Saiba como a parceria com lojas virtuais ajuda a vender mais

post image

Formar parceria com lojas virtuais é uma estratégia que pode trazer bons resultados em vendas para o negócio. Essa é uma maneira de alcançar um público ainda maior e tornar a marca mais reconhecida no mercado.

Porém, para que tudo isso seja possível, deve-se tomar decisões bem embasadas, pautando-se por um planejamento cuidadoso. Neste artigo, você verá como essas parcerias podem ser iniciadas, o que considerar ao escolher uma loja e quais vantagens a sua empresa pode obter. Confira!

Como começar uma parceria com loja virtual?


Antes de tudo, é fundamental que se conheça a própria empresa e os detalhes sobre a área de atuação e o perfil do público-alvo. A partir daí, você consegue buscar um direcionamento sobre as lojas que têm mais potencial para a parceria.

Tenha em mente que de nada adianta escolher uma loja virtual apenas pelo porte. A prioridade deve estar voltada para a identificação dos clientes que você quer alcançar. O e-commerce precisa atender um público com o perfil semelhante ao dos compradores.

Após analisar essas condições e definir as empresas com potencial para ser parceiras, crie estratégias de vendas e trace um plano detalhado de como essa relação funcionará. Depois, basta entrar em contato com os representantes da outra parte e apresentar suas ideias para tentar chegar a um acordo e selar a parceria.

Quais são as diferenças entre parcerias estratégicas e comerciais?


Existem diferenças significativas entre parcerias estratégicas e comerciais. Entendê-las é importante para que se consiga tomar boas decisões e para que o plano seja bem-sucedido. Saiba mais a seguir.

Parcerias estratégicas


Uma parceria estratégica tem o objetivo de beneficiar todas as partes envolvidas. É uma prática comum e que objetiva uma negociação focada no que é chamado de ganha-ganha, melhorando os resultados das duas empresas.

Portanto, para que seja considerada uma parceria de sucesso, é necessário que ambos os lados sigam as regras estabelecidas na hora do fechamento da parceria. Também, devem estar cientes que os benefícios serão para os dois lados.

Parceria comercial


Já no caso da parceria comercial, a ideia é que as empresas aproveitem a base de clientes uma da outra para enviar e-mail marketing, disponibilizar cupons de desconto, trocar divulgação etc.

Nesse caso, é importante escolher um parceiro de negócios que tenha o mesmo porte e uma base de clientes bem semelhante. Caso contrário, apenas uma parte se beneficia, enquanto a outra não alcança os mesmos resultados.

Como escolher a loja ideal?


Agora que você já entende um pouco mais sobre a estratégia, é o momento de ir para a parte prática de buscar parceria com lojas virtuais. Veja, a seguir, quais passos são fundamentais para isso.

Pesquisa e estudo de perfis


É crucial conhecer a própria empresa e, também, as que têm chances de serem parceiras de negócio. Portanto, deve-se estudar detalhadamente as características da marca que está no radar. Essa é a melhor maneira de saber se os resultados têm potencial de ser favoráveis para ambos os lados.

Analise, por exemplo, o tipo de produto que é oferecido por ela e as respostas dos consumidores em relação às divulgações e aos anúncios. Ainda, certifique-se de que os valores da empresa coincidem com os que a sua marca pratica.

Estratégias relacionadas


Como dito, a intenção da parceria é trazer resultados para ambas as partes. Sendo assim, é interessante que elas estejam alinhadas na estratégia adotada e na forma como a comunicação é feita com os clientes, com a intenção de interligar as audiências.

Análise de métricas


Antes de se unir as lojas virtuais, é fundamental que todos os dados e as métricas, tanto da sua quanto da outra parte, sejam analisados. Isso inclui números relacionados ao engajamento, tráfego e ticket médio, entre outros. Então, pode-se criar estratégias mais acertadas e ter uma previsão do retorno dessa parceria.

