Aprenda a fazer testes A/B e conheça as vantagens para seu negócio virtual

testes ab como fazer

No meio digital existem apenas 3 regras para otimizar seus resultados: testes, testes e mais testes. Sem dúvida, precisamos investir diversas horas na atividade, mas essa é a resposta honesta. Afinal, como saber que uma página de vendas tem o melhor desempenho possível, se ela não é testada constantemente?

Negligenciar esse trabalho é abrir mão de vendas em potencial, compartilhamentos, cliques ou qualquer outra ação necessária dos visitantes. Apesar do tempo necessário, as tarefas de otimização não são complexas. A maneira mais simples de começar é por meio de testes A/B, veja todos os detalhes a seguir!


O que são os testes A/B


Explicando de forma simples: compare uma página em seu site que deseja melhorar (versão A) com uma página modificada (versão B). Em seguida, publique as duas páginas simultaneamente e veja qual delas apresenta o melhor desempenho.

A ideia é que metade dos visitantes esteja na versão A (também conhecida como página de controle), e a outra metade esteja na versão B (a página de variação). Se os ajustes produzirem o resultado desejado, a nova versão pode ser publicada como elemento permanente.

O motivo de executar as duas variações ao mesmo tempo é analisar a modificação sobre as mesmas condições de tráfego. Se o teste for feito em dias e horários diferentes, as mudanças no tráfego podem invalidar os resultados.

Claro que o método não é usado apenas em grandes modificações. Qualquer elemento (por menor que seja) pode ser testado e aprimorado. O Google e a Amazon são conhecidos por utilizar a prática a todo momento. Pequenos elementos como botões, cores, fonte e espaçamentos são incansavelmente testados para garantir a máxima performance.

Uma regra importante para lembrar é: nunca subestime uma mudança. Um botão maior e mais chamativo pode ser o detalhe que vai incentivar a compra por impulso. Isso também vale para anúncios, e-mails, Landing Pages... Enfim, tudo que demanda alguma ação do usuário pode ser testado e aprimorado.

Uma verdade é que esse trabalho nunca será finalizado. Mesmo que você tenha encontrado o ponto ideal, as mudanças perdem a relevância com o tempo (principalmente em anúncios) e exigem novos testes e atualizações.

Vantagens dos testes A/B


Um exemplo bem-sucedido (provando que pequenas mudanças geram grandes resultados) aconteceu na Resultados Digitais, onde uma mudança de cor na Landing Page gerou 27% mais conversões. Em outro experimento, eles mudaram a posição do CTA do fim para o início da página. O resultado foi um aumento de 24,28% na taxa de cliques.

As empresas devem testar sites, e-mails e anúncios digitais por um motivo simples: parar com os “achismos”. Somente os dados de usuários reais podem provar o que funciona e o que não funciona. Isso permite tomar decisões efetivas e não gastar tempo (e dinheiro) com elementos de baixa performance.

O teste A/B é uma maneira fácil de continuar aprimorando seu marketing digital. De fato, a primeira versão do seu site foi elaborada com base em suas preferências pessoais. Seu trabalho agora é ajustar todos os elementos de acordo com o público-alvo.

A longo prazo, o ROI dessas melhorias pode ser enorme, já que o custo para testar é relativamente baixo e pode resultar em aumentos significativos em leads, vendas e receita.

Dicas práticas para testes A/B em sua loja virtual


Agora que você já conhece os méritos dos testes A/B, vamos dar uma olhada em algumas boas práticas para realizar seus experimentos:

  • Coleta de dados: os dados coletados indicam onde uma otimização é necessária. Escolha uma área de alto tráfego para coletar dados mais rapidamente. Baixa taxa de conversão e alta taxa de desistência são os problemas mais comuns.

  • Identificação de metas: são usadas para determinar se uma variação é relevante ou não.

  • Criação de hipóteses: uma lista de ideias são avaliadas para tentar resolver o problema. São priorizadas as de maior impacto e menor dificuldade de implementação.

  • Desenvolvimento: a modificação é desenvolvida pelo time responsável.

  • Execução: com o uso de softwares específicos para e-commerce, as duas versões são testadas simultaneamente.

  • Análise dos resultados: os resultados das duas versões são coletados e comparados. Em caso positivo a mudança é implementada. Em caso negativo, volta-se para etapa das hipóteses.


Existem diversas ferramentas para ajudar nos testes, abaixo estão duas para começar os trabalhos.

Google Optimize


O Google Optimize é uma plataforma de otimização nativa do Google que tem integração direta com o Google Analytics — que provavelmente você já conhece e utiliza. Ela permite executar testes multivariados e testes de redirecionamento, todos baseados nos dados anteriores coletados.

É possível criar, ajustar e alterar as páginas de destino das suas campanhas do Google Ads diretamente pelo Optimize. Além disso, ele também personaliza a segmentação e a experiência do seu site de acordo com as necessidades do seu público-alvo.

Hotjar


O Hotjar é um conjunto de ferramentas de análise que reúne dados qualitativos, como mapas de calor, rastreamento de funis, pesquisas de usuários e muito mais. Com ele é possível rastrear os movimentos do usuário em uma página e identificar pontos de baixa performance. Sua instalação é fácil e pode fornecer ótimos insights.

Lembre-se também que o Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso. Por isso, ignorar a versão mobile do seu site não é recomendado. Mesmo sem um aplicativo oficial, um bom site responsivo é o esperado para atender essa demanda.

Testes A/B no e-commerce


Em poucas palavras, não realizar testes é aceitar uma aplicação de baixa performance. Seja uma página de vendas, captura de leads, e-mail marketing ou anúncios, tudo precisa ser modificado e aprimorado.

Todo esse trabalho pode parecer enorme, mas considere que um recurso bem otimizado pode valer por vários não otimizados. Ou seja, o tempo despendido com “achismos” é muito maior do que aprimorar uma única aplicação.

O teste A/B é a melhor prática para aumentar suas conversões, pois ele possibilita decisões orientadas por dados. Assim como os gigantes da tecnologia, seja obcecado por testar tudo constantemente.

Quer receber outros insights valiosos para sua loja virtual? Curta agora nossa página do Facebook!
    post anterior
    Descubra como aumentar as vendas com a ajuda de um ERP
    próximo post
    Indicadores de rentabilidade: conheça os 4 principais para acompanhar!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.