Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

O que é o Boxing Day, como surgiu e dicas para vender mais na data


O que é o Boxing Day, como surgiu e dicas para vender mais na data

Nada melhor para o varejo do que datas comemorativas. Elas são excelentes oportunidades de os lojistas chamarem a atenção do público e movimentarem o estoque da loja por meio de queimas de estoque. Por isso, aqui no Blog Universo Marketplace sempre divulgamos datas especiais que são estratégicas para o e-commerce, de Dia das Mães à Cyber Monday, por exemplo.

Desta vez, vamos falar sobre o Boxing Day, que é celebrado no dia 26 de dezembro – ou no primeiro dia útil após o Natal. Você já ouviu falar nessa data? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ela não tem nenhuma relação com a prática de boxe. A seguir, explicamos o que é o Boxing Day, como surgiu e de que forma vender mais no período!

Contrate o olist agora mesmo

O que é o Boxing Day e como ele surgiu?

O Boxing Day surgiu no Reino Unido e hoje é conhecido como uma grande promoção do período natalino. A data acontece no primeiro dia útil após o Natal e é muito celebrada em países da Comunidade Britânica, incluindo Canadá e Austrália. Durante o período, as lojas oferecem grandes descontos em produtos de diversas categorias, além de outros benefícios, como frete grátis.

A origem do Boxing Day ainda é incerta, mas especialistas têm algumas teorias principais. A primeira é que o termo se refere às caixas para coleta de doações, que as igrejas destinavam aos pobres na Idade Média. Já a outra é que a data surgiu a partir das caixas de presente que patrões davam aos funcionários no Natal, no século XVII. Independentemente disso, a certeza é que a celebração ganhou a simpatia do varejo e dos consumidores.

No Brasil, o Boxing Day começou a ganhar espaço a partir de 2011, a partir do trabalho do site Busca Descontos. Para se ter ideia, a data movimentou R$ 81,6 milhões no e-commerce em 2012 – alta de 39% em relação ao ano anterior –, conforme estudo do Ebit. Ao todo, foram realizados mais de 200 mil pedidos, e grandes sites participaram da promoção, como Shoptime e Saraiva.

Para ajudar você a aproveitar todo o potencial dessa relevante data, listamos no tópico abaixo 4 dicas para aumentar o faturamento no Boxing Day. Acompanhe!

Como aproveitar o Boxing Day para aumentar as vendas?

1. Tenha preços incríveis

O preço costuma ser o fator mais importante de qualquer promoção. Por isso, capriche nas ofertas e ofereça bons descontos aos seus clientes! Uma das possibilidades para atrair a atenção do público é ofertar descontos progressivos – quanto mais produtos adquiridos, maior o benefício. Só não esqueça de se planejar antes da promoção para não deixar as finanças no vermelho.

2. Monte kits de produtos

Outra dica é montar kits com vários produtos. Além de permitir o giro de estoque, essa prática aumenta o ticket médio das vendas. Pensando nisso, monte diferentes grupos de produtos, sejam eles iguais ou de diferentes categorias. Você também pode fazer kits temáticos para ter um maior apelo sobre os consumidores de categorias de nicho.

3. Invista na divulgação

Sem divulgação, as ofertas da sua loja dificilmente conseguirão alcançar o público-alvo. Por essa razão, recomendamos que você capriche na divulgação das promoções. Para isso, utilize as redes sociais – Facebook, Instagram, WhatsApp etc. – e, se possível, invista em mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads.

4. Seja honesto sobre o prazo de entrega

Por fim, tenha em vista o contexto logístico do varejo no fim do ano. Esse período costuma ser atribulado devido às altas demandas originadas pela Black Friday, Cyber Monday e Natal. Como consequência, os pedidos demoram um tempo maior para chegar ao endereço dos clientes. Portanto, seja honesto com o público e defina prazos de entrega realistas para evitar reclamações posteriores.

Use o Boxing Day a favor da sua loja e venda mais no fim do ano!

E aí, gostou de conhecer o Boxing Day? A data é uma ótima oportunidade de as lojas movimentarem o estoque e aumentarem o faturamento no final do ano, logo depois do Natal. Então não deixe de aproveitar essa comemoração histórica para turbinar as vendas! Separe produtos com alto potencial, ofereça preços competitivos e invista em divulgação. Os seus clientes com certeza vão adorar as promoções. Boas vendas!

Quer saber mais sobre outras datas relevantes do e-commerce? Então confira este post sobre a Black Friday!

Venda mais com o Olist

+ Nenhum comentário

Adicione o seu