quarta-feira, 8 abril, 2020
Início Conteúdos Artigos O que vender no verão 2020: dicas para ganhar dinheiro online na...

O que vender no verão 2020: dicas para ganhar dinheiro online na estação mais quente do ano!

0
O que vender no verão

Quer descobrir o que vender no verão 2020 para começar o ano com o faturamento em alta? Então este post é para você! O verão, que começou em dezembro de 2019 e segue até o dia 20 de março, é uma ótima oportunidade para lojistas aumentarem as vendas. Como vamos explicar em detalhes a seguir, as buscas por certos produtos cresce significativamente na estação mais quente do ano. Por isso, aproveitar essas tendências é estratégia certeira para você ganhar dinheiro no verão.

Neste post, vamos falar sobre comportamentos de consumo durante a estação e compartilhar alguns dos produtos mais buscados no período. Use essas informações para planejar a sua estratégia de vendas no verão e, assim, começar o ano com o pé direito. Boa leitura e ótimas vendas!

Veja o que você vai encontrar neste post:

  • Por que você precisa vender na estação mais quente do ano
  • O que vender no verão 2020
  • Como usar o Google Trends para identificar boas oportunidades de negócio
  • Dicas para vender no verão
Baixe a Lista!

Vender no verão em 2020: por que você precisa fazer isso

O verão é uma sazonalidade extremamente relevante para o comércio brasileiro, seja físico ou online, e isso deve-se a diversas razões. No período, muita gente costuma tirar férias, o que estimula o turismo no país e aumenta o consumo de determinados produtos. Quem viaja para a praia, por exemplo, acaba comprando itens como protetor solar, chapéu e óculos de sol.

Além disso, no fim do ano um grande número de pessoas recebe benefícios como 13º salário e pagamento de férias. Isso aumenta o poder aquisitivo dos clientes e, consequentemente, estimula o consumo no varejo. Portanto, preparar campanhas especiais para o período é estratégia eficaz para quem deseja faturar mais.

O que vender no verão 2020 no e-commerce

Agora que você já entende a relevância das vendas de verão, é hora de descobrir quais produtos têm maior potencial na estação. E para facilitar esse processo, queremos compartilhar com você duas DICAS PRECIOSAS. A primeira delas é baixar a Lista de Verão 2020, produzida pelo Olist. O material reúne 50 produtos que têm altíssimo potencial de vendas na temporada. Faça o download grátis:

confira a lista de verão!

Já a segunda dica é fazer da ferramenta Google Trends a melhor amiga da sua loja. O site revela quais são os termos e assuntos mais pesquisados pelo público no Google em determinado período. A partir disso, você consegue identificar as principais tendências do momento e os picos de pesquisa de termos específicos – que, nesse caso, podem ser os produtos da sua loja. Explicamos a seguir como usar a ferramenta. Acompanhe!

Como usar o Google Trends para identificar boas oportunidades de negócio

Acesse o site do Google Trends e digite na caixa de pesquisa o termo que você deseja buscar. Pegamos como exemplo a palavra “biquíni”, item totalmente associado ao verão.

O que vender no verão - Google Trends
Tela inicial da ferramenta Google Trends. | Reprodução: Google Trends

Após pesquisar o seu termo de interesse, defina qual é o período que você deseja analisar. Nesse caso, selecionamos a opção “Últimos 12 meses”. Veja o resultado:

Vender no verão - Biquíni
Interesse do público pelo termo “biquíni” nos últimos 12 meses. | Reprodução: Google Trends

A evolução do gráfico revela que as buscas por biquínis começam a crescer no mês de setembro e alcançam o ápice no fim de dezembro e início de janeiro. Isso significa que lojas que trabalham com esse segmento precisam organizar a operação já no primeiro semestre do ano. Assim, conseguirão se antecipar e aproveitar ao máximo o potencial de vendas do verão.

O Google Trends é uma ferramenta excelente para que lojistas entendam o comportamento de compra do público e encontrem boas oportunidades de negócio. Sendo assim, avalie quais produtos são estratégicos para a sua marca e confira no Trends se eles têm alta procura no verão. Se a resposta for sim, não hesite em incluí-los no seu portfólio!

Dicas extras para vender no verão e começar o ano com as vendas em alta!

Tenha um cronograma de ações: Não deixe para última hora o planejamento da sua campanha de verão. Organize-se com antecedência e tenha um cronograma de ações para conseguir executar o que foi planejado. Dessa forma, você conseguirá  obter bons resultados na estação sem precisar se desesperar.

Trabalhe com categorias estratégicas: Como comentamos no tópico anterior, certos produtos que têm maior procura durante o verão. Pensando nisso, priorize categorias que costumam apresentar alta de vendas no período, como Beleza e Perfumaria, Climatização e Esporte e Lazer. Acompanhe notícias de mercado e sites como o Blog Universo Marketplace para ficar antenado às tendências do e-commerce.

Monte kits de produtos: Esta é uma excelente estratégia para a loja aumentar o ticket médio das compras. Ao vender kits de produtos, o lojista estimula o cliente a adquirir mais itens em troca de um bom desconto. Com isso, todo mundo sai ganhando: o consumidor gasta menos no valor final da compra, e a empresa recebe pedidos de maior valor.

Invista em divulgação: De nada adianta ter ofertas incríveis se o público não tiver acesso a elas. Por isso, capriche na divulgação da campanha de verão da sua loja e use os meios de comunicação a seu favor. Marcar presença nas redes sociais e diversificar os canais de venda são exemplos de ações eficazes.

Venda em marketplaces: Os marketplaces são excelentes vitrines para lojas virtuais. Esses sites têm grande visibilidade e alta reputação, por isso recebem tráfego constante e qualificado durante o ano todo. Sites como Mercado Livre, Americanas, Submarino e Amazon são exemplos famosos. Saiba mais sobre marketplaces.

Verão e e-commerce têm tudo em comum!

Como deixamos claro neste texto, o verão representa uma incrível oportunidade de negócio para lojistas de e-commerce. Devido a fatores como férias e recebimento de 13º salário, o público acaba consumindo muito mais na estação. Ou seja, quem quer ter sucesso de vendas na internet precisa aproveitar essa sazonalidade.

Porém, lembre-se de que lojistas profissionais trabalham com estratégia e planejamento. Portanto, siga as dicas que apresentamos neste post para conseguir aproveitar ao máximo o potencial da estação e aumentar as vendas da sua loja!

Quer aproveitar outras sazonalidades para aumentar as vendas online? Então baixe o Calendário do E-commerce 2020, produzido pelo Olist!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui