Previsão de demanda no e-commerce: como e por que fazer!

Previsão de demanda no e-commercePor mais que a tecnologia tenha avançado muito nos últimos anos, ainda não é possível descobrir como vai ser o futuro. Contudo, a notícia boa é que se tornou muito mais fácil realizar estimativas precisas sobre os próximos meses de vendas do seu e-commerce. A partir de uma análise aprofundada, é possível fazer uma previsão de demanda para o seu negócio.

Não é possível acertar 100% das suas previsões. No entanto, a partir delas, fica muito mais fácil criar um cenário futuro próximo da realidade, que indique qual deve ser o comportamento do consumidor nos próximos meses. Você pode se organizar para atender a essa demanda. Dessa forma, a sua loja virtual tende a fazer uma gestão mais eficiente dos seus recursos e necessidades.

Em tempos de bastante concorrência pela atenção do consumidor, é primordial ter essa análise em mãos para tomar as melhores decisões para o futuro da sua loja. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais no conceito de previsão de demanda e como ele pode ser importante para obter mais eficiência na gestão do seu estoque? Continue a leitura para conferir!


O que é previsão de demanda?

Assim como realizar mais pedidos do que o necessário de um determinado produto aos seus fornecedores, realizar compras em menor quantidade do que o preciso pode ser prejudicial ao seu e-commerce. Mas, na prática, como descobrir o número certo a ser solicitado, que não deixe o estoque lotado ou com muitas reclamações de clientes?

A resposta é simples: a partir da previsão de demanda. Analisando as informações mais recentes sobre o desempenho da loja virtual e o comportamento do consumidor, é possível identificar algumas tendências para um determinado período. Dessa maneira, pode-se criar um plano de ação baseado nessa análise, aumentando as chances de acerto.

Ou seja, esse é um modo de tentar se antecipar ao futuro e garantir que a loja virtual esteja preparada para atender à demanda dos seus consumidores. Desse modo, o seu negócio não é prejudicado por conta de produtos esquecidos no estoque, e muito menos os clientes ficam frustrados pela ausência de um determinado item na loja.

Esse conceito é muito importante para o trabalho de gestão de estoque do seu e-commerce. Afinal, é a melhor maneira de evitar excessos ou desperdícios de recursos. Com uma análise bem-feita, é possível se manter competitivo em um cenário de disputa e alta exigência sem perder a lucratividade.

Quais são as razões para aplicar a previsão de demanda no e-commerce?

Por que é tão importante aplicar o conceito de previsão de demanda ao seu e-commerce? Para que você não tenha dúvida em relação aos benefícios, veja uma lista com os principais deles!

Previsibilidade de gastos

Ao entender a demanda, fica mais fácil determinar quais devem ser os seus gastos e custos para os próximos meses. Fazendo isso, a loja virtual pode se organizar de maneira mais eficiente, evitando desperdícios e surpresas. Com os gastos previstos, as finanças ficam em dia.

Entendimento de sazonalidade

Ao longo de um ano, o comportamento do consumidor vai alterar inúmeras vezes. A previsão de demanda também vai ajudar você a entender a sazonalidade do seu e-commerce, ou seja, os momentos em que as vendas são mais altas e mais baixas, os produtos que vendem melhor em cada período etc.

Ajuda na gestão de estoque

Gerenciar um estoque não é simples, mas o desafio pode ser facilitado com a previsão de demanda sendo feita de maneira eficiente. Dessa forma, nenhum produto vai ficar encalhado no seu estoque. Ao mesmo tempo, é possível atender à demanda dos seus consumidores, não deixando que pedidos do seu e-commerce sejam cancelados por falta de produtos.

Melhor atendimento ao cliente

Com uma maior organização interna — de processos até as questões financeiras —, é muito mais fácil entender o que os seus clientes estão procurando. Consequentemente, você pode usar essas informações sobre preferências e comportamentos para oferecer um melhor atendimento aos consumidores da sua loja virtual.

Como fazer a previsão de demandas na loja online?

O primeiro passo é definir o objetivo, pois é nele que todas as suas ações vão ser baseadas. É possível decidir, por exemplo, o limite de tempo analisado. Você pode criar um panorama para os próximos três meses, seis meses ou, até mesmo, por um ano, ampliando o seu entendimento.

Em seguida, é hora de coletar as informações que vão estruturar toda a sua análise. Históricos dos últimos meses, compras feitas no mesmo período no ano anterior etc., reunindo tudo o que é necessário para a criação desse panorama. Por fim, você deve interpretar todos esses dados — de preferência, com auxílio de um profissional de finanças — e realizar a sua previsão de demanda.

Qual é a importância de planejar o seu futuro?

Por mais importante que seja a previsão de demanda, é importante entender que não se trata de uma forma de vidência do futuro. Na prática, ela representa uma análise profunda de dados e informações sobre o seu negócio e o comportamento do consumidor. O intuito é identificar padrões e, dessa forma, criar prognósticos mais precisos.

Não é possível saber com exatidão quantas vendas você vai fazer durante datas importantes como a Black Friday. Porém, as previsões te ajudam a pensar no longo prazo. A partir das tendências de comportamento dos seus clientes, o cenário econômico no momento e outros dados, fica mais simples projetar expectativas de faturamento realmente próximas da realidade.

Agora que você já sabe o que é, como fazer e a importância da previsão de demanda para o sucesso do seu e-commerce, aproveite para assinar a newsletter do Olist e receba conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *