A internet está repleta dos mais diversos conteúdos, o que significa uma busca cada vez maior da concorrência pela atenção dos consumidores. Dentro desse cenário, é necessário produzir mais do que materiais de qualidade: é preciso investir em textos que aumentam a conexão com o leitor. Sem dúvidas, o storytelling é uma das melhores estratégias para isso.
A simples tradução do termo para o português já indica o que significa: contar histórias. Ou seja, a tendência é de que a mensagem se torne mais eficiente a partir de conteúdos que se conectam emocionalmente com os consumidores. A boa notícia é que essa estratégia pode ser utilizada não apenas no marketing digital, mas também no e-commerce.
Para quem quer vencer a disputa com os concorrentes, o storytelling é uma excelente alternativa para conquistar consumidores em potencial e potencializar o sucesso das ações de venda. Que tal se aprofundar nesse assunto? Continue a leitura e saiba como utilizar essa estratégia para vender mais.

O que é storytelling?
O storytelling já está presente entre nós desde 30 mil anos atrás, no mínimo. As pinturas rupestres na Caverna de Chauvet, na França, mostravam situações de sobrevivência, relações em sociedade e animais — ou seja, já contavam uma história sobre uma situação ou um período.
É exatamente o que propõe o conceito de storytelling: contar histórias. Por muito tempo, essa prática se resumia a livros, romances, filmes e novelas, ficando de fora das estratégias de comunicação. Com a mudança do comportamento e perfil do consumidor e os avanços em nossa sociedade, a técnica passou a ganhar maior importância.
Hoje, essa estratégia se tornou uma forma valiosa de criar conexão emocional com quem está lendo o conteúdo. Em tempos marcados por muita concorrência, tanto o marketing como as vendas passaram a se apropriar do conceito para atrair consumidores.
Qual é a utilização dessa técnica no marketing digital?
Dentro do marketing digital, o storytelling se tornou uma excelente maneira de se comunicar de maneira natural e próxima com o consumidor — algo que as marcas buscam cada vez mais para fidelizar clientes. Na era do engajamento, essa é uma técnica muito eficaz para se diferenciar da concorrência e encantar o público.
O consumidor é impactado por anúncios e propagandas em diferentes canais. Seja online, seja offline, as empresas estão tentando chamar atenção do usuário para conseguir mais uma venda. O problema é que o tão sonhado engajamento não é fácil de se conquistar: o tempo médio de atenção do ser humano é de 8 segundos, segundo um estudo feito pela Microsoft.
Contar histórias ajuda a contextualizar melhor uma ideia. Como consequência, o engajamento tende a aumentar. Afinal, se todos os concorrentes utilizam uma linguagem técnica para falar sobre um produto, por que não dar uma chance a quem está fornecendo as mesmas informações de um jeito mais descontraído ou com uma história inspiradora?
O storytelling se torna uma forma de aproximação, envolvendo o leitor no enredo criado e, dessa forma, facilitando o engajamento e a conexão com ele. O leitor se sente confortável com uma comunicação menos incisiva, que não foca apenas a venda de um produto, mas também a forma como esse item pode ajudá-lo.
Como utilizar o storytelling no e-commerce para vender mais?
O que fazer para utilizar o storytelling como técnica para vender mais no e-commerce? Veja agora algumas orientações para que você aplique esse conceito ao modelo de negócio e potencialize os resultados. Confira!
Entenda quem é o leitor
O primeiro passo a ser dado é compreender o público do nicho com o qual você deseja se comunicar, entendendo melhor o perfil de quem você quer encantar. Responda a perguntas básicas, como os objetivos desse consumidor, os problemas que ele enfrenta e os desafios que ele tem no dia a dia. Assim, a tendência é de que você crie uma mensagem de acordo a visão de mundo e as necessidades do leitor.
Utilize a Jornada do Herói como base
A obra “Jornada do Herói“, de Joseph Campbell, mostra os padrões e as similaridades entre as histórias de sucesso em nossa sociedade. É importante entender como funciona esse modelo para criar uma versão relacionada à loja. Da introdução até a resolução, existem algumas fases que devem ser abordadas, como o surgimento de um problema, criando um roteiro para o que vai acontecer.
Tenha uma mensagem bem definida
Dentro da narrativa, é importante sempre ter em mente qual é a mensagem que você deseja transmitir. Toda a história vai circular ao redor dessa mensagem, evitando que o roteiro saia do planejado e a atenção do leitor se perca. Use a criatividade, mas lembre-se do objetivo e da informação mais importante que você quer entregar para aquele cliente em potencial.
Provoque sensações positivas
Um estudo divulgado pela revista Scientific American mostra que estimular reações positivas a partir das histórias é uma forma eficiente de cativar a atenção do usuário e promover um maior engajamento. Caso você opte por produzir um vídeo, por exemplo, as chances de ele se tornar um sucesso são ainda maiores, o que contribuiria para o fortalecimento da marca.
Quais são os benefícios de aplicar o storytelling?
Os benefícios de aplicar o storytelling são muitos para o negócio, especialmente aos que precisam fortalecer a presença da marca e ganhar destaque no mercado. Porém, uma orientação importante é utilizar dados e informações relevantes para tornar a história mais enriquecedora — o que aumenta as chances de conquistar a atenção do leitor.
Além disso, a história se torna um conteúdo perene quando bem produzida. Ela sempre vai poder ser utilizada para encantar uma pessoa. Portanto, o storytelling é uma excelente alternativa para as marcas que desejam tornar os conteúdos que produzem mais atrativos — diferenciando-se dos concorrentes com materiais relevantes e criando um relacionamento próximo com o leitor.
Que tal ficar por dentro de outras estratégias que podem ser úteis para atingir as metas de crescimento da loja? Inscreva-se na nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente por e-mail!