quinta-feira, 4 junho, 2020
Início Como divulgar Horóscopo das Vendas Online: o que os signos dizem sobre lojistas de...

Horóscopo das Vendas Online: o que os signos dizem sobre lojistas de marketplaces

0
Horóscopo das Vendas Online: o que os signos dizem sobre lojistas de marketplaces

Você é aquele tipo de pessoa que entende tudo sobre signos ou está no grupo dos que acham horóscopo uma bobagem? Bem, independentemente de acreditarmos ou não na influência do zodíaco, devemos admitir que o tema rende longas discussões e boas risadas. E foi pensando em fazer uma analogia divertida entre signos e vendas online que o olist produziu este conteúdo especial. 

Nele, explicamos como os astros podem influenciar os negócios, apresentamos os quatro elementos da astrologia e descrevemos as características dos lojistas de acordo com os 12 signos. Tudo isso de forma lúdica e descontraída para que você reflita sobre os seus negócios sem perder a motivação.

Descubra se a descrição do seu perfil realmente combina com a sua personalidade, identifique os pontos fortes e fracos de cada signo e avalie as características que você pode desenvolver para ter um melhor desempenho de vendas. Boa leitura e muita energia positiva para os seus negócios!

Baixe a Lista!

Como os signos podem influenciar os negócios

Originada por volta de 3.000 a.C., a astrologia é um estudo que analisa a relação dos astros com os acontecimentos na Terra. De acordo com ela, o posicionamento dos planetas pode influenciar os acontecimentos terrestres e a personalidade das pessoas. Nesse contexto, os 12 signos do zodíaco ganham importância, já que cada um deles corresponde a diferentes características do comportamento humano.

A mística em torno do horóscopo é bastante difundida no Brasil. Muita gente acredita que os signos podem, efetivamente, influenciar a vida pessoal e os negócios. Não à toa, há inúmeros programas de entretenimento, livros, sites e colunas em jornais e revistas que abordam o tema e explicam ao público mais detalhes sobre esse campo de conhecimento.

Aposto que você já conferiu a previsão do seu horóscopo em algum momento da sua vida, não é mesmo? Pensando nesse tipo de prática, que já é um hábito de muitos brasileiros, nós preparamos este conteúdo inédito para explicar como os signos definem o perfil dos lojistas e influenciam as vendas nos marketplaces. 

Vamos começar com os quatro elementos básicos da astrologia. Saiba quais são as particularidades de cada um e entenda o contexto deles dentro dos negócios. Acompanhe!

Os quatro elementos das vendas online

Os signos do horóscopo são regidos por quatro elementos fundamentais: Ar, Fogo, Água e Terra. Em geral, os dois primeiros tendem a ser mais ativos e expansivos em relação aos demais. Essas classificações dizem respeito à energia que está em torno de cada signo e às tendências específicas de comportamento. Cada elemento engloba três signos principais, manifestando neles uma maior influência. Veja a seguir a definição de cada elemento astrológico:

Ar

Signos: Aquário, Gêmeos e Libra

As principais características do elemento Ar são criatividade, inovação e volatilidade. Lojistas que se encaixam nesta categoria tendem a ter uma comunicação eficaz e a ser sociáveis e curiosos. Além disso, valorizam a reflexão sobre o mundo e prezam pela coletividade. 

No entanto, há pontos negativos que se destacam nesse elemento. Entre eles estão a distração, a superficialidade e a mutabilidade. Ao desenvolver mais as capacidades intelectuais, esse perfil acaba deixando em segundo plano o aspecto prático das coisas. 

Nesse contexto, os lojistas influenciados pelo elemento Ar geralmente têm uma excelente relação com o público, oferecendo um atendimento de qualidade. Eles também costumam ter ótimas ideias para os negócios, mas, por serem “desapegados”, sofrem para tirá-las do papel e dar continuidade aos projetos a longo prazo. 

Fogo

Signos: Áries, Leão e Sagitário

Os signos de Fogo costumam manifestar características como liderança, confiança e atitude. Movidos pela força de espírito, lojistas com esse perfil são corajosos, extrovertidos, proativos e esforçados. Por essas razões, são mais dinâmicos e têm facilidade em tomar decisões.

Em contrapartida, os aspectos negativos deste elemento exigem atenção. Por desejarem resultados rápidos, pessoas influenciadas pelo Fogo podem ser impulsivas, impacientes e até mesmo se mostrar autoritárias.

Em relação aos negócios, a determinação é importante porque estimula o empreendedor a se aperfeiçoar constantemente e a não desistir com facilidade. Ao mesmo tempo, a paciência precisa ser desenvolvida, já que nem sempre os resultados vêm de imediato.

Água

Signos: Câncer, Peixes e Escorpião

Quando o assunto é o elemento Água, os pontos predominantes são emoção, determinação e lealdade. Indivíduos influenciados por ele costumam ser sensíveis, intuitivos, generosos e adaptáveis. Dessa forma, preocupam-se com as necessidades dos outros, adotando uma postura de empatia e compaixão.

Entretanto, o sentimentalismo característico de tal elemento origina alguns pontos problemáticos. Entre os principais estão a instabilidade, a frustração, a dificuldade em ouvir negativas e a tendência a guardar mágoas.

Lojistas com este perfil costumam oferecer um atendimento satisfatório aos clientes e ter boas relações profissionais e interpessoais. Porém, é comum que eles encontrem problemas ao não ter suas expectativas supridas, o que pode afetar os negócios.

Terra

Signos: Capricórnio, Touro e Virgem

Já as características marcantes do elemento Terra são trabalho, foco e racionalidade. Pessoas com esse perfil geralmente são bastante pacientes, autodisciplinadas e práticas. Com pés no chão, elas focam em resultados e prezam pela sobriedade.

Em contrapartida, esse elemento costuma estar relacionado a um certo conservadorismo, falta de criatividade e necessidade de ter tudo sob controle. Por conta disso, não é muito aberto à imaginação e à criatividade, prendendo-se a questões mais palpáveis.

Empreendedores desse tipo são muito focados na profissão e tendem a se tornar workaholics (viciados em trabalho). Ao mesmo tempo em que se desenvolvem facilmente no emprego, podem acabar negligenciando a vida pessoal. Além disso, a racionalidade típica desse perfil costuma entrar em conflito com o lado sentimental.

Agora que você já sabe o que cada elemento da astrologia simboliza, chegou a hora de entender mais sobre cada um dos 12 signos do horóscopo!

Saiba mais

O vendedor de cada signo: confira as características de cada um!

Áries (21 de março – 19 de abril | Fogo)

Os elementos que mais predominam nos arianos são ação, liderança e autonomia. Pessoas com as características desse signo são corajosas, competitivas e ótimas em tomar decisões e ocupar cargos de liderança. No âmbito profissional, os lojistas de Áries geralmente têm bom desempenho ao administrar o próprio negócio. 

Com visão estratégica, sabem o que precisam fazer para ter resultados superiores e usam a criatividade e o foco para implementar novas ideias. Vendedores desse signo destacam-se da concorrência porque têm os melhores produtos e uma performance otimizada.

Apesar da importância de ter coragem e agilidade para tomar decisões, empreendedores arianos devem ter atenção para que a impulsividade, a impaciência e a competitividade em excesso não prejudiquem os negócios. 

Touro (20 de abril – 20 de maio | Terra)

O verdadeiro taurino é extremamente determinado, teimoso e produtivo. Profissionais desse signo são focados em resultados e preferem seguir o caminho mais lógico para alcançar os seus objetivos. Além disso, são detalhistas ao planejar e colocar em prática ações e projetos, prezando sempre pela excelência no que fazem.

O vendedor que tem esse perfil costuma ser mais tradicional nos negócios e prefere andar por caminhos conhecidos. Por conta da determinação, ele também esforça-se ao máximo para concretizar ideias que podem beneficiar a empresa.

Entretanto, o taurino não gosta de sair totalmente da sua zona de conforto e de correr riscos. Por isso, acabam não sendo muito inovadores nos negócios. Outro ponto que pode ser melhorado diz respeito à rigidez própria de quem é de Touro.

Gêmeos (21 de maio – 20 de junho | Ar)

Geminianos são muito bons de papo. Curiosos natos, eles adoram conversar e estar em contato com outras pessoas. Por serem tão expressivos, empreendedores com esse perfil têm extrema facilidade em lidar com o público e estão sempre abertos para entender as necessidades dos clientes.

Além da comunicação e do atendimento incomparável, outra característica relacionada a tal signo é a vontade sobre aprender sobre diferentes temas. Por essa razão, os lojistas geminianos estão sempre lendo conteúdos sobre vendas, e-commerce e assuntos afins.

As principais recomendações para quem é do signo de Gêmeos são ter cuidado para não ser invasivo demais na abordagem dos clientes e administrar os negócios de forma mais racional, dedicando-se também a questões ligadas à operação e performance.

Câncer (21 de junho – 22 de julho | Água)

Pessoas do signo de Câncer são instintivas, cuidadosas e intensas. Muito emocionais, elas esforçam-se ao máximo para ajudar quem está por perto. Por essa razão, empreendedores com esse perfil buscam oferecer aos clientes um atendimento mais personalizado e cuidadoso.

Outras vantagens que os cancerianos têm na profissão são o bom relacionamento com a equipe de trabalho e a determinação implacável para alcançar os objetivos. A preocupação com os detalhes também destaca-se no comportamento dessas pessoas.

Por outro lado, quem é do signo de Câncer deve ter atenção para não deixar a ansiedade e a emotividade excessiva afetarem os negócios. O ideal é tentar valorizar um pouco mais a racionalidade e dedicar esforços também aos aspectos operacionais da empresa.

Leão (23 de julho – 22 de agosto | Fogo)

Os leoninos, por sua vez, são reconhecidos pelo espírito de liderança e pela expansividade. Criativos e entusiasmados, eles demonstram ter muita segurança no que fazem, adoram assumir posições de comando e procuram estar sempre em evidência. Além disso, têm grande facilidade em superar desafios.

O foco desse tipo de lojista é conquistar alta reputação para a marca, estar sempre entre os primeiros e ser um exemplo de sucesso no mercado. Uma característica marcante dos líderes leoninos é a capacidade de cativar e motivar os funcionários.

Porém, as pessoas do signo de Leão precisam tomar cuidado para que a busca por reconhecimento não dê espaço a sentimentos de superioridade, arrogância e autoritarismo, impactando fatalmente os negócios.

Virgem (23 de agosto – 22 de setembro | Terra)

Organizados, metódicos e perfeccionistas: esses são os adjetivos que melhor descrevem os virginianos, conhecidos por tentarem alcançar a perfeição em tudo o que fazem. Profissionais desse signo são extremamente dedicados, comprometidos e trabalhadores. Como resultado, batem as metas com facilidade.

No dia a dia, o vendedor virginiano gerencia o tempo como ninguém, equilibrando esforços para alcançar uma performance excelente. Esse lojista cria anúncios caprichados, posta os produtos nos Correios dentro do prazo e atende ao público com rapidez.

Contudo, pessoas com esse tipo de personalidade precisam trabalhar algumas fraquezas. Entre elas estão o fato de exigirem muito de si mesmas e dos outros, serem críticas em excesso e gastarem muita energia com perfeccionismos.

Libra (23 de setembro – 22 de outubro | Ar)

Libra é o signo mais equilibrado do zodíaco e o que mais valoriza a justiça. Empresários que têm esse signo são imparciais e prezam sempre pela cooperação e harmonia, seja em relação aos funcionários ou aos próprios clientes. Por isso, são vistos como muito acessíveis entre os colegas de trabalho e outros profissionais do ramo.

Nesse contexto, o libriano é excelente em fazer networking e em se relacionar com outras pessoas. Nos negócios, busca gerenciar as ações de forma equilibrada, investindo em diferentes públicos-alvo e categorias de produtos.

Ao mesmo tempo, tal signo é bastante influenciado pela indecisão e insegurança. Para evitar que isso afete a loja, é importante tentar ser mais ágil e firme nas escolhas e não se preocupar tanto com os julgamentos alheios.

Saiba mais!

Escorpião (23 de outubro – 21 de novembro | Água)

Intensidade define as pessoas do signo de Escorpião. Obstinadas, elas dedicam-se ao máximo para alcançar o que desejam. Empresários que têm esse perfil são muito focados nos resultados financeiros dos negócios e costumam ser excelentes administradores de recursos e pessoas.

Dessa forma, lojistas escorpianos formam ótimas equipes de trabalho, selecionam as categorias que mais têm potencial e comercializam os melhores produtos do mercado. Além disso, fazem boas promoções para conquistar visibilidade e aumentar as vendas.

Já os pontos que precisam ser trabalhados dizem respeito à inflexibilidade típica desse signo, ao sentimento de desconfiança constante e à necessidade de estar sempre no controle das situações.

Sagitário (22 de novembro – 21 de dezembro | Fogo)

Os sagitarianos são movidos a desafios e aventuras. Muito focados em metas, eles são inquietos, otimistas e têm uma excelente visão estratégica e de longo prazo. Por essa razão, empreendedores desse tipo têm mais facilidade em ganhar visibilidade no mercado e se destacar dos concorrentes. 

No dia a dia, o vendedor do signo de Sagitário preza pela liberdade e prefere ocupar vagas de liderança. Além de ter uma boa relação com o público e a equipe de trabalho, ele gosta de encabeçar projetos e colocar em prática novas ideias.

Por outro lado, esse perfil de profissional entendia-se com facilidade caso não esteja em contato com atividades desafiadoras. Outros pontos negativos são a impaciência com o que não traz resultados imediatos e a dificuldade em se subordinar a outras pessoas.

Capricórnio (22 de dezembro – 19 de janeiro | Terra)

Se tivéssemos que escolher um signo como o mais trabalhador do zodíaco, ele seria o de Capricórnio. Além de extremamente dedicados e responsáveis, os capricornianos são estáveis e disciplinados. Profissionais com tal perfil são conhecidos por agir com a razão e por ter muita persistência e autocontrole.

Lojistas desse signo são obcecados por resultados e muito detalhistas em projetos relacionados à empresa. Eles administram os negócios com dedicação e disciplina invejáveis e têm como maior objetivo a performance eficiente, com entregas dentro do prazo e satisfação dos clientes.

No entanto, os capricornianos devem ter cuidado para que a personalidade mais introspectiva não resulte em seriedade excessiva e isolamento. Ser mais flexível também é indicado para quem é do signo de Capricórnio.

Aquário (20 de janeiro – 18 de fevereiro | Ar)

Os termos que costumam melhor definir os aquarianos são inovação, perspicácia e organização. Inquietos, eles gostam de pensar fora da caixa e de fugir dos clichês. Os empreendedores desse signo são muito criativos, encontram soluções rápidas para os problemas que surgem pelo caminho e se destacam pela originalidade.

Em relação aos negócios, o aquariano tem o planejamento como palavra-chave. Por isso, esse tipo de lojista adora uma estratégia comercial bem estruturada, com cronograma de ações definido, antecipação de demandas e finanças na ponta do lápis.

Alguns pontos que precisam ser desenvolvidos por pessoas com esse perfil são relacionados à rebeldia e à impaciência. O desejo de mudar e não seguir padrões é interessante no aspecto profissional, mas os empreendedores também precisam exercitar a paciência.

Peixes (19 de fevereiro – 20 de março | Água)

Já as pessoas do signo de Peixes são mais sensíveis, intuitivas e preocupadas com quem está ao redor. Elas têm a espiritualidade desenvolvida, valorizam o coletivo e, assim como as aquarianas, são muito criativas. Empreendedores desse tipo são habilidosos em compreender as necessidades e expectativas dos clientes.

Um dos principais objetivos do vendedor pisciano é oferecer ao público um atendimento de excelente qualidade e uma experiência memorável. O resultado disso é a alta taxa de fidelização de clientes, que tendem a se tornar promotores da marca.

Alguns pontos que precisam ser trabalhados por quem é do signo de Peixes são a organização, a abertura a críticas e o foco, já que eles podem acabar se distraindo por conta da imaginação aguçada.

E aí, você concorda com as descrições de personalidade dos signos que listamos acima? É claro que não existe um mapa astral perfeito, mas há ações que você pode tomar para desenvolver os seus pontos fracos e se tornar um profissional melhor. Foque sempre na evolução e destaque-se no mercado de e-commerce!

Conte com o Olist, o guru das vendas online

Se os signos realmente influenciam os negócios, isso a gente não pode comprovar. Mas uma coisa é certa: o Olist é a solução ideal para quem deseja aumentar o faturamento vendendo pela internet. Temos alta reputação nos principais varejistas online do Brasil, como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Ponto Frio e Zoom, e já contamos com milhares de lojistas parceiros.

Por meio de tecnologia avançada e ferramentas exclusivas, os nossos parceiros podem centralizar a gestão dos negócios, otimizar a operação da empresa e se tornar mais competitivos nos marketplaces. Portanto, não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade única. Pare de depender da subjetividade do cosmos e participe agora mesmo da seleção de lojistas do Olist para impulsionar o faturamento da sua loja!

Venda com o Olist!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui