Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Part number: o que é, para que serve, como funciona, onde usar?


Part number: o que é, para que serve, como funciona, onde usar?

Part number (PN, P/N, part no, ou part #) é um código padronizado de identificação de componentes, que permite a múltiplos fabricantes venderem o mesmo item sem gerar problemas de compatibilidade. Trata-se de uma sequência de números e algarismos impressos de forma idêntica em todas as unidades.

Você deseja descobrir o que é part number, mas ainda tem dúvidas sobre como ele funciona, para que serve e em quais categorias se aplica? Se o resumo acima foi insuficiente, fique tranquilo, pois neste post vamos trazer a resposta e todas as informações necessárias!

Contrate o olist agora mesmo

Entendendo o part number

A identificação e o rastreamento de produtos é um dos maiores desafios de qualquer fabricante ou varejista. Uma boa gestão de inventário passa, obrigatoriamente, pelo uso de algum código universal para controle interno e externo.

Na maioria dos casos utiliza-se o código de barras (GTIN/EAN/ISBN/UPC) para realizar esse controle. Essa é a principal convenção de mercado em uso atualmente, mas não é a única.

Segmentos como placas eletrônicas e autopeças utilizam outro sistema para realizar a identificação universal de produtos. É aí que o part number entra em ação. Ele substitui o código de barras como recurso para fazer esse controle.

Vamos considerar o exemplo acima. Essa mesma suspensão automotiva pode ser fabricada por diferentes fornecedores, mas como é possível garantir que todas elas são compatíveis com o mesmo modelo de veículo? O part number é o mecanismo responsável por garantir isso.

O part number pode ser aplicado tanto na gestão de inventário e estoque como para a venda online. Ao atuar nos marketplaces, por exemplo, esse código pode servir para fazer o match com os anúncios já existentes.

Agora que você já entendeu o conceito, vamos responder as perguntas mais comuns sobre o tema.

Quais as vantagens de se utilizar o part number?

O uso do part number enriquece a descrição do produto e facilita a localização por parte do consumidor. Além disso, a presença do código ajuda a evitar dúvidas, elevando as chances de conversão.

Posso gerar um part number por conta própria?

Não. O part number é gerado apenas pelos fabricantes, não podendo ser emitido por terceiros. Caso o item não tenha part number, é provável que ele exija um código de barras para poder ser vendido.

Todos os produtos têm part number?

Não. Categorias específicas como autopeças e placas eletrônicas são exemplos de segmentos que utilizam part number. Na maioria dos demais casos se utiliza o código de barras.

Part number é a mesma coisa que GTIN/EAN (código de barras)?

Não, o GTIN/EAN é uma sequência numérica que corresponde ao código de barras. Sua proposta e aplicação é diferente do part number.

Part number é a mesma coisa que SKU?

Não. SKU corresponde ao Stock Keeping Unit e serve para a identificação individual do produto no inventário do vendedor.

Part number é a mesma coisa que serial number ou número de série?

Não. O serial number ou número de série varia para cada unidade produzida de determinado item, permitindo a identificação individualizada daquele produto.

Agora que você já entendeu o que é part number, fique atento para verificar qual o mecanismo de identificação do seu produto. Isso terá impacto direto nas suas vendas.

Quer saber mais sobre como realizar um bom cadastro de produtos? Então confira o Guia Definitivo de Cadastro de Produtos produzido pelo Olist.


 

Part number: o que é, para que serve, como funciona, onde usar?
5 (100%) 7 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu