Sabonetes artesanais: aprenda como investir nessa tendência!

Sabonetes artesanais: aprenda como investir nessa tendência!De acordo com o Sebrae, o mercado de artesanato no Brasil é responsável pelo faturamento de cerca de R$ 28 bilhões por ano e oferece emprego a 8 milhões de pessoas. Os sabonetes artesanais estão entre os segmentos que ajudam a conquistar esse montante. Uma das razões para o sucesso é a tendência do consumidor em adquirir produtos ecologicamente corretos. Por se tratar de um mercado promissor, vale a pena investir nessa tendência. Entretanto, é necessário realizar um bom planejamento para atingir o resultado desejado. A seguir, veja o que é preciso fazer para ter sucesso na venda online desse item. Continue a leitura e saiba mais!

Aprenda a fazer sabonetes artesanais

O primeiro passo é aprender como fazer o sabonete artesanal. Ele é feito à base de glicerina e de ingredientes adicionais responsáveis pela personalização do item. Os materiais utilizados são encontrados com facilidade no mercado. Os principais ingredientes necessários são:

  • Base glicerinada — existem diferentes modelos, como branca, transparente e hipoalergênica
  • Lauril — utilizado para fazer espuma
  • Essência — para perfumar o produto
  • Extrato glicólico — para dar alguma função ao sabonete, por exemplo, uma propriedade adstringente
  • Manteigas e óleos — para conferir um maior poder de hidratação ao produto
  • Itens decorativos — como pétalas, sementes ou folhas
  • Corantes e pigmentos específicos para cosmético

Também é necessário o uso de alguns materiais de apoio, como fogão elétrico, medidores, panelas esmaltadas e formas. Existem vários cursos online disponíveis na internet. Entretanto, não podemos deixar de citar o curso gratuito do Peter Paiva, referência em saboaria artesanal. Ele oferece um conteúdo completo com os primeiros passos para quem deseja aprender a técnica e iniciar o seu próprio negócio. Além disso, o canal desse profissional no YouTube conta com diversos outros materiais.

Crie uma identidade própria

Uma das formas de destacar os produtos artesanais no mercado é ter uma identidade própria que se comunique com o público-alvo. Ela contribui para fortalecer a imagem da empresa perante os consumidores. Para isso, crie um nome forte para a marca e o associe a cada artigo produzido. A originalidade significa um diferencial nas mercadorias artesanais. Por isso, desenvolva artigos exclusivos e com alta qualidade. As embalagens e os rótulos são outros fatores importantes para criar uma identidade diferenciada e conquistar o consumidor mais exigente.

Explore aromas diferenciados

Oferecer variedade é essencial para aumentar as possibilidades de vendas. Existem diversas fragrâncias que podem ser utilizadas nos sabonetes e associadas aos respectivos benefícios energéticos. Para você ter uma ideia, até mesmo algumas instituições de saúde têm utilizado a aromaterapia. Portanto, é importante conhecer a relação entre os aromas e os benefícios que eles proporcionam, de modo a explorar essa característica nos produtos artesanais. É possível criar, por exemplo, sabonetes com essências calmantes, energizantes ou utilizar extratos com funções antioxidantes e hidratantes.

Aposte em novos formatos

Os sabonetes podem ser produzidos em diferentes formatos, como em barras e em forma de coração, flores, frutas etc. É importante usar a criatividade nesse momento, pois essa é uma boa oportunidade de criar linhas exclusivas e de potencializar as vendas. Além da variedade dos formatos sólidos, invista na produção de sabonetes líquidos. Eles são muito utilizados como lembrancinhas em diferentes ocasiões, como aniversários, maternidade e casamentos.

Use cores atrativas

As bases de glicerina não são coloridas, portanto, é preciso adicionar o corante apropriado para atingir a coloração desejada. Escolha cores que sejam condizentes com o modelo de sabonete produzido. Ao fazer um sabonete em formato de fruta, por exemplo, utilize a cor correspondente para dar um tom realista. Já ao produzir lembranças de maternidade, prefira os tons pastel, que são delicados e adequados à ocasião. Vale ressaltar que existe uma regulamentação da Anvisa sobre os corantes permitidos para a utilização em produtos cosméticos, como os sabonetes. É importante seguir essa orientação para garantir a qualidade na produção.

Estude como divulgar

Existem muitas feiras de artesanatos espalhadas pelo país. A dificuldade enfrentada nessa forma de divulgação e de vendas é que o produto só será conhecido pelas pessoas que estiverem no evento. Por isso, é importante diversificar e encontrar formas adicionais de aumentar o faturamento. Saber como divulgar a produção é essencial para o crescimento do negócio. Existem diferentes canais que ajudam nesse sentido, como fazer publicações em redes sociais e investir na venda pela internet. É preciso, ainda, identificar o público-alvo para garantir que a divulgação do produto seja destinada aos potenciais clientes.

Esteja presente em marketplaces

Uma forma de potencializar as vendas é divulgar as mercadorias em marketplaces. Produtos artesanais, como sabonetes, bijuterias e muitos outros, também são vendidos por meio desses canais. Em grandes sites, há uma diversificação de itens à venda, desde móveis e artigos de decoração até peças para veículos. A vantagem é o alto tráfego já existente nesses canais. Criar e divulgar uma loja virtual própria pode levar muito tempo, esforço e dinheiro até que ela proporcione os resultados esperados nos mecanismos de busca e nas vendas efetivas. Por isso, os marketplaces são excelentes alternativas a quem não quer investir no desenvolvimento de um e-commerce no momento, mas precisa vender pela internet. E são benéficos, além disso, para aqueles que já têm uma loja online, mas querem aumentar as possibilidades.

Invista na unboxing experience

Não é porque a venda é feita pela internet que a embalagem do produto deve ser negligenciada — ou seja, igual às outras caixas de papelão tão comuns quando se compra online. Uma forma de se destacar nesse mercado é investir na unboxing experience. Na prática, significa se preocupar em como a mercadoria será entregue ao consumidor, isto é, com a embalagem final. Não há como escapar das embalagens de papelão no caso das vendas pela internet, pois elas são necessárias para proteger o produto. Entretanto, elas podem ter um diferencial, como uma etiqueta bonita, uma estampa delicada, um aroma ou algo que valorize e identifique a marca. Essa preocupação não deve ficar somente na parte externa da embalagem: a forma com que a mercadoria será acondicionada também é importante. Portanto, garanta a proteção adequada, como pela utilização de enchimentos para assegurar que o item não sofra nenhum dano. Uma forma de aumentar a atração do cliente é incluir uma tag com as recomendações sobre os cuidados com o armazenamento do sabonete para garantir a qualidade da mercadoria. Aproveite e insira informações da marca sobre os principais canais de vendas utilizados.

Adote estratégias para atrair mais clientes

O sabonete artesanal é um item com expressivo potencial de vendas. Por isso, uma das formas de alavancar o faturamento é investir na divulgação em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outras. Existem outras ações que ajudam nesse sentido, como caprichar no acabamento e na embalagem, investir no relacionamento com o cliente e em promoções nas redes sociais, além de utilizar diferentes canais de vendas, como os marketplaces.

Produza sabonetes artesanais e fature com essa tendência!

O mercado de saboaria artesanal pode ser uma excelente fonte de renda adicional. É um produto com ótima aceitação, pois sua venda pode ser trabalhada em diferentes períodos do ano, como em datas comemorativas, ser oferecido como presentes de amigo secreto e outras ocasiões semelhantes. Portanto, abuse da criatividade e crie linhas exclusivas associadas à marca para as diversas datas comemorativas ao longo do ano. Além disso, faça uma boa divulgação em feiras de artesanato e nas redes sociais e invista em um canal de vendas online. Descubra como o ecossistema Olist pode ajudar você a divulgar seus produtos!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Veja o que é garantia estendida e como vendê-la na loja virtual e física
    próximo post
    Afinal, o que é AIDA? Venha descobrir como funciona esse modelo!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.