Quais são as vantagens desse tipo de relação?


Entenda mais a fundo como a empresa pode se beneficiar das parcerias com lojas virtuais.

Ajuda a aperfeiçoar o modelo de negócios


Para ganhar ainda mais visibilidade no mercado, a empresa precisa focar a atividade principal. Porém, dedicar-se a atividades secundárias pode levar a marca a outro patamar.

Nessas horas, a parceria pode ter um papel fundamental. Afinal, é por meio dela que as marcas conseguirão buscar mercado em ramificações da própria área de atuação, mas que não recebiam tanta atenção.

Contribui para a diminuição dos riscos


Quando se trata de um ambiente de negócios competitivo, uma aliança pode ser muito benéfica para reduzir os riscos de uma estratégia. Um bom exemplo é o caso de empresas concorrentes adotarem uma parceria para lançar novos produtos ou tecnologias.

Nesse cenário, se os resultados não forem o esperado, as perdas serão amortizadas por ambas as partes. É uma maneira de reduzir o prejuízo, se comparado a uma situação em que apenas uma das marcas realizasse o projeto.

Auxilia na obtenção de mais recursos


Dependendo do porte, pode ficar inviável para uma empresa realizar a atividade, devido aos recursos que teriam que ser obtidos. Com a parceria, essa tarefa é facilitada, podendo cada marca ficar responsável por oferecer soluções que se completem.

Como melhorar as parcerias?


Se você já tem parceria e busca melhorar os resultados, precisa conhecer alguns passos fundamentais. Nos próximos tópicos, veja os principais.

Colaboração mútua


A intenção da parceria é beneficiar todos os lados envolvidos no processo. Portanto, ambas têm que se esforçar para contribuir com as melhorias necessárias. Além disso, devem trabalhar por uma interação constante na busca de soluções para os problemas ou sugestões de estratégias.

Aperfeiçoamento


Estar sempre em busca de aprimoramento é fundamental para conseguir uma constante evolução com as parcerias. Quanto mais habilidades e capacidade de encontrar soluções para os problemas que possam surgir, mais estreitos ficarão os laços com a empresa parceira. Isso melhorará o relacionamento e aumentará as vendas.

Métrica de resultados


Acompanhar os resultados constantemente é uma das melhores maneiras de as empresas parceiras se ajudarem. É por meio dessas análises que poderá ser definido o que está dando certo e precisa apenas ser aprimorado e o que tem dado errado e deve ser modificado.

Vale a pena fazer parcerias com influenciadores digitais?


Com as redes sociais cada vez mais em ascensão, é normal buscar parcerias com influenciadores digitais. O retorno pode ser muito positivo, devido à quantidade de pessoas que acompanham canais na internet. Além disso, o engajamento que esses influenciadores podem proporcionar à sua marca é impressionante.

Porém, antes de fechar qualquer parceria, alguns fatores devem ser considerados:

  • O influenciador está relacionado ao nicho da sua marca👉

  • Ele tem uma quantidade relevante de seguidores ativos?

  • As ideias que ele propaga coincidem com as da marca e do seu público-alvo?


Afinal, como escolher uma parceria que pode ajudar os negócios?


Você precisa analisar bem qual é o retorno que essas empresas podem trazer para o seu negócio. Ao mesmo tempo, você deverá compreender o que tem a oferecer como vantagem para essas empresas. Priorize sempre as relações nas quais todos saem ganhando.

Então, sempre que quiser fechar uma parceria com lojas virtuais, não deixe de avaliar o que você pode oferecer e se elas também estão ofertando algo que possa realmente ajudar. O equilíbrio nas relações é sempre o melhor caminho.

O que achou deste conteúdo? Aproveite os comentários para compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto!

    post anterior
    E-commerce de Esportes e Lazer: Crescimento e Tendências para o Varejo Esportivo
    próximo post
    A expansão do e-commerce de Casa, Móveis e Decoração em 2023
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.