Entenda o que é e como usar o marketing humanizado

Entenda o que é e como usar o marketing humanizadoO crescimento do marketing digital trouxe consigo a automatização de processos. Por exemplo, ferramentas programadas para curtir e comentar postagens e enviar mensagens automáticas deixaram tudo muito mecânico e tornaram impessoais as relações entre marcas e consumidores.

O marketing humanizado é uma tendência que vai ao encontro desse tipo de relação. Isso não quer dizer que a automação precisa ser deixada de lado — ela só precisa ser feita com cuidado, mantendo o calor humano e a comunicação personalizada.

Neste artigo, você vai conhecer o conceito de marketing humanizado e entender por que ele veio para ficar, além de saber quais são os principais desafios e como montar uma estratégia eficaz. Continue acompanhando e domine o assunto!


O que é o marketing humanizado e como ele funciona?


O marketing humanizado chega para tornar as marcas mais humanas, assim como a relação com o público. O objetivo é transformar a comunicação em algo leve e não agressivo, o que não tem nada a ver com a diminuição no número das vendas.

As empresas se baseiam em 3 pilares no marketing humanizado: emoção, empatia e ética. Com isso, a abordagem passa a valorizar menos os gatilhos de escassez e as promessas, tomando cuidado para não invadir o espaço do cliente.

Na prática, isso quer dizer que as empresas devem permitir a personalização de produtos — inclusive, montar o mix de acordo com as necessidades do público —, utilizar uma linguagem amigável, interagir de maneira próxima, coletar informações e usá-las a favor das vendas. A pessoa deve sentir que está se comunicando com um ser humano ao entrar em contato, não com um robô.

Quais são as vantagens do marketing humanizado?


A exigência de atendimento impecável é crescente no mercado. Com a concorrência crescendo, a empresa que não investir no setor pode ter grandes prejuízos. O cliente busca muito além do preço baixo: ele quer ter uma experiência positiva.

O marketing humanizado é uma estratégia poderosa para aumentar a satisfação com a experiência, pois traz um toque especial à comunicação e ao atendimento. Tudo isso contribui para criar relações genuínas entre empresa e consumidor, que se torna engajado e pode começar a promover a marca no círculo social dele.

Quais são os principais desafios do marketing humanizado?


De acordo com os pilares do marketing humanizado, os clientes devem ser encarados como indivíduos e não podem sentir que as marcas estão apenas querendo arrancar o dinheiro deles a qualquer custo. Eles precisam sentir que o produto oferece um valor.

É imprescindível conhecer bem o público para conseguir montar um plano de comunicação que contemple essas necessidades, o que pode ser um desafio no caso de algumas empresas. Para ter sucesso na empreitada, é preciso ir além dos dados demográficos do público-alvo e criar uma persona — perfil semifictício que representa o cliente ideal e considera questões amplas e subjetivas.

Mais um desafio é a conscientização da equipe sobre a necessidade de atender com noção de empatia. Para solucionar esse problema, o ideal é criar um manual de comunicação e promover treinamentos com frequência.

Como estruturar uma estratégia de marketing humanizado?


Para elaborar a estratégia desse tipo de marketing, é preciso passar pelas fases de definição de metas, planejamento, aplicação e análise de resultados. Confira o passo a passo detalhado a seguir.

Defina um objetivo


Fica difícil definir metas e planejar ações sem um objetivo. Por isso, o primeiro passo aqui é ter uma ideia clara sobre aonde se quer chegar. Como o marketing humanizado não implica vender menos, o objetivo pode ser o incremento das vendas, além de questões como aumento do ticket médio, atração de contatos e divulgação da marca.

Também é importante definir quais indicadores serão utilizados para medir a performance das campanhas. Assim, fica fácil acompanhar o desenvolvimento e saber o que está dando certo ou precisa melhorar.

Conheça o público


A persona é um perfil de cliente ideal que vai além de dados como idade, renda e cidade. Ela considera questões subjetivas que ajudam a moldar a comunicação e têm tudo a ver com o marketing humanizado. Veja alguns exemplos:

  • Quais são os problemas que ela tem?

  • Quais são as preocupações que ela enfrenta?

  • Quais são os hobbies dela?

  • Onde busca informações?

  • Qual a rede social preferida?

  • Que tipo de perfil costuma seguir?

  • Quem a influencia?

  • Que tipo de conteúdo gosta de consumir?

  • Quais são os sonhos e objetivos de vida dela?


As respostas para perguntas como essas ajudam a planejar a comunicação de maneira adequada e a criar conteúdos que sejam realmente interessantes para o público.

Planeje as ações


As ações de marketing humanizado são as mesmas de qualquer outro plano: campanhas para redes sociais, newsletters, vídeos, promoções, unboxing e o que mais a criatividade mandar. A diferença é a forma como a comunicação é feita — deve ser leve, personalizada e empática e despertar emoção.

As ações devem ser relacionadas às metas e aos objetivos da empresa. O desempenho de cada uma delas deve ser medido com base nos indicadores definidos pela equipe. Não se esqueça de que as ações devem trabalhar pela marca, não o contrário. Ou seja, não tenha medo de fazer mudanças se algo der errado ou tiver repercussão negativa.


Analise os resultados


Estudar o que os indicadores definidos no primeiro passo mostram é um dos pontos-chave de toda estratégia de comunicação. É assim que o empreendedor sabe se as ações planejadas estão sendo efetivas. Caso estejam, é possível pensar em formas de torná-las ainda melhores. Já se os resultados estiverem aquém do esperado é preciso reformular e testar de novo.

Quais ganhos o marketing humanizado pode proporcionar?


Hoje, os consumidores têm o hábito de pesquisar sobre uma empresa antes de fazer uma compra. O marketing humanizado é uma abordagem que tem grande potencial para extrair das pessoas comentários positivos e indicações. Além disso, como você já sabe, o atendimento especial transforma a experiência de quem faz negócio com uma marca, tornando-a inesquecível.

A fidelização do cliente é outro ponto positivo do marketing humanizado. Quem está satisfeito com uma empresa tende a voltar a comprar dela, pois deseja viver de novo a boa experiência.

Agora que você entende a importância de oferecer uma experiência incrível e um atendimento personalizado, confira 7 dicas do Olist para lidar com reclamações na loja online!
    post anterior
    Como usar o remarketing para impulsionar as vendas no e-commerce?
    próximo post
    O que são canais de marketing e quais os principais para a loja online?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.