Empreendedorismo feminino: a internet como aliada dessa jornada

Empreendedorismo femininoO mercado de trabalho nem sempre foi o melhor amigo das mulheres. Ao longo dos anos — e apesar da conquista de espaço —, elas foram limitadas, seja por salários até 50% menores, seja pela falta de oportunidades. Contudo, esse cenário vem passando por mudanças, e muitas delas estão relacionadas ao empreendedorismo feminino.

A definição dessa prática é simples: qualquer ação empreendedora que seja realizada por mulheres. Isso inclui desde a pequena produtora de itens caseiros até a dona de um negócio de mais de 100 funcionários.

Mas como o universo online ampara cada uma dessas necessidades? Se você deseja se aprofundar no assunto, continue a leitura!


A internet e o empreendedorismo feminino


Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua informam a força das mulheres como empreendedoras: 9,3 milhões de brasileiras são líderes de negócios. Esse número mostra o espaço crescente que o público feminino garante no universo empreendedor — mesmo enfrentando obstáculos.

Desafios


Para entender a atuação das mulheres em projetos empreendedores virtuais, vale considerar algumas dificuldades que esse público. A primeira diz respeito ao acúmulo de tarefas. Segundo o Sebrae Seu Negócio, as mulheres dedicam 18% menos horas do que os homens ao empreendimento. Isso, porque são colocadas como principais responsáveis pelas tarefas domésticas.

Outro desafio é a limitação a algumas áreas de atuação. Ela existe em função de um mercado que acredita que os únicos setores que devem ser ocupados pelas mulheres no e-commerce são os de beleza, moda e alimentação.

Por fim, há a rejeição às mulheres líderes. Para muitas, o respeito exige batalhas diárias. Além disso, há constantes questionamentos sobre os motivos que levaram uma mulher ao topo.

Oportunidades


Os obstáculos citados são inegáveis na rotina das mulheres empreendedoras. Entretanto, também existem muitas oportunidades — e elas sabem buscá-las. Um exemplo é o cenário de pandemia.

Com a crise gerada, dados do Sebrae Seu Negócio indicam que o público feminino buscou por soluções digitais 32% a mais do que os homens. Isso significa que as donas de empresas já identificaram o potencial que podem atingir por meio do ambiente online. E a tendência é que esse movimento ganhe cada vez mais força.

Em vista disso, é possível perceber que a internet desempenha um papel fundamental no empreendedorismo feminino. Além de aproximar as mulheres de públicos e mercados, o universo digital permite que a gestão seja feita de casa. Ele também facilita o acesso a conhecimento de qualidade e ampara uma futura empreendedora na hora de saber como criar um site, por exemplo.

Dessa forma, a web se mostra uma verdadeira aliada das mulheres. Independentemente de se elas desejam saber como começar um negócio do zero ou como recomeçar sua empresa no varejo, há um espaço dedicado ao tema. E o melhor: as soluções podem ser acessadas de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Passos para mulheres empreenderem na internet


Conhecido o potencial do empreendedorismo feminino online, é hora de conferir algumas sugestões capazes de otimizar o uso da internet. Elas são importantes na manutenção dos negócios, em especial após a apresentação dos desafios enfrentados pelas mulheres.

Exercite o autoconhecimento


A ideia é que haja avanço e mudança. No entanto, ainda haverá quem busque descredibilizar mulheres no ambiente empreendedor. Por isso, investir em autoconhecimento é importante. Ele evitará dúvidas sobre o próprio potencial e ajudará na manutenção do foco.

Confira algumas atitudes que podem auxiliar nesse sentido:

  • Conhecer o mercado de atuação e acompanhar as mudanças. Isso estimulará a compreensão do seu espaço no setor. A internet é um ambiente rico nesse sentido.

  • Buscar por cursos online que reforcem o papel da mulher no empreendedorismo.

  • Investir em conhecimentos sobre a área por meio de blogs, sites e redes sociais.

  • Acreditar no seu próprio potencial e estimular outras mulheres a fazer o mesmo.


Defina seus objetivos


A internet é um terreno vasto para a criatividade. Apesar de oferecer múltiplas oportunidades, isso pode ser perigoso, uma vez que leva algumas pessoas a desejarem fazer mais do que podem de uma só vez.

Definir objetivos gerais e metas de curto, médio e longo prazo é uma estratégia relevante. Ao aplicá-la, você conseguirá impedir que as múltiplas possibilidades do ambiente web se tornem malefícios em vez de oportunidades.

Fortaleça o networking


Redes sociais como o LinkedIn são excelentes na expansão da rede de contatos, mas a internet também oferece diversas outras opções nesse sentido. Participe de fóruns, divulgue-se nas redes sociais em que o público está e contate profissionais de serviços afins.

O empreendedorismo feminino se apoia em pilares de sororidade. Ou seja, no suporte mútuo entre mulheres. Isso significa ser possível crescer junto a outras donas de organizações, aprendendo umas com as outras.

Persista e tenha foco


A transformação digital nas empresas e o aumento do acesso à internet estão tornando os espaços cada vez mais competitivos. Dessa forma, a persistência e o foco passam a ser imperativos.

Aproveitar um mercado competitivo para crescer é uma atitude empreendedora de sucesso. Sabendo disso, revisite constantemente o propósito por trás do negócio e atenha-se a ele. Assim, será mais fácil superar qualquer percalço no caminho.

Apps que contribuem para essa jornada


Além dos fatores apresentados, a internet pode ajudar no caso de mulheres que desejam maximizar a gestão — ou, mesmo, saber como abrir uma empresa. Existem, por exemplo, excelentes aplicativos, como:

  • Trello, app de gerenciamento de tarefas

  • Asana, app de organização de afazeres

  • Google Agenda, app de automatização de calendários

  • Hi App, app de cartão de visitas para o empreendimento

  • Primer, app que ajuda a aprender sobre marketing digital


Conforme visto, a internet pode ser uma grande catalisadora do empreendedorismo feminino. Ela permite que os negócios sejam geridos de qualquer lugar, otimiza a melhoria contínua das donas de empresas e conecta pessoas. Com isso, os obstáculos enfrentados pelas mulheres empreendedoras tendem a perder espaço, sendo substituídos por oportunidades. Aproveite-as!

O que achou deste conteúdo? Caso tenha apreendido boas ideias, inspire outras mulheres a encontrar sua veia empreendedora ao compartilhá-lo em suas redes sociais!

    post anterior
    Números e tendências do setor de Alimentos e Bebidas que você não pode ignorar em 2023
    próximo post
    Uma Black Friday por mês: o plano ousado da Mil Grau junto ao Olist
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.