Gestão de catálogo de produtos: como melhorar seu portfólio online

A catalogação de produtos é uma etapa crucial para o alto desempenho das grandes marcas na internet. É por meio da gestão de catálogo eficiente que as empresas padronizam a operação, aumentam a visibilidade dos produtos e proporcionam ao público uma experiência de compra satisfatória.

No entanto, por ter tamanha relevância para os negócios, a gestão de catálogo virtual também envolve desafios. No caso das marcas de grande porte, as dificuldades vão desde o alto volume de produtos cadastrados até a qualidade do conteúdo dos anúncios.

Nesse contexto, empresas que desejam otimizar a performance online devem priorizar cada vez mais a gestão de catálogo. Entenda a seguir por que a catalogação das mercadorias é tão importante e quais são os fatores decisivos nesse processo!

O que é gestão de portfólio e qual é a importância disso?

O gerenciamento do portfólio no e-commerce representa o trabalho de analisar, filtrar e escolher quais são os produtos para vender na loja. É possível modificar o que você oferecerá ao consumidor a partir da observação de como está a aceitação do público e das tendências do mercado — sempre fazendo de tudo para criar uma espécie de vitrine atrativa.

Afinal, por mais que você tenha um fornecedor de qualidade e ofereça itens relevantes, as vendas não acontecerão se, na prática, o que for exibido não for do interesse do usuário. É necessário entender quais são os itens que podem cativar a atenção, e não apenas ocupar um espaço de divulgação sem oferecer nenhum retorno.

Portanto, é um planejamento que passa pela definição de quais serão os itens a serem comercializados e também pela realização de outras tarefas, como categorizar os produtos do marketplace e atualizá-los constantemente. É preciso ter muita atenção em todas essas etapas, a fim de evitar estoques lotados com itens de pouca saída.

Para ter uma loja virtual de sucesso, é fundamental promovê-la corretamente, utilizando os recursos disponíveis para cativar a atenção do usuário. Uma boa maneira de fazer isso é criar um catálogo de produtos online. Essa tarefa, porém, não pode ser feita de qualquer forma.

Títulos otimizados, descrições completas e a atualização constante do que é oferecido. Esses são detalhes que fazem uma enorme diferença para a sua loja vender mais, garantindo os mais variados benefícios em um mercado tão concorrido.

Afinal, para conseguir melhorar os resultados, os consumidores precisam saber o que a loja tem a oferecer.

Quais são as vantagens de ter um catálogo de produtos online?

Na prática, por que o catálogo de produtos online é tão importante? As vantagens para o seu negócio são muitas. A primeira delas é a possibilidade de se conectar com usuários — clientes em potencial — de qualquer parte do planeta.

O alcance da loja virtual se torna muito maior, e os consumidores podem conhecer suas ofertas com facilidade. Para quem deseja uma renda extra online, esse é o primeiro passo para atrair ainda mais clientes em potencial.

Além disso, os custos se tornam menores, por não haver a necessidade de realizar a impressão de etiquetas e folders, por exemplo. Outra vantagem vem dos conteúdos interativos, que ajudam a diferenciar a marca.

Vídeos, áudios e materiais do tipo podem ser utilizados para tornar o catálogo bem instigante, tudo com muito dinamismo e atualizações frequentes.

O que fazer para criar um catálogo de produtos online?

Para realizar essa tarefa, é preciso seguir algumas práticas específicas. Confira!

1. Conheça a audiência

O primeiro passo para criar um catálogo de produtos online é conhecer a audiência. Quais são as preferências? Quais são os desejos e dificuldades? E o comportamento de compra?

A partir dessas informações, é possível construir uma mensagem mais adequada para convencer o público de que os itens oferecidos são de seu interesse.

2. Utilize os canais corretos

Também é necessário impactar o público nos canais certos. Definir quais plataformas vão ser utilizadas para divulgar o catálogo, por exemplo, é essencial. Dessa forma, você garante que os itens da loja realmente sejam vistos pelos consumidores.

3. Otimize o trabalho

Com a transformação digital, é preciso aproveitar as soluções disponíveis. Saber como escolher o sistema de vendas é um exemplo disso. Existem diversas opções gratuitas e pagas para atender os mais variados segmentos.

Quais são os cuidados para fazer um catálogo de produtos atrativo?

Além dos itens acima, é preciso prestar bastante atenção para criar um catálogo de produtos que seja, de fato, atrativo. Com tanta informação e anúncios na internet, é preciso adotar as táticas certas para que os itens possam se destacar da concorrência.

Os títulos, por exemplo, devem ser otimizados, com um tamanho suficiente para capturar o interesse do usuário, mas sem ultrapassar os 80 caracteres. Já as descrições precisam passar o máximo de informações sobre cada item.

Para tornar as informações ainda mais completas, também é necessário informar detalhes técnicos e específicos. A quantidade de itens anunciados também é importante, evitando distrações.

Por fim, quando se fala em um catálogo de produtos, o preço é fundamental. Por mais óbvio que pareça, essa etapa é essencial para conseguir vender mais.

Qual é o impacto da divulgação do catálogo de produtos para vender nas redes sociais?

Segundo a Social Media Trends 2019, 96,2% dos usuários na internet têm conta em alguma rede social. Como ignorar esses números? O seu catálogo, portanto, precisa estar presente nesses canais.

Assim, também é fundamental fazer a divulgação nos canais adequados para impactar a audiência. Utilizando plataformas como WhatsApp Business, o seu catálogo pode ser explorado da forma certa.

É importante utilizar cada um desses recursos corretamente. Seja dominando o Instagram para negócios, seja adotando táticas para aumentar as suas vendas com o Facebook. Afinal, não basta estar presente, é preciso ser eficiente dentro dessas plataformas.

Dessa forma, os consumidores vão sempre ficar por dentro do que a empresa tem a oferecer. Com preços e disponibilidade em estoque atualizados, as chances de fazer novos negócios aumentam consideravelmente.

Além disso, você cria um novo ponto de contato com a audiência. Com a comunicação mais direta, a tendência é conseguir um melhor desempenho de vendas.

Qual é a importância da manutenção do catálogo online?

O primeiro passo para fazer a manutenção do catálogo é definir um responsável por essa tarefa. Afinal, você não pode deixar que o cliente tenha acesso a itens que já não estão disponíveis. Já pensou na frustração do usuário👉

Dessa forma, é preciso que alguém da equipe fique de olho nos detalhes que foram abordados nos tópicos anteriores. Assim, a sua loja será vista sempre como uma referência no segmento, e as chances de satisfação são muito maiores.

Criar um catálogo de produtos é, portanto, essencial para o sucesso do seu negócio. Utilizando as técnicas certas, é possível atrair muitos interessados nos itens. Assim, você também assegura que o estoque não fique parado e que suas vendas aumentem cada vez mais.

Como grandes marcas normalmente têm milhares de SKUs no portfólio, é vital que elas foquem na eficiência da gestão do catálogo online. Isso garante que os produtos sejam administrados adequadamente e que os anúncios apresentem informações com alto nível de qualidade. 

Ao mesmo tempo, um catálogo padronizado aumenta a confiança dos clientes na marca e permite que eles tomem decisões de forma mais rápida e intuitiva. Nesse ponto, é preciso reforçar que no e-commerce os anúncios têm papel fundamental. Isso porque eles impactam diretamente a experiência do consumidor e as taxas de conversão.

Sendo assim, a gestão do catálogo virtual favorece a performance de vendas e facilita a padronização da operação. No entanto, tal processo é complexo e envolve diversas etapas. Entre elas estão a definição de categorias, criação de fichas técnicas, produção de conteúdo para os cadastros e ativação dos anúncios, por exemplo.

Pensando nisso, é inevitável que as empresas aliem o crescimento em escala à qualidade do catálogo. Por mais complexa que essa tarefa pareça, ela é essencial porque garante que a operação se mantenha sustentável no longo prazo. Confira abaixo algumas ideias de como gerenciar de forma mais eficiente o catálogo da sua empresa!

1. Divida o portfólio em categorias

A segmentação é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância, uma vez que o consumidor quer facilidade para encontrar o que procura. Para um e-commerce, isso pode se traduzir em um trabalho de categorização dos produtos. Caso você venda aparelhos eletrônicos, divida a exibição dos itens de maneira eficiente, em subcategorias, como smartphones e monitores.

O objetivo é criar o máximo de detalhes possível para que o cliente encontre o que ele procura e não se sinta desmotivado. Sendo assim, a categorização é um recurso para facilitar a experiência do usuário e ajudá-lo a encontrar o que ele deseja, mas também uma maneira de as empresas divulgarem da forma certa.

2. Identifique os pontos fortes e fracos dos produtos

É importante, ainda, conhecer os pontos fortes e fracos dos itens comercializados. A partir disso, será possível analisar possibilidades de melhoria do que você tem a oferecer. Pode ser o momento ideal para encontrar novos fornecedores, por exemplo, ou até deixar de vender determinado item já que ele se tornou obsoleto ou não tem a mesma eficiência do comercializado pelo concorrente.

3. Analise as potencialidades de lucro

Outro ponto a entender é como funciona o mercado, de modo que se possa gerenciar o portfólio com eficiência. Faça estudos, pesquisas e análises sobre o que pode ser feito para aprimorar o catálogo. Por exemplo, ao identificar que um determinado item tem grandes chances de se transformar em lucro, você deve priorizá-lo na hora de organizar o portfólio.

4. Conheça o portfólio da concorrência

A disputa por clientes é sempre acirrada, sobretudo no meio digital. Por isso, é preciso acompanhar de perto o que os concorrentes estão fazendo. Não há nada de errado nisso e é uma forma de manter o portfólio sempre atualizado. A identificação de um ponto fraco em um competidor pode significar um bom momento para focar determinado produto. A partir disso, a loja pode criar um diferencial competitivo.

5. Defina uma política de preços

Ter uma política de preços bem definida deve ser prioridade para grandes marcas que trabalham com rede de revendedores, por exemplo. Nesses casos, deve existir um padrão na construção do catálogo, tanto em relação ao conteúdo dos anúncios quanto à precificação. Do contrário, pode haver conflito de canais e canibalização da rede.

6. Produza conteúdo de qualidade para os anúncios

Outro fator determinante para o bom desempenho da marca no varejo online é a qualidade dos anúncios publicados. Um cadastro bem-feito resulta em bom posicionamento do produto nos buscadores, aumento da taxa de conversão e muitos outros benefícios. Portanto, a produção de conteúdo para anúncios deve ser otimizada para SEO, com foco especial nos seguintes elementos:

  • Títulos e descrições: Influenciam diretamente o ranqueamento dos produtos e a decisão de compra. Por isso, devem ser informativos, persuasivos e otimizados
  • Imagens: Junto a fotografias de alta qualidade, o uso de vídeos pode trazer aumento significativo na conversão dos anúncios.
  • Categorização: Cadastrar o produto na árvore de categorias adequada otimiza a jornada do cliente, facilitando o encontro dele com o item buscado.

No caso de marcas que trabalham com redes de revenda, centralizar a gestão de catálogo pode ser um caminho para evitar problemas na qualidade dos anúncios.

7. Estruture um catálogo omnichannel

Para construir uma estratégia omnichannel, a marca deve considerar todos os canais de venda ao pensar a gestão de catálogo. Na prática, isso significa que os anúncios devem ser produzidos para servir tanto aos negócios online quanto offline. Os resultados são economia de tempo e dinheiro, melhora na qualidade do catálogo, diminuição de falhas operacionais e possibilidade de crescimento em escala.

8. Mantenha o portfólio sempre atualizado

De que adianta realizar todo esse trabalho se o cliente não encontrar a lista de produtos atualizada? O impacto do portfólio só será positivo se você puder vender o que oferece. Caso contrário, não se cria uma demanda de vendas relevante para o negócio. Como consequência, o catálogo se tornará menos e menos atraente para os consumidores.

A catalogação de produtos é uma frente de extrema importância para marcas que desejam se destacar no varejo online. Por isso, a preocupação com a gestão de catálogo deve ser cada vez mais prioritária nas grandes empresas. Use as dicas deste post como norte para a sua estratégia de negócio e conquiste uma gestão muito mais otimizada!

E se você deseja inserir seu portfólio de produtos nos maiores marketplaces do Brasil, precisa conhecer a solução olist store. Com ela, você centraliza sua operação de vendas em um só sistema e marca presença nos grandes sites, aumentando sua exposição e, consequentemente, seus resultados.

    post anterior
    [CASE] Olist e Design 3D Board: crescimento de 650% em 3 meses!
    próximo post
    Por que crescer na internet é mais fácil do que no varejo físico?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.