Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para criar a sua loja virtual?

como escolher plataforma de e-commerce

O e-commerce brasileiro teve crescimento nos pedidos online no segundo trimestre de 2022, com 89,6 milhões de vendas na internet, comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa da Neotrust. 

Se a sua empresa ainda não está presente no digital ou não consegue aumentar o faturamento online, talvez seja a hora de procurar soluções mais adequadas ao seu negócio. Entre as alternativas, uma plataforma de e-commerce é a opção para quem quer destacar sua marca com autonomia

Começar uma loja virtual é muito mais simples do que abrir uma loja física, mas ainda assim requer pesquisa e dedicação. A Vnda by olist preparou um guia detalhado para você escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, mas antes de acessá-lo, se você quer entender um pouco mais sobre plataforma de e-commerce, confira este artigo até o final.

O que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é o sistema onde a sua loja virtual é criada e gerenciada, possibilitando a sua personalização e organização: inclusão de produtos, gerenciamento de estoques e preços, recebimento de pedidos, acompanhamento das vendas, além de outras funções que fazem parte do dia a dia de um comércio eletrônico. 

A tecnologia utilizada é semelhante aos sites e blogs, mas com recursos específicos para vendas online, com duas estruturas distintas, porém que trabalham em conjunto: uma é responsável pelo visual do site de e-commerce e a outra é direcionada ao armazenamento de informações e dados.

Antigamente, para se ter uma loja virtual, era necessário o desenvolvimento de um sistema totalmente do zero, o que tornava o processo caro e demorado. Ainda é possível contratar um profissional ou uma agência para criar seu e-commerce do início, mas além do investimento em tempo e dinheiro, a aprendizagem e adequação a um novo sistema pode custar muitas vendas.

Atualmente o mercado conta com diversas opções de plataformas com alta tecnologia e soluções rápidas e simples de implementar, além da variedade de recursos e ferramentas complementares disponíveis. Independentemente dos produtos ou serviços oferecidos, é preciso buscar por uma plataforma que atenda às necessidades da sua empresa e diminua as dores do mundo das vendas virtuais.

Motivos para investir em uma plataforma para a sua loja virtual 
 

1. E-commerce em expansão

Dados do relatório Beyond Borders 2021/2022 do EBANX mostram que o varejo online na América Latina ainda tem expectativa de crescimento de 40%, deixando para trás a ideia de que o movimento de digitalização do comércio foi apenas durante a pandemia. Atualmente o e-commerce representa 10% das vendas no continente, quase o dobro quando comparado a 2019, quando o comércio online representava apenas 6%. No Brasil, a representatividade é ainda maior, com 17%.

Diante dos fatos, ficar apenas no físico ou não enxergar oportunidades no digital com certeza é um mau negócio. Além disso, vender na internet sem uma estrutura mínima e uma estratégia bem pensada, também pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Por isso é necessário avaliar o momento do seu negócio, se realmente faz sentido investir em uma loja virtual e saber escolher a melhor plataforma de e-commerce para a sua empresa.

2. Menor investimento

Uma loja física exige grandes investimentos em espaço, vendedores, equipamentos, móveis e diversos detalhes. No ambiente virtual, investimentos são necessários, mas os custos são bem menores quando comparados ao comércio tradicional. Ao contratar uma plataforma de e-commerce, dependendo da solução escolhida, grande parte das ferramentas e integrações necessárias já estarão disponíveis no pacote e seu único compromisso será acompanhar os pedidos e entregas!

3. Visão completa dos seus clientes

Uma plataforma de e-commerce bem estruturada oferece uma visão 360 dos seus clientes, com dados históricos para oferecer ofertas personalizadas, marketing direcionado, atendimento especializado e visão de interações e transações de pedidos e compras, em todos os pontos de contato da sua marca com o público. Esta fonte de informações é essencial para a estratégia do seu negócio, com possibilidades de fidelização dos clientes, recompra e estar sempre ativo na memória do consumidor.

4. Diversificação de canais

As opções de plataforma de e-commerce estão cada vez mais integradas a diferentes soluções, possibilitando a centralização de pedidos e gerenciamento de estoque de diversos canais de vendas, incluindo redes sociais e lojas físicas.

Além disso, é uma opção democrática para qualquer tipo e tamanho de empresa, criando mais oportunidades do que um ponto físico, por exemplo.

5. Sem limites geográfico e de horário de funcionamento

Diferente do comércio tradicional, um e-commerce pode – e deve – funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, em qualquer lugar do mundo. Estar à disposição dos seus clientes e potenciais consumidores é essencial para não perder vendas e aumentar seu faturamento. 

É claro que o horário de envio de produtos, o retorno de dúvidas e a delimitação geográfica para entregas são determinadas pela gestão da sua empresa, mas as vendas em uma plataforma de e-commerce podem ser realizadas a qualquer momento.

 

[button link=https://olist.com/blog/pt/gestao-empresarial/operacao-e-logistica/lista-de-empresas-de-transporte-e-logistica/" size="large" text_size="beta" newtab="on"] +45 opções de empresas de logística para e-commerce[/button]

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja

O Brasil encerrou 2021 com crescimento de 22,05% no número de lojas online, chegando à marca de 1,59 milhão, segundo pesquisa do PayPal Brasil e da BigDataCorp. Desde 2015, o ritmo de crescimento do e-commerce no país chega a uma taxa de 23,69% por ano. Os números mostram que a concorrência é grande, mas todas essas lojas representam apenas 6% do varejo total, o que indica que ainda há muito espaço a ser explorado.

Para fazer um investimento assertivo e escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio competir em igualdade, alguns passos iniciais não podem ser negligenciados:

post image

Em nosso guia exclusivo, detalhamos mais sobre cada tópico deste artigo para você escolher a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual. Mas continue a leitura até o final para aproveitar dicas rápidas e exclusivas.

Orçamento disponível

O primeiro passo para qualquer planejamento é saber o quanto sua empresa pode investir na plataforma da sua loja virtual. Esta questão pode ser respondida conforme o objetivo do e-commerce, momento atual da sua marca, disponibilidade para outros investimentos, etc. 

A ideia central é investir o suficiente para dar retorno, sem comprometer o giro e lucratividade do seu negócio.

Para quem já utiliza alguma plataforma de e-commerce fica mais fácil quantificar este limite, baseado nas experiências adquiridas. Aos iniciantes, cuidado com as altas expectativas para não pagar por recursos que não serão utilizados no curto e médio prazo. 

O ideal para encontrar o melhor site de e-commerce é buscar plataformas que tenham planos variados, que atendam ao tamanho do seu negócio.

Nicho de Mercado

Se você ainda vai começar no ramo online, antes de qualquer decisão é preciso entender o mercado de atuação e especificidades do seu negócio. A partir disso, é possível considerar os recursos e funcionalidades que a sua plataforma de e-commerce necessita para atender suas expectativas e cumprir o desejado.

Faça uma lista de requisitos que você considera fundamentais e o que é dispensável para a realidade da sua empresa.

Suporte

Assim como seus clientes buscam o melhor atendimento, a sua empresa também precisa de um suporte qualificado por parte da plataforma contratada. Quando envolve tecnologia é necessário que o atendimento seja ainda mais próximo e presente. Sistemas e softwares sempre podem gerar dúvidas e, nas vendas online, cada minuto fora do ar significa muitas vendas perdidas. 

Confira os canais e opções de serviço de atendimento à sua empresa por parte da plataforma contratada. Horários de atendimento, tempo de resposta, condições especiais, treinamentos, cada detalhe pode fazer a diferença para o seu negócio.

Personalização

Ao optar por uma loja virtual, sua empresa provavelmente está buscando reconhecimento da marca. E para garantir a manutenção da filosofia e padrão do seu negócio, é importante que a sua loja virtual seja customizada. 

Consulte as opções de layout e template disponíveis na solução escolhida, custos e variedade de personalização, especificidades que seu produto ou serviço precisa. Cada detalhe vai fazer a diferença não apenas na apresentação da sua marca, como também na experiência de compra do seu cliente final.

Recursos e Integrações

Avalie quais recursos e funcionalidades estão disponíveis na plataforma de e-commerce da sua loja virtual. São suficientes para a sua necessidade ou será preciso pagar taxas extras com integrações? Às vezes uma mensalidade pode parecer mais cara à princípio, mas ao colocar na ponta do lápis, os recursos que já fazem parte da plataforma funcionam de maneira mais eficiente e não possuem custos adicionais.

Expertise

Apesar do primeiro item ser o orçamento, escolher a opção mais em conta também pode custar caro. É importante pesquisar o grau de conhecimento e experiência da empresa responsável pela plataforma de e-commerce escolhida para gerenciar sua loja virtual. O tal do “o barato pode sair caro”.

Procure por avaliações, converse com usuários da plataforma e entenda a experiência como consumidor das lojas que a plataforma atende. 

Recursos que toda plataforma de e-commerce deve ter

Agora que os passos iniciais já foram validados, é hora de focar nas funcionalidades necessárias para escolher a melhor plataforma para sua loja virtual. 

  1. Produtos
  2. Gestão de pedidos
  3. Checkout
  4. Frete e logística
  5. Responsividade
  6. Servidor dedicado
  7. API aberta
  8. SEO
  9. Ferramentas de relacionamento com os clientes

Estes são apenas alguns itens a serem considerados ao pesquisar a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio.

Para saber como avaliar cada item detalhadamente, confira nosso guia e compare as opções para escolher a melhor plataforma para a sua loja virtual!

[su_accordion class="faq-post"][su_spoiler title="O que é plataforma de e-commerce?" open="no" style="default" icon="chevron" anchor="" anchor_in_url="no" class=""]A plataforma de e-commerce é o sistema onde a sua loja virtual é criada e gerenciada, possibilitando a sua personalização e organização: inclusão de produtos, gerenciamento de estoques e preços, recebimento de pedidos, acompanhamento das vendas, além de outras funções que fazem parte do dia a dia de um comércio eletrônico.[/su_spoiler][su_spoiler title="Como criar uma loja virtual?" open="no" style="default" icon="chevron" anchor="" anchor_in_url="no" class=""]Atualmente o mercado dispõe de diversas opções de empresas que oferecem soluções robustas com ferramentas tecnológicas para criar seu e-commerce próprio, sem a necessidade de desenvolver a estrutura da sua loja virtual desde o início.[/su_spoiler][su_spoiler title="Como escolher a melhor plataforma para a sua loja virtual?" open="no" style="default" icon="chevron" anchor="" anchor_in_url="no" class=""]Entenda os recursos essenciais que toda loja virtual precisa, e tenha conhecimento das funcionalidades que podem auxiliar o seu negócio. O guia da plataforma de e-commerce da Vnda by olist foi feito para auxiliar na escolha da melhor solução para a sua empresa e explica detalhadamente tudo o que você precisa saber.[/su_spoiler][/su_accordion]

Agora que você já está informado sobre as vantagens e necessidades da plataforma de e-commerce ideal para a sua empresa, conta pra gente nos comentários se este artigo te ajudou na escolha da melhor solução para a sua loja virtual!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Mercado cinza: por que é prejudicial e como combatê-lo?
    próximo post
    Falência de empresa: dúvidas comuns e erros que podem quebrar uma loja física
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.