Veja agora mesmo como melhorar a gestão de tempo do empreendedor

Como melhorar a gestão de tempo do empreendedorO empreendedor tem a vantagem de ser dono do próprio negócio, poder crescer e não responder a chefes. Porém, tendo em vista que trabalhará muito mais do que um empregado de carteira assinada, para dar conta de tudo, vai precisar ser organizado. A partir disso, como fazer uma boa gestão de tempo do empreendedor?

Essa pergunta será respondida no post de hoje. Veja a seguir por que esse controle é essencial e como fazer isso do jeito certo!


Por que a gestão de tempo do empreendedor é tão importante?

Muita gente nem imagina, mas uma das principais habilidades do empreendedor de sucesso é saber administrar o tempo com maestria. Isso permite foco no trabalho, mais concentração e objetividade nas tarefas rotineiras. Ainda, ajuda lojistas a aproveitarem melhor o dia, incluindo momentos de descanso e lazer no processo.

A alta produtividade é algo que está totalmente relacionado ao controle do tempo. Usando-a da melhor forma, é possível fazer muito em períodos menores, cumprir prazos e deixar de lado o que gera atrasos desnecessários.

Como melhorar a gestão de tempo do empreendedor?

Agora, você já entende a importância que a gestão do tempo tem para o empreendedor. Então, confira 6 ideias que devem ajudar você a assumir esse controle na vida pessoal e profissional!

Calcule o tempo gasto nas tarefas

A primeira coisa a ser feita para controlar melhor sua agenda é calcular o tempo gasto nas atividades. Com o uso de um cronômetro, por exemplo, você consegue contar os períodos gastos em cada tarefa, principalmente as que fazem parte da rotina diária. O objetivo é descobrir os desperdícios com cada uma delas.

Nessa etapa, você obterá informações sobre o que toma tempo durante o dia. A partir disso, poderá pensar em novas maneiras para executar tais funções com maior rapidez e eficiência. Sendo assim, use o cronômetro do celular ou uma ferramenta online que realize a função diretamente na tela do computador. Então, mãos à obra!

Economize tempo nas reuniões

Na maioria das reuniões corporativas, grande parte do tempo é perdido com dispersões e conversas que não acrescentam. Você deve se policiar nesse sentido, percebendo os desvios e trazendo a atenção de volta para o objetivo sempre que preciso.

Também, é importante que não vá para as reuniões com o assunto gravado apenas na memória. Use uma agenda e escreva os tópicos, para não se atrasar tentando lembrá-los na hora.

Informe o necessário e solicite os feedbacks individuais por e-mail depois da reunião. Sendo direto e objetivo, toma-se menos tempo da equipe. Isso faz com que as reuniões sejam muito produtivas.

Faça um bom planejamento

Use uma agenda eletrônica e passe a registrar as tarefas que realizará no dia seguinte. Liste-as por horário e destaque as mais importantes, que não podem ser esquecidas de jeito nenhum. Toda vez que um novo compromisso surgir, anote-o.

Você também pode usar aplicativos de assistente pessoal digital, como a Siri, da Apple, ou a Cortana, do Windows. Assim, receberá lembretes da agenda sem precisar consultá-la. Ainda, poderá ter algumas tarefas relevantes executadas automaticamente, como o atendimento de telefonemas e a realização de ligações por você.

Essa é uma boa forma de planejar os dias. Desse modo, você não deixará passar nenhum compromisso e perderá o mínimo de tempo possível com imprevistos.

Estabeleça prioridades

Com a análise que fará dos períodos gastos em cada tarefa, como mencionado acima, aproveite para entender se todas elas realmente são necessárias. Muitas vezes, continua-se a executar certas ações só por hábito, mesmo que elas já não façam tanto sentido.

Então, avalie o que realmente é importante e necessita ser feito, abandonando ou adiando tarefas que só gastam seu tempo. Depois, organize as que sobraram por ordem de prioridade, criando uma hierarquia para elas. Quando o prazo estiver curto, dê preferência para as mais críticas e adie as outras.

Saiba que existe uma diferença entre o que é urgente, importante e prioridade. Portanto, divida as tarefas com essas tags para o seu dia ficar mais fluido e as atividades tornarem-se mais claras.

Defina metas e prazos

Ainda aproveitando a contagem dos períodos gastos em cada tarefa, você consegue desafiar a si mesmo tentando realizar o trabalho num prazo menor a cada dia, até chegar ao limite. Isso pode ser divertido, como um atleta que tenta baixar o tempo de prova.

Quando não conseguir reduzir, estabeleça esse limite como prazo diário para concluir a tarefa. Esse esforço vale muito a pena, pois elevará a produtividade a patamares que você nem imaginava. Além disso, sobrará mais tempo para fazer aquilo de que você gosta.

Delegue tarefas

Essa não é uma missão tão simples. Afinal, exige que se tenha muita confiança nos profissionais contratados. Mas, em algum momento, você vai precisar de ajuda. O bom é que, hoje, já não é necessário fazer tudo sozinho — e nem contratar profissionais de maneira direta.

Existem plataformas online de freelancers, com pessoas dispostas a realizar trabalhos temporários (sob demanda) sem vínculos empregatícios. Aproveite essa oportunidade para delegar parte das tarefas. Assim, você consegue se concentrar exclusivamente nas atividades que só você faz.

O que prejudica a gestão do tempo?

O uso de celulares e redes sociais de forma demasiada e sem fins produtivos é um problema para o controle do tempo, já que causam grandes distrações. Por isso, algumas sugestões são se desconectar durante os horários de alta produtividade, ficar offline das redes sociais no horário comercial e deixar o celular no modo silencioso.

Durante o almoço e as pausas para descanso, você pode verificar as mensagens e retornar as ligações pessoais. Isso também vale para os e-mails. Foque só as questões de trabalho, resolvendo as pessoais fora do horário comercial.

A procrastinação é outro problema que muitos empreendedores tentam evitar ao máximo, já que impede a realização de atividades imprescindíveis e difíceis primeiro. Para contornar isso, concentre-se sempre nos benefícios que terá em manter o foco e realizar o trabalho duro agora.

Como você pôde perceber, a gestão de tempo do empreendedor é o que leva ao sucesso do negócio. Então, comece a colocar essas orientações em prática ainda hoje para ser mais produtivo.

Gostou do texto? Então inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de e-mail!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *