Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

A Semana do Brasil será a nova Black Friday brasileira?


Semana do Brasil: uma nova Black Friday brasileira?

Datas comemorativas são extremamente relevantes para o varejo porque estimulam o público a comprar mais. Não à toa, há datas importantes em praticamente todos os meses do calendário brasileiro. Uma das exceções é setembro, e foi pensando nisso que o governo federal propôs a criação da Semana do Brasil. A expectativa é que a data seja tão relevante para o país quanto a Black Friday é para os Estados Unidos, por exemplo.

Preparamos este post para explicar tudo sobre a Semana do Brasil. Descubra quando ela deve acontecer, qual o objetivo da data e que ações o governo está tomando para torná-la conhecida!

Contrate o olist agora mesmo

O que é a Semana do Brasil e quando ela deve acontecer?

Muito tem se falado sobre o projeto de criação da Semana do Brasil, apresentado pelo governo brasileiro. A ideia é que ela ocorra entre 6 e 15 de setembro e se torne uma data relevante do varejo. O objetivo é estimular o consumo de produtos brasileiros, incentivar o turismo interno e aquecer a economia no terceiro trimestre. 

Setembro foi escolhido para “sediar” a Semana do Brasil por dois fatores principais. O primeiro deles é a proximidade com o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Já o segundo motivo é o fato de o mês ser relativamente fraco para o varejo. Historicamente, o interesse de compra costuma diminuir nesse período. Por isso, uma nova data comercial pode representar um crescimento significativo no volume de compras.

Quais ações o governo irá fazer para estimular a adesão à Semana do Brasil?

Algumas ações relacionadas à Semana do Brasil já estão sendo organizadas. Representantes do governo, de empresas e de associações do varejo, turismo e comércio se reuniram em São Paulo para discutir a data. Entre as iniciativas propostas estão descontos, produtos temáticos, redução de impostos, campanhas publicitárias e até ambientação de espaços físicos e online.  

Para fortalecer o turismo interno, o governo também tem incentivado empresas aéreas e do setor de hotelaria a oferecerem descontos em passagens e hospedagem. Além disso, os Correios irão lançar um selo comemorativo da Semana do Brasil, que deve ser incluída no calendário nacional. 

O lançamento da Semana do Brasil deve acontecer ainda em 2019, apesar do prazo curto para a preparação de lojistas. A primeira edição terá um papel experimental – a ideia é fortalecê-la e consolidá-la nos próximos dois anos

A criação da Semana do Brasil foi proposta pela Secom, mas está sendo articulada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Vale ressaltar que enquanto o governo federal apoiará a realização e divulgação da data, as entidades privadas ficarão responsáveis por criar e colocar em prática ações promocionais. 

A Semana do Brasil vai afetar a Black Friday?

Não. A Semana do Brasil NÃO pretende substituir a Black Friday, mas sim fortalecer ainda mais a economia no segundo semestre. Assim como outras datas relevantes do mercado, ela será uma excelente oportunidade tanto para lojistas quanto para consumidores. 

Com a iniciativa, o governo quer aquecer a economia nacional por meio de uma data que tenha a “cara” do Brasil. No entanto, isso não tira a relevância da Black Friday, que nos próximos anos provavelmente continuará sendo a data mais importante do e-commerce.

Aproveite para baixar o Calendário do E-commerce 2019 e descubra quais são as datas mais relevantes para o varejo online!

Venda mais com o Olist

1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário