terça-feira, 14 julho, 2020
Início Como começar a vender Como abrir uma loja Saiba o que é site responsivo e por que é fundamental para...

Saiba o que é site responsivo e por que é fundamental para um e-commerce

0

Saiba o que é site responsivo e por que é fundamental para um e-commerceVocê sabe o que é site responsivo? Trata-se de um modelo que funciona de forma adaptável ao tamanho da tela do dispositivo utilizado para o acesso. Assim, ao acessar uma página por meio de um notebook, tablet ou smartphone, por exemplo, ele se adapta à resolução desses equipamentos de forma automática.

O principal objetivo é facilitar e permitir um maior número de acessos ao site. Com o crescimento da utilização de smartphones, é importante para o comércio eletrônico que a página possa ser acessada por qualquer dispositivo. Isso significa maior competitividade e aumento das vendas.

A seguir, mostramos como funciona esse modelo de site, de que forma ele impacta o e-commerce e o que é preciso fazer para ter um layout responsivo no seu comércio eletrônico. Continue a leitura!


Entenda o que é site responsivo e a diferença para a versão mobile

O site responsivo é aquele que se adapta de forma automática a qualquer dispositivo. Na prática, significa que, quando uma página é carregada, ela é capaz de identificar as características do equipamento que fez a solicitação de acesso. Dessa forma, retorna ao usuário um conteúdo compatível com o tamanho da tela do aparelho.

Entretanto, é preciso compreender a diferença entre esse modelo e uma versão mobile. O site mobile é uma forma bem reduzida da página. Para isso, muitas imagens e até mesmo funcionalidades não são exibidas.

Trata-se de um site desenvolvido especialmente para celulares. Tanto que a nomenclatura também muda, pois passa a ter a letra “m” ou a palavra mobile antes do endereço.

Já no responsivo é feito o reposicionamento dos elementos, ou seja, não há uma segunda versão do site.  Assim, ele pode conter todas as suas funcionalidades originais.

Saiba de que forma o site responsivo impacta o e-commerce

Para que você perceba como é importante essa configuração em um e-commerce, de acordo com uma pesquisa sobre o Perfil do E-commerce Brasileiro encomendada pelo PayPal, de 930 mil sites de comércio eletrônico que atendem no Brasil, 76% tem o layout responsivo.

Isso demonstra que não ter um site adaptável significa ficar atrás da concorrência e perder oportunidades de vendas. Confira como um layout responsivo impacta positivamente o e-commerce.

Melhora a experiência do usuário

Imagine como é desconfortável para o usuário ampliar a tela com os dedos todas as vezes que for preciso ler uma informação em um dispositivo menor. Isso sem contar que ele pode se perder na leitura ao ter que deslizar o conteúdo de um lado para o outro. Dessa forma, é possível que ele acabe se irritando com a experiência no site.

Com o site responsivo, o tamanho da fonte, as imagens e botões ficam proporcionais à dimensão da tela. Essa característica facilita a usabilidade, porque é mais fácil preencher formulários, visualizar textos e outros conteúdos. Portanto, oferece uma melhor experiência do usuário com a página.

Permite uma maior interação

Em sites não responsivos, a interação com o usuário é mais difícil, já que existe a necessidade de dar zoom na tela para preencher formulários, o que leva o visitante a desistir da ação. Já o modelo responsivo oferece maior usabilidade, o que é essencial para permitir uma boa comunicação com a página.

Isso é possível porque todas as funcionalidades da página estão disponíveis de forma clara e fácil de utilizar, como os botões para o compartilhamento de conteúdos, e todos proporcionais ao tamanho do dispositivo.

Aumenta a visibilidade da empresa

O layout responsivo permite que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo, já que ele poderá ser acessado por diferentes dispositivos. Dessa forma, a empresa se torna mais conhecida no mercado, visto que aumenta a probabilidade de as pessoas encontrarem o site com mais facilidade e conhecerem seus serviços.

Contribui para o crescimento das vendas

De acordo com uma publicação no Think with Google sobre a utilização de celulares, 90% dos entrevistados utilizam dispositivos com telas diferentes para fazer reservas em hotéis ou compras na internet. Além disso, 40% começa a pesquisa em um smartphone e termina a compra em um desktop.

Com base nesse percentual, percebemos como é importante para o e-commerce atender a esse público. A facilidade de acesso e de interação com o site por diferentes dispositivos é um dos fatores que contribui para o aumento das vendas.

Reduz a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é medida pelo número de pessoas que entram no site e o abandonam rapidamente. Uma das razões para isso é a página não oferecer o layout responsivo, pois o usuário desiste da interação por conta da dificuldade em aumentar e diminuir o conteúdo a todo momento.

Melhora o ranqueamento de SEO

Os algoritmos do Google conseguem analisar cada página e verificar se ela utiliza o layout responsivo. Esse é um fator importante de ranqueamento desde 2015. Por isso, ter o site adaptável a diferentes dispositivos é uma forma de melhorar o posicionamento no buscador e obter mais acessos.

Aumenta os compartilhamentos nas redes sociais

Atualmente, é grande o número de pessoas que utilizam as diversas redes sociais tanto para o lazer quanto para atividades profissionais. Conforme dados de uma pesquisa da FGV sobre o uso da tecnologia, em 2018, existiam 420 milhões de dispositivos digitais, dos quais 56% eram smartphones contra 21% de desktops.

Esse número indica que é bem maior a probabilidade de que um usuário compartilhe um conteúdo por meio de um dispositivo mobile. Portanto, é preciso que o site esteja no formato adequado para aumentar as chances de ser compartilhado pelos usuários.

Conheça o que é preciso para ter um site responsivo

Existem diferentes formas de ter um site responsivo. Uma delas é contratar um desenvolvedor ou contar com uma equipe especializada para fazer as devidas alterações no layout. Essa alternativa pode ter um custo mais elevado. Já quem utiliza CMS como o WordPress, por exemplo, pode utilizar diferentes plugins e temas que oferecem esse recurso.

Outra forma é utilizar as plataformas de marketplaces disponíveis no mercado, que já contam com esse recurso em seu ambiente. Dessa forma, é possível vender em diferentes grandes lojas ao mesmo tempo, sem se preocupar com questões de desenvolvimento de site.

Além disso, a venda em marketplaces conta com o Programa de Proteção à Propriedade Intelectual (PPPI), que representa uma segurança a mais aos produtos comercializados.

Tenha um e-commerce responsivo para vender cada vez mais!

Como vimos, essa nova modalidade de site é essencial para garantir o maior número de visitantes, o aumento das vendas e maior visibilidade no mercado. Então você precisa implementá-la no seu e-commerce.

Portanto, após entender o que é site responsivo e as principais vantagens que ele oferece, avalie qual é a melhor alternativa para oferecer esse recurso aos seus clientes e comece a vender cada vez mais.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância do site responsivo para o e-commerce? Então leia também este artigo sobre como vender mais e melhor online!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui