Metas SMART: como usar para aumentar as vendas?

Metas SMART - Como usar para aumentar as vendasTraçar metas é um passo essencial para o sucesso de qualquer empresa — quando se sabe onde se quer chegar, fica muito mais fácil planejar o caminho. Além disso, ter objetivos motiva os colaboradores e aumenta a produtividade, o que rende bons frutos para o negócio. No entanto, metas que beiram o inalcançável são desanimadoras. O método SMART é uma forma eficiente de criação de metas que funciona como um checklist e ajuda a definir objetivos desafiadores, mas possíveis.

Neste post, vamos explicar o que são as metas SMART e como aplicá-las. Está pronto para ter melhores resultados a partir de agora? Então continue a leitura!


O que são metas SMART

SMART é o nome da metodologia que define alguns critérios para o estabelecimento de metas — que podem ser tanto pessoais quanto profissionais. O nome é um acrônimo, em que cada letra representa um ponto a se considerar durante a definição dos objetivos.

  • S — specific (específico)
  • M — measurable (mensurável)
  • A — achievable (atingível)
  • R — relevant (revelante)
  • T — time-based (temporal)

Em síntese, é possível afirmar que cada meta definida por meio dessa metodologia precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo determinado para que seja batida. Assim, fica mais simples criar objetivos reais e planejar as ações necessárias para alcançá-los.

Quer saber mais sobre o que significa cada uma das letras? Confira na sequência!

Specific

O primeiro passo para definir uma meta SMART é escolher um objetivo que seja específico. Isso quer dizer que o resultado desejado precisa ser o mais direto e menos subjetivo possível. Se você tem um e-commerce, é normal que queira aumentar as vendas. Esse é um objetivo subjetivo. Já aumentar as vendas em 20%, por exemplo, é uma meta específica.

Para estabelecer uma meta específica, é necessário considerar alguns pontos. Veja as questões que vão ajudar nessa tarefa:

  • O que se espera alcançar com essa meta?
  • Por que ela é importante?
  • Quem será responsável por ela?
  • Onde serão realizadas as ações necessárias para que ela seja atingida?
  • Como ela será alcançada?

Measurable

Uma meta mensurável é aquela cujo progresso pode ser medido e acompanhado. Também é importante conseguir identificar quando ela foi alcançada. Vamos supor que você determine que o perfil comercial da loja online deva ter o maior engajamento do Brasil. Esse objetivo, apesar de específico, não é mensurável, pois não existe um ranking oficial de engajamento em redes sociais.

Para definir uma meta mensurável, é necessário responder a três perguntas:

  • Que resultado é esperado?
  • Como ele pode ser mensurado?
  • Em quanto tempo a meta deve ser alcançada?

Achievable

Como falamos no início deste texto, metas impossíveis são desmotivadoras e costumam derrubar o ânimo dos colaboradores do e-commerce. Por isso, o terceiro ponto das metas SMART estabelece que o objetivo precisa ser atingível. Dobrar o número de vendas, por exemplo, pode ser alcançável em alguns casos, mas será que isso funciona para você? É recomendado analisar o histórico da empresa antes de determinar esse número.

Para criar uma meta atingível, leve as seguintes questões para a equipe:

  • Do ponto de vista financeiro, essa meta parece razoável?
  • Já foi tentado algo semelhante? Quais foram os resultados?
  • É possível realizar os investimentos necessários para esse objetivo?
  • O que os envolvidos diretamente nessa tarefa pensam sobre isso?

Relevant

Uma meta relevante é aquela que tem importância muito clara para o negócio. Caso o objetivo seja irrelevante, pode acontecer a mesma coisa vista na situação de uma meta inalcançável: desmotivação.

Imagine que você tenha uma loja online e venda roupas. Um dos modelos de blusa está disponível em 5 cores, mas nenhuma delas tem boa saída. Será que, nesse caso, investir em novas cores é uma meta relevante? Não seria melhor colocar novos modelos de blusa à venda?

Para definir uma meta relevante, considere as seguintes perguntas:

  • Como essa meta vai impactar a empresa?
  • Como ela é vista pelos colaboradores?
  • Ela é importante para esse momento ou pode ser deixada para depois?
  • Quais prioridades poderiam ser prejudicadas por esse objetivo?

Time-based

O último ponto é que elas tenham um prazo predeterminado para serem alcançadas. Além de tornar mais fácil a mensuração dos resultados, isso ajuda a manter a produtividade — afinal, muita gente tende a deixar para o amanhã o que não precisa ser entregue hoje, não é mesmo?

Planejar as ações que vão ser adotadas para atingir as metas é essencial para conseguir cumprir tudo dentro do prazo estabelecido. Isso não significa que você precisa ter um cronograma imutável. É possível rever as estratégias ao longo do percurso, mas é preciso determinar a data final para a entrega dos resultados.

Recomendações para colocar as metas SMART em prática

Depois de entender o que são as metas SMART e como estabelecê-las, chegou a hora de saber como elas podem ser colocadas em prática.

É fundamental que o desempenho de cada meta seja acompanhado durante o processo. Isso quer dizer que uma meta não pode ser avaliada somente no final do prazo estabelecido. Se as coisas não estiverem saindo como o esperado, quanto antes forem reformuladas, melhor.

Agora que você já está pronto para definir as próximas metas para o negócio, fique atento também a esta recomendação: não se esqueça de montar uma planilha para acompanhar o progresso das ações. Assim, fica muito mais fácil saber o que está acontecendo.

E não deixe de comemorar os bons resultados! Quando uma meta for alcançada ou superada, parabenize a equipe, mostre que o trabalho dela é valorizado e celebre essa conquista. Assim, o ambiente fica leve e as pessoas motivadas a continuar fazendo boas entregas.

Como envolver a equipe no processo

Envolver a equipe inteira também costuma trazer bons resultados. Na hora da definição de metas, delegue responsabilidades, de modo a envolver todo mundo no processo. Ao longo do tempo, informe sobre os resultados observados nas avaliações periódicas.

Com todos participando da definição e do acompanhamento das metas SMART, o time se sente incluído e motivado, o que ajuda a garantir melhores resultados em todos os setores.

Conhece outras pessoas que se podem se interessar por este conteúdo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras empresas a crescer!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *