Técnicas de venda para e-commerce: 6 estratégias para faturar mais!

Técnicas de venda para e-commerceVender online tem muitas vantagens — baixo custo, maior alcance de público e flexibilidade na rotina são alguns exemplos. Entretanto, a falta de contato pessoal com o consumidor faz com que o vendedor nem sempre consiga persuadir o cliente na hora da compra.

Para compensar, algumas técnicas de vendas focadas em e-commerce podem ajudar a loja a ser influente e a garantir a boa experiência do público na hora da compra. Saber como promover um produto pela internet e de que modo lidar com a clientela são conhecimentos importantes para quem empreende no meio digital.

Se você quer saber como vender mais e melhor online, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você conhecerá 6 ótimas técnicas de vendas para alavancar os resultados e fazer o seu negócio crescer.


6 técnicas de vendas para faturar mais no e-commerce

Antes de escolher quais técnicas de vendas adotar na sua loja, é preciso considerar alguns fatores, como objetivo, perfil do público e canais de comunicação utilizados na estratégia. Fazer uma análise do mercado é a melhor forma de definir esses pontos.

Converse com seus clientes e procure entender quais são as necessidades, as preocupações e os objetivos deles. Também pergunte onde se informam, que tipo de conteúdo consomem e por quem se deixam influenciar. Essas informações são muito importantes para saber qual é a melhor forma de se comunicar com eles.

A seguir, veja algumas técnicas de vendas para e-commerce. A partir disso, escolha as que melhor se encaixam no modelo de negócio da sua loja para colocar em prática!

1. Chat online

Um suporte de qualidade é imprescindível para o sucesso de uma loja online, uma vez que supre a falta do contato pessoal entre cliente e vendedor. O chat online é a solução ideal para tirar dúvidas sobre os produtos ou o processo de compra em tempo real, sem precisar deixar o cliente esperando pela resposta, como acontece com o e-mail.

Uma pesquisa feita pela Salesforce aponta que 64% dos clientes de e-commerce desejam fazer negócio com empresas que atendam às necessidades deles imediatamente. Esse dado atesta a importância dessa técnica de venda, que é cada vez mais vista nas principais lojas virtuais.

2. Cross selling e upselling

Cross selling e upselling são duas técnicas de vendas consagradas. Elas se aplicam tanto ao varejo tradicional quanto ao digital. A primeira consiste em oferecer ao cliente produtos relacionados ao que ele demonstrou interesse ou já adquiriu.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, estimule o cliente a levar acessórios, roupas íntimas e outras peças que combinam com o primeiro produto escolhido por ele. A principal vantagem do cross selling é que ele contribui para aumentar o ticket médio no e-commerce.

Já o upselling é a oferta de um item superior ao escolhido pelo cliente. Algumas lojas oferecem descontos para que o upgrade seja feito, o que ajuda na hora da tomada de decisão. A grande vantagem dessa técnica é que ela facilita a saída de produtos caros que, muitas vezes, nem são considerados pelo consumidor.

3. Linguagem positiva

A linguagem positiva pode ser utilizada tanto nos canais de comunicação quanto na descrição do produto. Na divulgação e no atendimento ao cliente, frases alegres e emojis dão um tom descontraído à interação, fazendo com que a pessoa do outro lado se sinta à vontade. Assim, você e o público começam a criar uma relação de confiança.

Nas redes sociais, procure usar frases para atrair clientes e chamar atenção para o que é apresentado, sempre mostrando os benefícios de adquirir o produto em vez de apenas listar as características dele.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que a linguagem usada seja adequada ao seu nicho de mercado e público. Se você costuma vender para pessoas jovens, uma linguagem formal pode afastá-los, da mesma maneira que uma conversa descontraída demais parece descaso para os conservadores.

4. Atendimento de excelência

Um relatório divulgado pela Microsoft apontou que 96% das pessoas acreditam que o atendimento é importante na escolha de uma marca e que 54% deles têm hoje expectativas maiores em relação a esse serviço do que tinham há um ano.

Por isso, o atendimento de excelência é fundamental para criar uma relação de confiança entre a empresa e o público e deixá-lo seguro para a realização de uma compra. Os clientes estão cada vez mais exigentes, e uma pequena insatisfação faz muita diferença na decisão final.

Esteja disponível em diversos canais para tirar dúvidas, receber feedbacks e ir além dos conceitos básicos de atendimento. Você consegue fazer isso ao interagir com os clientes espontaneamente nas redes sociais, recomendar produtos e mostrar que a satisfação deles é importante para a empresa.

5. Campanhas personalizadas

Uma campanha personalizada tem como objetivo entregar ao público o conteúdo que ele quer, na hora em que ele quer e no canal de preferência dele. Essa técnica de venda faz o cliente se sentir especial e, então, valorizar ainda mais o relacionamento que ele tem com a marca.

Para saber o quê, quando e onde oferecer esse conteúdo, é importante conhecer bem o seu público. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas e até com conversas informais com aqueles que mais interagem com a marca.

6. Aumento do portfólio de produtos

Ter um portfólio de produtos variado aumenta tanto as chances de venda quanto o ticket médio da empresa. O fato de ele também passar credibilidade ao público torna a sua loja referência no nicho, já que o cliente saberá que lá ele encontra tudo o que precisa no mesmo lugar.

Entretanto, aumentar o mix de produtos vai além do que simplesmente começar a vender um número maior de itens: é preciso planejar, estudar o mercado e as necessidades dos clientes e fazer contas. Tudo isso evita prejuízos financeiros e produtos parados no estoque.

Acompanhamento dos resultados

As técnicas de vendas para e-commerce são eficazes e valiosas para o negócio quando bem aplicadas. Cada uma delas tem vantagens, mas é preciso analisar os objetivos da empresa e o perfil do público antes de escolhê-las.

Para saber se os resultados são satisfatórios, não deixe de definir indicadores de desempenho e acompanhá-los com frequência. Assim, você saberá quais são os pontos fortes e fracos de cada uma das técnicas de vendas e poderá planejar melhorias.

Para conhecer outras formas de alavancar o seu e-commerce, confira uma lista com 7 livros que todo lojista deve ler!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *