Loja pop-up: vale a pena? O que é, exemplos, como abrir e mais!


post image

Você já deve ter presenciado isto quando foi às compras: lojas pequenas, modernas e atraentes que aparecem, mostram a marca e, “do nada”, somem. O que será que está por trás dessa estratégia? Esse é o conceito de lojas pop-up, uma ideia incrível para quem tem um negócio apenas virtual.


Quer entender melhor o que é loja pop-up, saber como ela funciona, como beneficia o e-commerce e por que virou tendência? Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto. Continue acompanhando!


O que é loja pop-up e como ela funciona?


As lojas pop-up ocupam um espaço pequeno e são programadas para serem temporárias. Geralmente, são montadas em locais como um quiosque ou uma sala pequena. O objetivo está mais relacionado a aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca do que necessariamente lucrar com a venda de produtos.


Por essa razão, é comum que uma loja desse tipo traga experiências diferenciadas de compra. A ideia é permanecer na mente do consumidor. Assim, quando ele estiver em casa pesquisando um item para comprar é a sua marca que ele vai buscar.


Essa ideia surgiu nos Estados Unidos com o nome pop-up store. O nome se origina de algo que surge de uma hora para a outra, chama atenção e depois deixa de existir.


Exemplos de lojas pop-up


Para você ter uma noção das características de uma loja pop-up, podemos dar alguns exemplos notáveis que demonstram essa preocupação em imprimir a marca no público.

A Adidas é uma das grandes empresas que apostaram no conceito ao criar lojas temporárias em formato de caixa de sapato. 


adidas-caixa-pop-store-azul
Fonte: Comunicadores.info

A Tiffany & Co. teve uma ideia semelhante fazendo caixas de presente gigantes que serviam de loja com um conceito bem claro: a marca perfeita para presentear alguém especial.


tiffany-pop-up-store
Reprodução: Comunicadores.info

A C&A também já experimentou o modelo, criando vitrines compactas em locais de grande circulação. A ideia de todas elas foi conectar uma experiência de compra diferenciada à marca.


cea-pop-up-store
Reprodução: Modaparahomens.com.br

Quais motivos estão levando ao crescimento dessa estratégia?


Não dá para imaginar que é coincidência ver tantos negócios apostando na mesma estratégia, desde os que estão iniciando no mercado até os gigantes.

Esse crescimento em lojas pop-up tem muito a ver com os benefícios que elas trazem para quem as implementa, principalmente no comércio digital. Entre as vantagens de investir em lojas pop-up estão:  


  • Promoção de uma marca virtual
  • Proximidade com o cliente
  • Ampliação de mercado
  • Teste de audiência para produtos
  • Facilidade de implementação

Promoção de uma marca virtual


A pop-up store é uma oportunidade de mostrar a marca em outro contexto, fora do mundo virtual. Essa presença offline cria uma percepção de confiança e torna os produtos mais palpáveis para o consumidor.


Leia também: Como entrar no e-commerce melhora a eficiência da sua loja física👉


Proximidade com o cliente


As lojas pop-up também representam a chance de encontrar as pessoas cara a cara, conhecer o comportamento delas ao vivo e entender melhor os desejos que elas têm. 

Se o que as lojas buscam hoje é conexão, relacionamento e fidelização de clientes, a pop-up store aproxima, encanta e engaja.


Ampliação de mercado


Mesmo que o e-commerce já esteja bem estabelecido no Brasil, ainda existem perfis de consumidores tradicionais, que não pesquisam ativamente por lojas online para comprar.


As lojas pop-up fazem essa ponte e contribuem para a ampliação da rede de clientes. 

A pessoa conhece pessoalmente a marca e os artigos comercializados e pode até ignorar uma busca maior no futuro, indo direto na loja virtual daquela marca por já ter essa confiança.


Teste de audiência para produtos


Medir a satisfação de clientes no e-commerce demanda trabalho para convencer leads a darem avaliações e compartilharem reviews sobre o e-commerce, produtos e experiências de compra.


A resposta é imediata na loja pop-up. É possível utilizá-la para exibir itens novos e ver o que o público acha deles — e se vale investir mais nesse mix.


Facilidade de implementação


Uma das grandes vantagens das lojas pop-up é trazer todos esses benefícios que citamos sem a necessidade de investir muito na construção e manutenção de uma loja física tradicional.

Como são estabelecimentos pequenos e temporários, dá para começar rápido e focar bastante na exposição da marca. A loja pode ficar disponível ao público em semanas.

O que considerar para abrir uma loja pop-up?


Por ser simples de implementar e muito benéfica no contato com as pessoas, é válido dizer que a pop-up store é uma grande ideia para você colocar em prática. Mas é preciso conhecer algumas questões importantes antes de começar. Veja!

Delimite um prazo para a estratégia e trabalhe dentro dele


O principal para uma loja pop-up é começar já sabendo quando ela termina. O mais importante sobre esse prazo definido é que assim você aloca bem o investimento no quanto e no que vai gastar:


  • Aluguel
  • Produtos 
  • Decoração 
  • Experiências diferenciadas para os clientes
  • Entre outros pontos

Assim, é possível fazer o quiosque mais impactante dentro dos limites como uma loja física.

Foque as experiências


E o que significa ser impactante? Uma boa loja pop-up é aquela que fixa a marca na mente do consumidor. A experiência que você proporciona é o que vai fazer a diferença.


Essa experiência pode ser um visual instigante, uma ação que faça o cliente participar de uma atividade engajadora e até brindes. 

O objetivo é valorizar o tempo de contato entre marca e consumidor.




Escolha um local de grande circulação do perfil certo


Se a loja virtual vende para um público de classe média baixa, não adianta colocar a loja pop-up em um shopping de alto padrão — ou vice-versa.

O local escolhido é determinante para o sucesso das lojas pop-up.


Faça uma pesquisa de mercado a fim de encontrar lugares que o público-alvo frequenta com grande concentração.


Defina um mix menor que represente a loja


Você não vai vender tudo o que tem na loja virtual em uma pop-up store. Portanto, defina os carros-chefes. Duas perguntas são importantes ao definir o que será vendidos:


  • Quais dos artigos do e-commerce conversam melhor com os consumidores?
  • Quais representam o que nossos clientes podem encontrar acessando o e-commerce?



Prepare os vendedores para vender a marca


Esta é a lição principal para montar a estratégia perfeita: uma pop-up store não é feita para lucrar vendendo produtos, mas apresentar a marca às pessoas.


Os vendedores no local precisam ser treinados nesse sentido. É claro que uma venda a mais é ótimo, mas fazer aquele consumidor conhecer e acessar o e-commerce é muito mais importante.


Cause impacto no mundo físico e atraia o público para o e-commerce


Como vimos, as lojas pop-up tem um tempo próprio de existência: é surgir, causar impacto e sair. Afinal de contas, ela nasceu com o intuito de ser temporária.


O relacionamento com o público precisa ser o mais longo possível — esse é um dos maiores objetivos do varejo


De fato, um dos benefícios das lojas pop-up é que você vai criar um canal incrível de captação de novos clientes se tiver essa visão ao planejar a ação.


E aí, já está com ideias para a loja pop-up da marca? Você já usou esse tipo de estratégia? Conte pra gente nos comentários!


    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Afinal, o que é AIDA? Venha descobrir como funciona esse modelo!
    próximo post
    Black Friday 2022: como ter a melhor campanha de todas!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.