quinta-feira, 16 julho, 2020
Início Gestão de vendas Finanças Afinal, de que forma a falta de capital de giro pode impactar...

Afinal, de que forma a falta de capital de giro pode impactar a empresa?

0

Como a falta de capital de giro impacta a empresa

A falta de capital de giro é um dos maiores problemas enfrentados pelas lojas (e a causa de muitas falências). Esse componente afeta vários aspectos dos negócios, além de ser fundamental para planejar um crescimento sustentável a longo prazo. Esse termo contábil — crescimento sustentável — pode ser a chave do sucesso para as empresas.

Para garantir que o capital de giro seja alocado adequadamente, você precisa calcular os níveis atuais de ativos (contas a receber) e passivos (contas a pagar), projetar as necessidades futuras e considerar maneiras de garantir um fluxo constante de dinheiro. Continue a leitura para saber mais sobre o que é o capital de giro e como ele pode impactar a gestão!


O que é capital de giro?

Capital de giro é o dinheiro disponível para uma companhia nas operações diárias. Simplificando, o capital de giro mede a liquidez, a eficiência e a saúde geral da empresa.

Como inclui caixa, estoque, contas a receber, contas a pagar, a parcela da dívida vencida em um ano e outras contas de curto prazo, o capital de giro reflete os resultados de várias atividades. Você pode calcular usando a seguinte fórmula:

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

O ativo circulante refere-se às aplicações financeiras, dinheiro em caixa, contas a receber, dentre outros. O passivo circulante corresponde às contas a pagar, fornecedores, empréstimos, salários etc.

Um capital de giro positivo indica que a companhia pode pagar os passivos de curto prazo imediatamente. Já o negativo, geralmente, demonstra problemas financeiros. É por isso que os analistas e investidores são sensíveis a um baixo capital de giro. Nesse cenário, a organização tem dificuldade para manter ou aumentar as vendas.

Não confunda as necessidades de capital de giro de curto prazo com os requisitos permanentes e de longo prazo. Embora possa ser tentador usar uma linha de crédito para capital de giro para comprar máquinas, imóveis ou contratar funcionários permanentes, essas despesas exigem diferentes tipos de financiamento.

Quais os impactos de um capital de giro negativo?

Embora você não possa prever tudo sobre a administração de uma empresa, uma visão clara do capital de giro pode ajudar você a operar sem problemas hoje — e com estimativas realistas de longo prazo. Veja alguns pontos negativos de operar com baixo capital de giro logo abaixo.

Dificuldade de atrair investidores

A falta de capital de giro pode dificultar a captação de investimentos e financiamentos. Um saldo positivo demonstra que a companhia possui a capacidade de pagar o empréstimo e de gerar receita suficiente que permita um bom retorno aos investidores. Quanto menor o capital de giro, maior o risco da operação.

Falhas nas operações do dia a dia

O capital de giro também sinaliza a capacidade de uma organização de transformar ativos de curto prazo em dinheiro. A falta desse capital pode comprometer a capacidade de financiar as operações diárias, além de desproteger a companhia de emergências ou imprevistos.

Crescimento limitado

O capital de giro positivo permite que as organizações cresçam no futuro. Quando uma loja deseja crescer ou está tentando atender às demandas dos clientes, geralmente, compra ativos adicionais necessários para fabricar produtos ou oferecer serviços em um ritmo mais rápido e em maior escala.

A falta de capital impede uma marca de adquirir o que precisa para expandir. Se uma companhia continuar enfrentando problemas com o crescimento, poderá perder clientes para os concorrentes.

Oportunidades desperdiçadas

Quando uma empresa opera sem sobra de caixa, ela não pode explorar oportunidades repentinas. Um capital de giro negativo, além de não suportar a atual operação, elimina qualquer outro investimento em novos negócios, tecnologias, contratações etc.

Como evitar a falta de capital de giro?

A fórmula mais simples para melhorar o capital de giro é coletar os recebíveis antecipadamente e desacelerar os pagamentos — é claro que isso é mais fácil dizer do que fazer. Muitas empresas se perdem e ficam sem dinheiro, portanto, é necessário monitorar constantemente o fluxo de caixa. Veja algumas dicas.

Incentivar recebíveis

Incentive os clientes a pagarem à vista. Isso reduz a inadimplência e aumenta o poder de caixa da empresa. Não faça negócios com clientes com histórico de inadimplência.

Cumprir as obrigações de pagamentos

Garanta que todos os transações sejam cumpridas no prazo. Use sistemas de pagamento eletrônico para garantir operações pontuais e evitar situações que atrasam os pagamentos e geram multas.

Analisar custos fixos e variáveis

Determine se os custos fixos e variáveis ​​podem ser reduzidos. Se você examinar cuidadosamente cada pequena despesa, será capaz de identificar as que são desnecessárias. Ao eliminar esses custos, você terá mais liquidez para o capital de giro.

Gerenciar inventário

Não exagere no estoque. Certifique-se de que os produtos acabados sejam vendidos o mais rápido possível e não estejam ociosos no armazém. Corte produtos e serviços que não estão funcionando.

Identifique outras maneiras de melhorar o capital de giro

O capital de giro sempre pode ser aprimorado: forçando lucros maiores, emitindo ações da companhia, assumindo mais dívidas e vendendo ativos. No entanto, essas estratégias devem ser consideradas apenas como último recurso.

Veja 4 razões que podem exigir capital de giro adicional:

  • as diferenças sazonais no fluxo de caixa são típicas de muitas empresas, que podem precisar de capital extra para se prepararem para uma estação movimentada ou para manter a operação funcionando quando houver menos dinheiro entrando;
  • quase todas as companhias terão momentos em que é necessário dinheiro adicional para financiar obrigações com fornecedores, funcionários e com o governo, enquanto aguarda os pagamentos dos clientes;
  • o dinheiro extra pode ajudar a melhorar os negócios de outras maneiras. Um exemplo é permitindo que você aproveite os descontos dos fornecedores comprando em grandes quantidades;
  • o capital também pode ser usado para pagar funcionários temporários ou para cobrir outras despesas relacionadas ao projeto.

O capital de giro é realmente crucial?

Não há dúvidas: a falta de capital de giro por longos períodos pode fechar a empresa. É essencial fazer uma análise completa e frequente da operação. Procure por processos, políticas e atividades que possam estar “corroendo” o capital. Se mesmo assim não for possível melhorar os números, talvez você precise repensar o modelo de negócio.

Gostou desse conteúdo e quer mais dicas práticas? Saiba por que é importante manter a gestão administrativa junto à contabilidade na loja virtual!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui