Como fazer a diversificação de produtos no e-commerce?

Como fazer a diversificação de produtos no e-commerce?A seleção dos produtos que serão vendidos no e-commerce é um momento que influencia diretamente os resultados do negócio. Essa decisão é tão importante no início da empresa quanto na hora de expandi-la, ao diversificar o mix para aumentar as vendas.

Para o cliente, a diversificação de produtos pode ser muito conveniente. Afinal, ele passa a encontrar tudo o que procura em um só lugar. Assim, além de mais praticidade, ele usufrui de vantagens financeiras. Descontos, melhores condições de pagamento e um único valor de frete são bons exemplos.

Neste artigo, você vai entender o que deve ser considerado na hora de fazer a diversificação de produtos da sua loja. Ainda, verá como isso ajudará as vendas no e-commerce a crescerem. Acompanhe!


Como fazer a diversificação de produtos no e-commerce

Empresas que têm portfólio diversificado correm menos riscos do que aquelas que trabalham com um único produto. Essa decisão traz diversos benefícios. Bons exemplos são ampliação da base de consumidores, alta competitividade, identificação de tendências de mercado e fortalecimento da imagem da marca. Com isso, crescem as possibilidades de aumento do faturamento.

Para saber como fazer a diversificação de produtos de maneira adequada no e-commerce, é preciso considerar alguns pontos. Confira, a seguir, a lista que preparamos com o passo a passo para garantir o mix ideal!

Conheça as necessidades do seu público

Conhecer bem o público-alvo é o primeiro passo de muitas estratégias. Com a diversificação de produtos, não poderia ser diferente. Afinal, antes de escolher o que vender, é preciso saber o que as pessoas querem comprar.

A persona é uma representação semifictícia do cliente ideal de uma marca e considera pontos que vão além de dados demográficos, como idade, região, renda e gênero. Assim, a construção desse perfil leva em conta aspectos mais subjetivos, como sonhos, preocupações, necessidades, problemas e influências. Essa é uma das melhores formas de entender o que o cliente busca e que tipos de problema ele precisa resolver.

Com essas informações, você consegue se antecipar às necessidades do público e ter disponíveis na sua loja os produtos que sabe que ele deverá procurar.

Considere ofertar produtos complementares

Se você já tem clara a informação de quais são os seus produtos mais vendidos, selecione outros que sejam complementares a esses e que também possam ser do interesse da sua persona. Se você vende roupas, invista em acessórios. Já se vende sapatos, passe a oferecer meias. Se tem uma loja de móveis, que tal negociar, também, alguns artigos de decoração?

Os produtos complementares, além de oferecerem praticidade ao cliente e aumentarem o ticket médio da sua loja, ajudam a atrair um maior número de consumidores.

Seguindo o exemplo do comércio de móveis, é possível que alguém que esteja buscando artigos de decoração na internet acabe chegando à loja por conta disso. Assim, a marca passa a ser mais conhecida e pode fazer parte das opções daquela pessoa quando ela precisar de móvel novo.

Tenha calendário de vendas sazonais

As vendas sazonais são uma excelente maneira de aproveitar as datas comemorativas para melhorar a saída dos produtos que mais vendem e aproveitar para oferecer outros itens. A escolha das datas vai depender do nicho de mercado. Se você não trabalha com nenhum produto infantil, por exemplo, não faz sentido comemorar o Dia das Crianças. Por sua vez, quem trabalha com o público feminino pode ter bons resultados no Dia das Mães.

Além das datas comemorativas, existem algumas épocas do ano que precisam ser melhores aproveitadas por meio da diversificação de produtos. Um exemplo é o início ano, quando muitos pais procuram material escolar. Montar kits é bastante atrativo nesses casos.

Épocas promocionais, como a Black Friday, no final de novembro, são outra oportunidade para faturar mais e vender produtos diversificados. Não se esqueça de planejar tudo com antecedência e preparar o estoque para atender a demanda.

Para saber quais são as principais sazonalidades do comércio eletrônico, confira o Calendário do E-commerce, produzido pelo Olist!

Acompanhe as tendências de mercado

As tendências de mercado e o comportamento do consumidor estão sempre evoluindo. Por isso, antes de investir em novos produtos, o empresário precisa analisar essas questões com cuidado. Essa atitude evita fracassos de vendas e perdas financeiras e ajuda a identificar novas oportunidades.

É importante estar um passo à frente dos concorrentes em relação às tendências. Assim, você evita comprar produtos que, mesmo na moda, já estão saturados no mercado, por exemplo. Isso é problemático porque acabará resultando em estoque parado. Para agir da maneira mais adequada, esteja sempre atento à concorrência. Observe o que estão vendendo, os preços, promoções, ações de marketing etc.

Diversifique os canais de venda online

A diversificação dos canais de venda ajuda a atingir mais clientes e a oferecer melhores experiências para o consumidor. Você pode negociar os produtos por meio de e-commerce, marketplace, redes sociais e soluções como o Olist.

As opções são muitas, e não dá para estar presente em todas. Então, antes de escolher, avalie pontos como:

  • Presença do público
  • Custo
  • Espaço para fotos e textos
  • Posicionamento nos mecanismos de busca
  • Disponibilidade de relatórios para análise dos resultados

Com o tempo, você perceberá que alguns produtos performam melhor em um canal do que em outro e conseguirá otimizar a sua estratégia de marketing, divulgando cada item na plataforma ideal.

Como a diversificação de produtos aumenta o diferencial competitivo

A diversificação de produtos é uma estratégia que pode diminuir o risco de falência e abrir novas oportunidades de mercado. Além disso, ajuda a identificar tendências, incrementando e ampliando a qualidade do negócio. Isso atrai mais clientes e melhora a experiência de compra, que é bastante valorizada pelos consumidores atuais.

Para que a diversificação de produtos seja bem-sucedida, não se esqueça de prestar atenção a alguns pontos. Além dos citados acima, é importante tomar cuidado para não investir em itens que não tenham a ver com a marca. Isso pode confundir o público em relação à empresa.

Aproveite para conferir nossa lista exclusiva de produtos com alta procura no Mercado Livre!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *