sexta-feira, 5 junho, 2020
Início Como começar a vender Concorrência no e-commerce: como superar esse grande desafio?

Concorrência no e-commerce: como superar esse grande desafio?

0

Concorrência no e-commerce - Como superarA concorrência no e-commerce é um dos maiores desafios para quem deseja se consolidar no setor. Então, por que não transformar essa dificuldade em uma oportunidade?

Neste artigo, vamos conversar sobre a importância de concorrer na ponta do mercado digital e como ações bem focadas podem fazer com que a loja apareça em destaque para o público. Ficou curioso sobre esse assunto? Então continue a leitura para saber mais!

Baixe a Lista!

A concorrência no e-commerce é um grande desafio

Não é preciso muito para perceber o quanto o setor de e-commerce cresceu de dez anos para cá. As ferramentas de gestão tornaram-se mais eficientes, os processos de logística estão mais simples e soluções como os marketplaces criaram a oportunidade de ter uma vitrine incrível para produtos gastando pouco.

Nesse cenário, muita gente que empreende vai buscar o próprio espaço. À medida que o mercado expande, mais cases de sucesso surgem de pessoas que, com pouco investimento, conseguiram grandes resultados.

O que é um reflexo das oportunidades que o e-commerce traz também é um desafio para quem está começando. Com tantas lojas e marcas disputando a atenção do consumidor, nem sempre é fácil se destacar.

Mas isso não significa que é impossível ou improvável ter sucesso. Muito pelo contrário! Quem entende por que existe tanta concorrência e sabe como alcançar o público tem uma incrível vantagem sobre os concorrentes. É uma questão de foco, personalidade e aposta nas estratégias certas.

Como você pode superar a concorrência

É importante destacar que os tópicos que analisaremos não apontam diretamente sobre preços, condições ou ofertas. Muitos empreendedores em e-commerce acreditam que a atenção exclusiva a essas táticas tradicionais vai funcionar, mas não é bem assim.

No setor, o que consolida uma loja é visibilidade, identidade e relacionamento. Destacar-se é ser diferente dos concorrentes, oferecer algo único. Nesse sentido, podemos listar algumas práticas muito importantes para o sucesso. Confira!

Tenha um planejamento de consolidação

Primeiro, é preciso deixar claro que não se executa estratégia sem planejamento. O que você quer alcançar com a loja? Quais são os objetivos de venda? Como vê a marca daqui a 5 ou 10 anos?

Você precisa saber aonde quer chegar para traçar o caminho mais curto. É uma ideia que deve ser aprofundada, já que depende muito de negócio para negócio, mas queríamos apontar desde já essa importância.

Defina um nicho de mercado

Essa é outra tática muito utilizada pelos e-commerces que se destacam da concorrência. Por que tentar abraçar o mundo e concorrer com milhares de vitrines se você pode dominar um nicho com apenas dezenas de concorrentes?

Nichar o negócio diminui a disputa por espaço, mas principalmente aproxima você de seu cliente. Uma loja nichada pode não ter um alcance imenso, mas cria um engajamento muito mais profundo daquele público específico. Logo, troca-se o volume por fidelização.

Reestruture o seu mix

Definido o nicho que você quer trabalhar, é preciso rever o mix de produtos que vai ser mais atrativo a esse público.

Grandes empresas podem investir em multidepartamentos, mas o ideal para começar é ter uma coerência e aproximação entre os produtos.

Assim, você cria uma identidade mais bem definida e utiliza essa proximidade como uma chance de aumentar seu ticket médio em cada venda.

Foque no SEO

Com as etapas anteriores bem-feitas, podemos partir para a próxima ação desta lista, que é a otimização para mecanismos de busca, ou SEO.

Qual é a primeira ação que um consumidor faz quando deseja um produto? Sim, ele pesquisa no Google. Na maioria das vezes, a compra será realizada dentre os primeiros resultados que aparecerem para ele.

O que determina que uma loja apareça na frente de outras centenas é a relevância. Você pode contratar alguém especializado para fazer essa reestruturação na página da sua loja, mas também precisa oferecer conteúdo relevante e útil para os consumidores.

Assim, você ganha tráfego orgânico, um topo de funil de vendas barato e muito eficiente para qualquer negócio digital.

Preste atenção na experiência do usuário

Não adianta muito investir em SEO, em um novo nicho e destacar sua marca dos concorrentes se o público que você atrai não consegue navegar pela loja de maneira satisfatória.

Um bom negócio online tem páginas que carregam rapidamente, informações bem hierarquizadas e completas, imagens de alta qualidade e um processo de conclusão de compra eficiente. Dessa forma, você garante que boa parte dos consumidores chegue até o fim da jornada.

Invista em vários canais de venda

Hoje existem portais comparadores de preço, buscadores especializados e outros hubs de e-commerce que dão muita visibilidade mesmo entre concorrentes. Mas o principal deles é o marketplace.

Um bom marketplace garante uma ótima experiência ao usuário e fornece opções variadas para que seja possível expressar a identidade da marca.

Se você consegue construir essa imagem única e oferece um mix atrativo para seu nicho, a popularidade da loja dentro do canal se torna uma ferramenta poderosa de divulgação e conversão.

Invista em atendimento

Se relacionamento é a chave para se aproximar do seu público, uma das prioridades da sua loja deve ser o atendimento. Aqui podemos incluir uma boa ferramenta de CRM, prontidão e boa vontade para resolver dúvidas e reclamações e também presença nas redes sociais.

Quando uma loja virtual está sempre disponível e participa do dia a dia do público, ela se torna uma amiga, alguém de confiança. Quando você atingir esse ponto, significa que alcançou o sucesso que a maioria de seus concorrentes pode nunca experienciar.

Por que começar o quanto antes

Muitas das práticas que listamos no artigo são processos que demandam preparo, consistência e tempo. A ideia é que os primeiros sinais de crescimento se tornem um ciclo positivo, trazendo a capacidade de novos investimentos e uma maior identificação dentro do nicho escolhido.

Por isso, é preciso começar agora! Coloque foco e determinação no planejamento dessas estratégias. Pesquise, estude, experimente. E o mais importante de tudo: ouça seu público e faça parte da vida dele.

Dessa forma, em pouco tempo, você começará a colher os frutos dessa perseverança. Se a concorrência no e-commerce é acirrada, a única saída é se tornar uma loja original, com sua própria voz.

A forma mais inteligente de iniciar esse processo é entendendo o que os concorrentes estão fazendo — o famoso benchmarking! Para ajudar, preparamos uma planilha grátis de análise de concorrência e preço no e-commerce. Confira!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui