sexta-feira, 5 junho, 2020
Início Como divulgar Veja agora quais as melhores redes sociais para divulgação da sua loja...

Veja agora quais as melhores redes sociais para divulgação da sua loja online!

0

Melhores redes sociais para divulgação da loja onlineNão há dúvidas de que a publicidade mudou muito nos últimos anos. Os anúncios em revistas, placas de outdoor e comerciais em televisão e rádio ainda existem, mas perderam espaço para as redes sociais. Com um estudo sobre o público-alvo e estratégias bem desenvolvidas, qualquer empresa consegue conquistar novos clientes e fidelizá-los utilizando esses novos meios de comunicação.

Neste post, vamos mostrar quais as melhores redes sociais para divulgação de um negócio. Além disso, vamos falar sobre as vantagens de usá-las como aliadas e ensinar a encontrar o seu público online.

Está pronto para começar uma jornada de sucesso? Então continue a leitura!

Baixe a Lista!

Como as redes sociais podem ajudar uma empresa

O comportamento dos consumidores está em constante evolução, mas uma coisa é certa: as redes sociais fazem parte da rotina da grande maioria deles. Por isso, elas são muito importantes para os negócios que desejam divulgar seu trabalho.

Além de atingirem um grande número de pessoas, as redes sociais têm custo pequeno se comparadas aos meios de comunicação mais tradicionais. Um estudo da Demand Metrics aponta que a mídia digital chega a custar 62% menos e capta três vezes mais leads do que o marketing tradicional.

Outra grande vantagem de adotar as redes sociais como aliadas é a possibilidade de consolidação da marca. Por meio de posts, comentários e compartilhamentos é possível desenvolver o conceito, humanizar a empresa e fortalecer a imagem corporativa. Outro ponto é a interação com os clientes que, além de aumentar o alcance das postagens e tornar a marca mais relevante, faz com que eles se sintam mais próximos do empreendimento.

A aquisição de inteligência sobre o público também é um benefício oferecido pelas redes sociais. A análise das métricas oferecidas por elas é uma forma muito interessante de conhecer o comportamento do consumidor. As opiniões e feedbacks deixados nas postagens são valiosos para ter insights na hora de planejar os próximos produtos ou conteúdos.

Quais as melhores redes sociais para divulgação

Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar as redes sociais para atrair mais clientes, que tal conhecer melhor cada uma delas antes de escolher quais utilizar?

Mostraremos, a seguir, as redes sociais mais usadas pelos brasileiros e traremos algumas ideias de estratégias que podem ser adotadas em cada uma delas.

Instagram

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, sejam elas em formato de foto ou vídeo. Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2012, muita coisa mudou por lá — e isso é uma notícia boa para quem deseja utilizar o aplicativo para divulgar seus produtos.

Essa rede social é cada vez mais interativa, trazendo sempre novidades tanto para o feed quanto para os stories. Há, por exemplo, a possibilidade de fazer enquetes, perguntas, vídeos em sequência e utilizar GIFs. Tudo isso torna a interação entre marca e público muito mais fácil e prazerosa.

O Instagram é uma grande oportunidade para quem quer estreitar laços com os clientes e também humanizar a marca. A divulgação pelos stories do que acontece nos bastidores do negócio é uma das maneiras de fazer isso, assim como a abertura do espaço para o diálogo com o consumidor. O Instagram Shopping, integração do aplicativo com lojas virtuais, também é importante para quem deseja aumentar as vendas.

Facebook

A rede social que conta com 130 milhões de usuários brasileiros reúne funcionalidades que podem ser aproveitadas por empresas para divulgarem seus trabalhos. Assim como o Instagram, é um ambiente de troca de ideias e interação com o público, tornando-o mais próximo da marca.

O grande diferencial do Facebook, que também funciona como marketplace, é a possibilidade de investir em anúncios. Eles, inclusive, também podem ser veiculados no Instagram, já que uma rede é detentora da outra. Os Facebook Ads, como são chamados, são fundamentais para qualquer estratégia de marketing e custam menos do que os anúncios em revistas, rádios e televisão, por exemplo. Além disso, conseguem atingir o público desejado por meio de diversas possibilidades de segmentação.

YouTube

Em 2019 a plataforma de vídeos se tornou a rede social mais utilizada por brasileiros, com cerca de 95% dos internautas do país marcando presença por lá. O YouTube é hoje a maior rede social de vídeos, com mais de 1 bilhão de horas de visualizações diariamente no mundo todo.

Os números expressivos estão diretamente ligados ao potencial de divulgação da plataforma. Ela oferece, por exemplo, a possibilidade de investimentos em anúncios, veiculados antes ou durante os vídeos disponíveis.

O YouTube é a maneira ideal de mostrar os detalhes dos produtos, a utilização no dia a dia de quem já os adquiriu e trazer dicas de como fazer melhor uso do que está sendo consumido.

Uma estratégia muito usada por algumas marcas é a parceria com youtubers famosos, que fazem resenhas sobre os produtos e têm público fiel e engajado. Tudo isso ajuda tanto na aceitação do produto pelo público quanto na divulgação da marca.

WhatsApp

Se você quer saber quais as melhores redes sociais para divulgação de um negócio, não pode deixar de dar atenção ao WhatsApp, plataforma de envio de mensagens instantâneas mais utilizada pelos brasileiros. Para se ter ideia, cerca de 89% do público tem o aplicativo instalado em seu smartphones. O sucesso é tanto que algumas operadoras de telefonia celular já permitem o uso ilimitado da rede social.

O WhatsApp Business é um importante canal de comunicação para os consumidores. Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas sobre os produtos, ouvir opiniões e feedbacks e até realizar vendas. Ele permite uma comunicação clara, personalizada e eficaz. Além disso, é uma excelente maneira de dar ao cliente a sensação de proximidade com a marca.

Como saber onde o seu público está

Apesar de todas as redes sociais oferecerem vantagens para empresários que desejam divulgar trabalhos, sabemos que não é possível administrar tantos perfis ao mesmo tempo e manter a qualidade do conteúdo em todos eles. Por isso, uma boa opção é escolher as redes sociais que têm mais a ver com o produto que você vende e com o seu público-alvo.

Para eleger as redes mais importantes, o primeiro passo é fazer um estudo sobre o seu público-alvo. Por que não perguntar aos clientes quais redes sociais eles mais usam? Essa pesquisa pode ser feita pela sua loja online ou física ou até mesmo por telefone.

Analise também os tipos de conteúdo que você costuma produzir ou tem mais facilidade em trabalhar. Se gravar e editar vídeos é um problema, por exemplo, o YouTube pode ser descartado. A presença dos concorrentes é outro ponto que pode ser observado antes de definir onde você vai deixar sua marca digitalmente. Ao mesmo tempo em que é preciso estar onde eles estão, fique atento às oportunidades de ser o pioneiro da sua área em determinada rede social.

Por fim, a melhor forma de escolher quais as melhores redes sociais para divulgação é fazendo testes. As suas tentativas podem ser bem-sucedidas e, por isso, validadas ou consideradas ineficientes. Nesse último caso, o aprendizado sobre o mercado e o consumidor também tem seu valor.

Se você está pronto para começar a aproveitar todo o potencial das redes sociais, baixe o nosso infográfico com dicas para tirar fotos de produtos para redes sociais e turbine o seu perfil com imagens!

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui