Destination Marketing: as 6 melhores estratégias para aplicá-lo

Destination Marketing: as 6 melhores estratégias para aplicá-loAs organizações de turismo são tradicionalmente afiliadas aos governos, beneficiando-se de financiamento público e outras vantagens. No entanto, isso está mudando. Vários países implementaram medidas de austeridade que influenciam diretamente as opções de financiamento.

Hoje, é indispensável encontrar oportunidades para se tornar (e permanecer) autossustentável. À medida que os orçamentos diminuem, é hora de revisitar e até reinventar o modelo de divulgação do negócio.

Se todos os esforços de marketing estão focados em descontos, é hora de pensar fora da caixa e buscar soluções eficientes. Uma alternativa para promover o empreendimento pode ser o destination marketing (ou marketing de destino).

Como se sabe, o digital mudou a forma de interagir com as marcas. E assim, quase todos os setores foram obrigados a rever as estratégias de comunicação — incluindo o de viagens e turismo. Veja, a seguir, como esse conceito pode ser revolucionário!


O que é destination marketing?

O marketing de destino é um ramo focado na promoção de uma cidade, região ou país específico. O principal objetivo da estratégia é elevar o número de visitantes em um determinado local.

E não se trata apenas de turistas. Por meio dele, também se pode atrair estudantes, trabalhadores qualificados ou investidores. Essa estratégia funciona principalmente no topo do funil, com o objetivo de educar potenciais clientes sobre algum local. Tudo isso acontece antes das decisões com maior peso — como reservar um voo ou acomodação.

Assim, os profissionais de marketing de destino trabalham para melhorar o bem-estar de moradores e turistas, aumentando o valor econômico das reservas domésticas e internacionais.

Quais as melhores estratégias de destination marketing?

O que diferencia determinada experiência das centenas de outras semelhantes? O lugar é cheio de beleza natural ou tem uma rica história e cultura? O primeiro passo no marketing de destino é descobrir por que as pessoas escolhem essa viagem e como incentivá-los a fazer a escolha certa. Veja outras ideias a seguir.

1. Utilize canais digitais para envolver o público

A experiência do viajante moderno começa muito antes da compra e continua mesmo após o término da viagem. Ao otimizar a comunicação digital, incluindo mídias sociais, e-mails e publicidade paga, é possível aumentar o engajamento e obter um número maior de reservas online.

Use as experiências de clientes, materiais visuais e o storytelling no marketing de conteúdo para oferecer um produto turístico único. 

É fato que a publicidade digital está substituindo a offline em vários segmentos, e os motivos são bem claros. Os anúncios online são mais baratos e direcionados, além de facilitarem o rastreio do ROI (retorno do investimento). Eles também podem ser úteis para:

  • Construção de marca
  • Testar e refinar ofertas e mensagens
  • Alcançar pessoas de diversas regiões
  • Retargeting (impactar quem que já demonstrou interesse)

2. Melhore a experiência de compra

Ofereça, no ato da compra, uma experiência visual rica das principais atrações da cidade — parques temáticos, praias etc.

Procure sair do padrão das fotos e vídeos e oferecer experiências imersivas, como um tour virtual no hotel ou passeios de 360º em pontos de referência. Não esqueça de permitir o acesso a partir de qualquer dispositivo — com um site responsivo ou aplicativo oficial.

Você não precisa (e não deve) trabalhar sozinho. Crie parcerias com outras empresas de viagens da região, como hotéis, restaurantes e locais de entretenimento, para melhorar a atração de clientes.

3. Seja orientado por dados

Conhecer detalhes sobre os visitantes (online e offline) ajudar a tomar melhores decisões e adaptar as ofertas às necessidades dos clientes. Do ponto de vista digital, acompanhe as principais informações, como:

  • Número de visitantes do site
  • Taxa de abandono
  • Páginas mais visitadas
  • Principal origem do tráfego
  • Comportamento no site
  • Vendas

Obter essas informações é fácil com ferramentas como o Google Analytics e Hotjar. Faça pesquisas regulares também no mundo offline e descubra processos que podem ser aprimorados ou eliminados.

O ponto principal dessa estratégia é basear todas as decisões em dados concretos, em vez de perder tempo (e dinheiro) com suposições.

4. Trabalhe com influenciadores

Pense em blogueiros, youtubers ou qualquer personalidade que comunique-se com o público-alvo desejado. Naturalmente, os influenciadores têm seguidores engajados e abertos a indicações.

No entanto, escolher os profissionais certos não é uma tarefa fácil. Lembre-se de que a contagem de fãs não é tão relevante. Em muitos casos, melhores resultados vêm pela associação com personalidades de nicho. Isso também ajuda a reduzir o custo geral da campanha.

Claro, a negociação pode ser diferente com cada influenciador. Por exemplo, dá para oferecer viagens e acomodações gratuitas em troca de um vídeo ou artigo que fale sobre os serviços da empresa.

5. Promova o destino em sites de viagens

Além do próprio site, é importante alcançar pessoas que não têm conhecimento do seu destino. Os sites de viagens oferecem uma solução perfeita, e isso pode incluir TripAdvisor, Airbnb, Trivago e Booking, por exemplo.

Você também pode usar sites de viagens para monitorar avaliações, responder a críticas e melhorar o feedback ao longo do tempo.

6. Personalize a comunicação

Grandes companhias, como Amazon, Netflix e Airbnb, personalizam as ofertas para cada usuário. Essa é uma das maiores tendências no mercado para incrementar o engajamento e as conversões.

Em organizações menores, algumas ações podem ser feitas sem grandes investimentos em software. Por exemplo, além da fácil segmentação de anúncios (no Facebook, Instagram e Google), pode-se separar leads por interesses e histórico de compra. Assim, cada grupo recebe comunicações e ofertas bem segmentadas.

O futuro da indústria de viagens

Essas novidades não são exclusivas para a indústria do turismo. Todos os mercados estão em constante evolução. Manter-se atualizado com relação às mudanças do setor oferece várias oportunidades para melhorar os resultados.

Quase qualquer destino terá atrações únicas, características naturais, locais de interesse ou aspectos culturais que agradarão aos visitantes. As estratégias de destination marketing listadas acima podem ser usadas para destacar essas qualidades. Ainda, colocam o cliente no centro das decisões.

Por fim, os negócios que prosperam são os que estão dispostos a adotar novas maneiras de trabalho. As novidades estão disponíveis para todos e oferecem benefícios reais.

Você já adotou estratégias de conteúdo na empresa, mas não conseguiu os resultados desejados? Veja as melhores práticas de Inbound Marketing para alavancar o faturamento da marca!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *