Faturamento e lucro: quais são as diferenças e como aumentá-los?

Faturamento e lucro: quais são as diferenças e como aumentá-los?O mercado digital tem oferecido boas oportunidades aos empreendedores e muitos investem para aproveitá-las. No entanto, um erro comum entre os iniciantes é confundir faturamento e lucro. Ambos estão ligados. Afinal, o lucro só pode ser obtido com o faturamento. Mas nem sempre o faturamento dá lucro.


Para ajudar a esclarecer a relação, preparamos um post explicativo. Nas próximas linhas, você verá o que significam esses termos, quais são os maiores desafios para aumentar os resultados e algumas orientações para ter sucesso!



Quais são as diferenças entre faturamento e lucro?


Embora os termos faturamento e lucro estejam diretamente relacionados ao ganho de receitas, eles significam coisas diferentes e aparecem de forma separada nas demonstrações de resultados contábeis e financeiros. Veja a diferença abaixo!



Faturamento


O faturamento representa as receitas obtidas com as vendas. Ou seja, é uma entrada de dinheiro ou crédito, no caso de vendas a prazo, que se registra. Geralmente, é contabilizado pelas notas fiscais emitidas, o que contribui para a gestão de estoque e o fluxo de caixa.



Lucro


O lucro representa o valor que sobra após subtrair da receita obtida os custos e as despesas operacionais envolvidas na venda. O preço de aquisição das mercadorias é um exemplo simples de custo.


Resumindo, o lucro é a quantia em dinheiro que se ganha após o pagamento de todos os custos e todas as despesas da venda. Isso inclui tributos municipais, estaduais e federais, como Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto de Renda (IR).


Então, a empresa pode até ter um volume de faturamento alto, mas acumulará prejuízos se as saídas de caixa para o pagamento de custos e despesas forem maiores. Dessa forma, só faturar bem não é garantia de lucro.



Quais são os maiores desafios para aumentar faturamento e lucro?


Agora que você já sabe qual é a diferença entre faturamento e lucro, vamos mostrar alguns desafios que impedem os lojistas de terem ganhos maiores. Conheça os principais!



Baixa no volume de vendas


Se o lucro é oriundo do faturamento, uma baixa no volume de vendas afeta os dois resultados simultaneamente. É normal que isso aconteça por sazonalidade, altas taxas de desemprego no país e outros motivos, como o comércio parado de modo generalizado. Porém, deve-se adotar medidas para faturar melhor logo, estando no controle ou não da situação.


Reduzir a margem de lucro nesses períodos para fazer promoções é uma boa estratégia, pois faz movimentar o estoque e gera receitas para sustentar o fluxo de caixa, possibilitando o pagamento das contas em dia.



Precificações incorretas


Outro motivo que dificulta o aumento do faturamento e do lucro é a precificação incorreta dos produtos e serviços. Se o preço estiver muito abaixo da média do mercado, a loja deve ter um alto faturamento, mas não obter lucro.


Ao contrário, deve ter um lucro razoável se praticar preços acima da média, mas possivelmente fará poucas vendas, tornando os ganhos insuficientes para manter o negócio. Nesse caso, é importante buscar o equilíbrio.



Altos custos e despesas


Muitas vezes, as lojas precificam as mercadorias e os serviços de maneira correta e vendem bem, mas não conseguem acumular lucros devido ao fato de as despesas e os custos serem altos.


Isso pede uma avaliação interna para que sejam identificadas oportunidades de economia. Analisar a concorrência também ajuda a conhecer métodos e tecnologias que contribuem para a redução de desperdícios e otimização dos recursos.



Como aumentar o faturamento e lucro ao mesmo tempo?


O faturamento ajuda a reforçar o capital de giro, mas é o lucro que garante saúde financeira e crescimento sustentável ao negócio. Com base nos desafios listados acima, veja agora algumas estratégias para melhorar os resultados!



Otimize os custos de aquisição do cliente


Faça uma análise interna dos custos e das despesas que afetam as receitas. Em vários casos, dá para cortar gastos mudando um fornecedor, investindo no marketing digital e adotando outros métodos processuais.


Se reduzir custos e despesas, você pode dividir a economia obtida entre baixar o preço de venda e elevar a margem de lucro. Assim, criam-se condições para alavancar os dois resultados ao mesmo tempo.


Além disso, mostre ao cliente as escolhas econômicas que ele deve fazer, indicando opções de frete mais baratas, volumes de compras maiores e formas de pagamento que geram desconto adicional.



Precifique os produtos corretamente


Considerando os gastos, defina o preço do produto com uma margem de lucro suficiente para cobri-los e ainda sobrar dinheiro para fazer reinvestimentos. Depois, avalie o mercado para ver se o valor está dentro da média.


Se o preço ficar abaixo, é um bom sinal. Caso contrário, a empresa precisa descobrir como os concorrentes conseguem praticar tais valores para adequar o negócio à realidade do segmento.



Melhore o ponto de vendas


Deixar a loja bonita e agradável faz com que as pessoas sintam vontade de visitá-la. Então, trabalhe a fachada. Uma placa moderna com letreiros luminosos e uma vitrine com exposição de mercadorias exclusivas devem ser bem atrativas aos olhos do cliente.


Depois, foque o interior do estabelecimento. Climatize o ambiente para agregar conforto, use uma iluminação suave e com direcionamento, receba os consumidores com um sorriso no rosto, use som ambiente etc. Essas são só algumas ideias que a loja pode implementar. Avalie modelos de lojas modernas e deixe a criatividade fluir.


Já no caso de lojas virtuais, capriche na comunicação utilizada em seu e-commerce, na identidade visual e na otimização da página para dispositivos móveis. Sites que demoram para carregar ou que têm falhas de navegação, por exemplo, afastam clientes e registram menores taxas de conversão.



Invista em canais de vendas online


Existem diversos canais de venda online em que é possível fazer crescer o faturamento e o lucro. Algumas opções são montar uma loja virtual (site de e-commerce), abrir perfis de redes sociais (Instagram e Facebook), fazer e-mail marketing com a lista de clientes que a loja tem e investir nas vantagens que os marketplaces proporcionam.



Por que investir no marketplace é uma boa ideia?


Entre os principais canais de vendas em termos de eficiência, damos destaque para o marketplace. Nele, você configura uma única divulgação e pode ver a mercadoria sendo exibida nos maiores sites de vendas do Brasil. Casas Bahia, Amazon, Americanas, Via Varejo, Mercado livre, Submarino, Extra, Shoptime e Ponto Frio são alguns exemplos.


O investimento é considerado baixo diante das oportunidades de vendas que surgem, e a estratégia pode ser utilizada sem a necessidade de ter um site próprio. Isso faz com que o marketplace seja uma das opções mais baratas, fáceis e rápidas para elevar faturamento e lucro. Siga essas orientações e aumente as chances de sucesso do negócio.


Quer uma ferramenta gratuita para ajudar? Baixe agora mesmo a planilha de curva ABC e BCG para analisar quais produtos aumentam as receitas e fazer uma melhor gestão de estoque!


    post anterior
    Como gerenciar e motivar uma equipe de vendas de sucesso?
    próximo post
    Como esta agência ganhou força com o programa de afiliados do Olist: conheça a Maximus Assessoria
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.