Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Dia do Consumidor 2019: aproveite a data para turbinar as vendas online!


Dia do Consumidor 2019: aproveite a data para turbinar as vendas online!

O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março e é a oportunidade perfeita para os lojistas venderem mais e os clientes encontrarem boas promoções. A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014. Cada vez mais relevante no mercado, a campanha é considerada uma Black Friday do primeiro semestre por conta do alto potencial.

Não à toa, e-commerces de diversos segmentos têm aproveitado o Dia do Consumidor para oferecer bons descontos ao público e ganhar credibilidade online. Além de atrair clientes novos para as empresas, a data aumenta a taxa de conversão das compras, estimula o crescimento do ticket médio e estreita o relacionamento com os consumidores.

Preparamos este texto para reforçar a relevância do Dia do Consumidor e compartilhar 5 dicas infalíveis de como aproveitar a data para vender muito mais pela internet em 2019. Também listamos alguns sites nos quais os consumidores podem encontrar boas ofertas durante a campanha. Acompanhe a seguir!

Contrate o olist agora mesmo


O Dia do Consumidor em números

Os resultados das edições anteriores do Dia do Consumidor falam por si só  sobre o excelente potencial da data. Entre as vantagens que a campanha gera para os e-commerces estão o aumento do número de visitantes, o alto ticket médio e o crescimento do faturamento. Selecionamos cinco dados que comprovam como o Dia do Consumidor é benéfico para o comércio eletrônico e para o mercado em geral. Confira:

  1. Em 2017, o Dia do Consumidor gerou um faturamento de R$ 224 milhões para o e-commerce, de acordo com o Buscapé.
  2. As buscas referentes à data cresceram 92% entre 2017 e 2018, conforme aponta uma pesquisa do Google.
  3. Ainda segundo esse estudo, os principais sites do Brasil recebem 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor.
  4. Já um levantamento da Social Miner estima que 57,5% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 200 em compras durante a campanha.
  5. O relatório também revela que os fatores de maior influência na decisão de compra dos consumidores são: preço, confiança na marca e confiança na loja.
Números de visitas nos principais e-commerces do país durante o Dia e a Semana do Consumidor. | Reprodução: Think with Google.
Números de visitas nos principais e-commerces do país durante o Dia e a Semana do Consumidor. | Reprodução: Think with Google.

Depois de ter acesso a esses dados, é impossível negar que o Dia do Consumidor impacta positivamente os resultados do varejo brasileiro, não é mesmo? Agora que você já entende a relevância da data, é hora de aprender como conquistar bons resultados de vendas durante a campanha. Veja a seguir cinco dicas exclusivas que vão ajudar você a impulsionar o faturamento!

5 ações infalíveis para turbinar as vendas durante a data

1) Selecione produtos em tendência

O primeiro passo para se destacar da concorrência no Dia do Consumidor é colocar em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público. No entanto, é preciso agir com antecedência para identificar as mercadorias que estão em tendência, negociá-las com os fornecedores e reforçar o estoque desses itens na loja.

Fique atento aos últimos lançamentos do mercado e utilize recursos como o Google Trends e os materiais da série Grandes Listas Olist para descobrir que produtos estão entre os mais buscados pelos clientes. A lista de categorias favoritas do público no Dia do Consumidor 2018, publicada no estudo da Social Miner que citamos anteriormente, também pode ajudar você:

  • Moda e acessórios (52,2%)
  • Eletrônicos (46,1%)
  • Beleza e Saúde (45,7%)
  • Informática (45,3%)
  • Telefonia (43,7%%)
  • Livraria (39,6%)
  • Eletrodomésticos (33,1%)
  • Móveis (32,2%)
  • Viagem (24,1%)
  • Bebidas (15,1%)
  • Bebês (12,2%)
  • Outros (3,7%)

2) Ofereça descontos incríveis

Um requisito para a loja ser bem-sucedida na campanha de Dia do Consumidor é anunciar ofertas que sejam realmente vantajosas para os clientes. Promoções do tipo “tudo pela metade do dobro” fazem o público se sentir enganado e podem até resultar em problemas judiciais. Por isso, tenha atenção ao definir os preços dos produtos.

Entre as ações que podem otimizar a performance da sua loja estão aplicar preços agressivos em determinados itens, oferecer descontos progressivos e montar kits de mercadorias para aumentar o ticket médio das compras. Não esqueça de fazer a precificação adequada dos produtos da sua loja.

3) Use frases chamativas

Use toda a sua criatividade para criar frases cativantes e persuasivas na divulgação das promoções. São elas que irão convencer o público a comprar na sua loja virtual. Por isso, fuja dos clichês, invista no bom humor e valorize os diferenciais do seu negócio. Encontre inspirações no post que preparamos com 43 ideias e frases para atrair clientes!

Saiba mais!

Outra dica útil é caprichar nos anúncios das mercadorias. Eles representam o primeiro contato dos clientes com o seu produto, então devem ser claros, informativos e completos. Tenha atenção principalmente com os títulos, descrições e imagens utilizadas – confira o e-book produzido pelo Olist sobre como criar o anúncio perfeito.

4) Invista em divulgação

A concorrência entre lojas virtuais fica muito mais acirrada durante datas comerciais. Visando atrair o maior número possível de clientes, as empresas usam estratégias agressivas, incluindo o alto investimento em campanhas de divulgação – reforçar a presença na internet permite que a marca ganhe visibilidade e alcance novos públicos.

Por essa razão, recomendamos que os lojistas invistam pesado na divulgação das promoções durante datas como Dia do Consumidor. Use as redes sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial  de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.

5) Valorize a experiência do cliente

Mais do que turbinar as vendas no Dia do Consumidor, o objetivo do lojista deve ser fidelizar os clientes e estabelecer com eles um relacionamento de longo prazo. Ter essa visão é fundamental para garantir o crescimento saudável dos negócios. Nesse contexto, o ponto-chave é proporcionar uma experiência de compra memorável ao público.

Inúmeras ações podem ajudar você nessa missão. A mais importante é dar um atendimento excepcional, que realmente cative o consumidor. Contar com uma operação agilizada também é bem visto pelo público. Outras sugestões são enviar recados de agradecimento, oferecer um bom unboxing e incentivar as avaliações de compra.

Onde encontrar boas promoções no Dia do Consumidor

Se você está em busca de boas ofertas e não sabe exatamente onde comprar, não se preocupe! Preparamos uma lista com vários sites em que você com certeza vai encontrar ótimos descontos no Dia do Consumidor. Veja abaixo:

Aproveite o dia 15 de março para impulsionar o faturamento da loja!

O Dia do Consumidor é a data perfeita para a sua loja turbinar o faturamento no primeiro semestre do ano. Então nem pense em deixar passar essa oportunidade! Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação.

Com planejamento e estratégias eficientes, o seu negócio com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o potencial da data. Os resultados disso serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns. Então mãos à obra e excelentes vendas!

Aproveite para saber mais sobre a Black Friday, outra data com excelente potencial de negócio!

Venda mais com o Olist

Dia do Consumidor 2019: aproveite a data para turbinar as vendas online!
5 (100%) 8 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu