Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Por que crescer na internet é mais fácil do que no varejo físico?


Por que crescer na internet é mais fácil do que no varejo físico?

É normal que lojistas acostumados ao varejo físico tenham dúvidas antes de decidirem investir nas vendas online. O comércio eletrônico tem uma proposta inovadora e disruptiva, e isso pode causar um estranhamento inicial em lojas tradicionais. Porém, não há dúvidas de que o varejo digital deixou de ser apenas tendência para se tornar uma realidade (muito lucrativa, diga-se de passagem).

A pesquisa Perfil do Consumidor do E-commerce Brasileiro 2019, do PayPal e BigDataCorp, revela que o país já conta com mais de 930 mil lojas virtuais. Com isso, a alta registrada em comparação ao ano anterior é de 37,5%. Isso significa que muitas marcas do varejo físico estão percebendo a importância do comércio online e passando a atuar também com essa modalidade.

A partir disso, preparamos este post para mostrar as principais diferenças entre varejo físico e online e explicar por que o crescimento na internet é mais fácil. Continue a leitura e entenda a relevância do e-commerce para a sua loja!

Contrate o olist agora mesmo

Físico X online: qual modelo gera crescimento mais rápido?

O objetivo de todo lojista é crescer de maneira rápida e sustentável, seja no varejo físico ou no digital. Ambos os modelos têm suas vantagens e desafios, mas nem sempre é possível manter as duas operações em andamento simultaneamente. Por isso, imaginando que a sua loja tenha que optar por apenas uma das duas opções, o caminho mais rentável é o das vendas online. Diversas razões explicam isso.

Em primeiro lugar, devemos considerar a abrangência geográfica. As lojas físicas têm atuação local e, consequentemente, alcance bastante restrito. Ou seja, expandir a influência da marca significa, em muitos casos, abrir novas unidades. E aqui sejamos sinceros: isso custa caro. Em contrapartida, o alcance do e-commerce é muito maior. Em poucos cliques, o lojista pode anunciar produtos a públicos de todo o Brasil.

Outro ponto desafiador para os estabelecimentos físicos é o custo de atração de clientes. Enquanto na internet a divulgação é feita geralmente por redes sociais, anúncios pagos e grandes sites (marketplaces), no varejo físico ela é mais complexa. Nesses casos, o indicado é investir também em mídias impressas e locais, incluindo outdoors, folders, TV e rádio. Porém, esse tipo de publicidade custa muito mais caro.

Junto a isso, precisamos citar o papel das métricas na operação de venda. É a partir de números e dados confiáveis que o lojista identifica se a empresa está de fato obtendo bons resultados. Mapear o número de pessoas que entram na loja, os produtos mais buscados e a competitividade dos preços, por exemplo, são ações importantes para o ganho de performance. Fazer isso no ambiente digital é muito mais fácil, considerando que na loja física é difícil extrair certas métricas.

Vender pela internet: crescimento rápido e sustentável

Os argumentos apresentados acima são apenas alguns dos motivos que comprovam por que as vendas online são um investimento inteligente. Além da grande redução de gastos em comparação à loja física, o e-commerce aumenta a visibilidade da marca e facilita a atração de clientes. Portanto, é o modelo de negócio perfeito para lojistas aumentarem a rentabilidade da empresa e crescerem de forma sustentável.

No meio online, você terá maior potencial de expansão e um claro retorno sobre os seus investimentos. Sendo assim, não perca mais tempo e comece a planejar a operação online da sua loja agora mesmo!

Agora que você já sabe a importância de vender online, descubra quais são as principais formas de anunciar produtos na internet!

Venda mais com o Olist

Por que crescer na internet é mais fácil do que no varejo físico?
5 (100%) 6 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu