas empresas que podem ajudar você!

4) Faça boas promoções

Não há dúvidas de que bons descontos atraem clientes e impulsionam as vendas. Pensando nisso, criar ações promocionais com frequência ao longo do ano é uma ótima tática para conquistar mais destaque no mercado de produtos para pet shop. Mas, claro, lembre-se sempre de respeitar o orçamento da sua loja e agir com planejamento para não ter prejuízos financeiros.

Aproveite tendências de mercado e datas especiais, como a Black Friday, para fazer promoções, dar descontos progressivos e distribuir brindes. Mais uma dica para atrair um maior número de consumidores é oferecer descontos em kits de produtos – com isso, você conseguirá girar o estoque e aumentar o ticket médio das compras.

Além de aumentar as vendas, as promoções incentivam a fidelização do público, que passa a fazer compras recorrentes. Para incentivar tal comportamento, a sua loja pode criar um programa de fidelidade, oferecendo vantagens aos clientes mais antigos. Um exemplo: a cada X compras, o consumidor ganha X% de desconto no valor final do pedido ou recebe um brinde exclusivo.

5) Participe de eventos do segmento

Marcar presença em eventos relacionados ao comércio eletrônico e, principalmente, ao mercado de pet shop é de grande importância para as lojas que desejam ganhar mais visibilidade. Esses encontros permitem que o vendedor acompanhe as tendências de mercado, faça networking com outros profissionais do ramo e divulgue a marca e os produtos próprios.

Dessa forma, recomendamos que você participe de feiras do segmento e fique sempre atento aos lançamentos da área. Alguns exemplos de encontros da categoria de produtos para pet shop são os seguintes: PetPro Expo, Expo Pet Curitiba e Feira Super Pet. Vale lembrar que marcar presença em feiras de adoção é uma forma de divulgar ainda mais a loja e estreitar os laços com o público.

6) Venda em marketplaces

Os marketplaces funcionam como shopping centers virtuais, nos quais milhares de lojistas podem anunciar seus produtos e vendê-los a clientes de diferentes regiões do país. Esses mercados online, que atendem a diversos nichos de mercado, são ótimos canais de venda porque têm um tráfego alto e qualificado. Outro benefício é o custo relativamente baixo em relação a um e-commerce próprio, por exemplo.

Tendo em vista esses benefícios, é mais do que indicado que a sua loja ingresse nos marketplaces. Além de exibir os seus produtos a um grande número de visitantes, você poderá alcançar um público abrangente e diversificado gastando pouco com divulgação. Outra estratégia eficiente é investir na diversificação de canais – marketplaces, e-commerce próprio e loja física, por exemplo.

O melhor caminho para quem quer alcançar uma excelente performance de vendas nos marketplaces é vender com o olist. Nós somos a loja líder nos mercados online e especialistas em vendas pela internet. Por meio da nossa alta reputação, os lojistas parceiros conquistam os melhores posicionamentos nos principais varejistas online brasileiros, como Americanas, Submarino, Mercado Livre e Walmart. Saiba mais sobre o nosso trabalho acessando este link e participe da seleção de lojistas do olist.

BÔNUS: onde comprar produtos para animais no atacado

Listamos abaixo alguns sites que vendem artigos para pet shop por atacado e que podem ser úteis para o seu negócio – lembre-se de também é possível encontrar produtos com preço acessível em regiões comerciais como a 25 de Março e o Brás, em São Paulo (SP):

O mercado de itens de pet shop tem um grande potencial de negócio!

Trabalhar com produtos de pet shop representa uma excelente oportunidade para os lojistas que estão começando a vender pela internet e para quem quer aumentar o faturamento. Tal segmento está em expansão no Brasil e tem ganhado mais visibilidade devido ao surgimento de novos serviços voltados aos pets.

Siga as dicas que listamos neste post e dedique-se ao máximo para tornar a sua loja referência no assunto. Além de turbinar as vendas, você conquistará alta reputação no mercado de comércio online. E, claro, conte com o Olist para vender os seus produtos nos principais marketplaces do Brasil!

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o nosso post com dezenas de ideias e frases para atrair mais clientes!


Como vender mais produtos de pet shop: aumente as vendas da sua loja virtual!
Avalie este post

1 Comentário

Adicione o seu
  1. 1
    Orlando Pereira Silva

    Se na prática houver correspondência com a teoria, poderei parabenizá-los brevemente.Minha empresa Cute House fabrica e vende casas e camas pet diferenciadas, não existe nada no mercado parecido.Apenas um dos diferenciais: todos os produtos possuem placas identificadoras (para gravar o nome do pet em prata 950 Ag, crivadas com zircônias e a criterio do cliente esta placa pode ser em ouro 18 k crivadas com brilhantes.Este é apenas um dos diferenciais. Ja estou na seleção de lojista aguardando contato.

+ Deixe um Comentário