Dados estatísticos do relatório de Desempenho do Setor de Autopeças 2019, publicado pelo Sindipeças e pela Abipeças, mostraram que a produção de veículos domésticos no país foi de 1.893.823 unidades. Para o varejo de autopeças, esse número é importante, pois representa a quantidade de carros a mais nas ruas.
Em outras palavras, demonstra o potencial de vendas de produtos destinados ao mercado de manutenção de veículos. O mesmo relatório aponta que o faturamento nominal das indústrias de autopeças, em 2018, foi estimado em torno de R$ 95 milhões.
Apesar de o mercado de peças de veículos ser tão promissor, é preciso seguir algumas dicas para ter boas oportunidades de fechar negócios. Confira, a seguir, o que é possível fazer para aumentar o faturamento da loja.

Investir em visual merchandising
Trata-se de uma estratégia utilizada para estabelecer uma comunicação visual com o consumidor no ponto de venda, de forma que a experiência de compra seja gratificante e eficiente. Na prática, significa encontrar um modo de conduzir o cliente pela loja de maneira estratégica, com o objetivo de influenciar na decisão de compra.
Para aderir à tática, é preciso identificar qual é a imagem que se deseja transmitir. Com base na análise, deve-se organizar uma série de elementos que facilitam essa boa comunicação, entre eles:
- O design da loja e das instalações
- O layout e a disposição dos produtos
- A iluminação e a forma de organizar a vitrine
Utilizar um e-commerce
Ter um canal de vendas online é uma tendência de mercado. De acordo com os dados da 40ª pesquisa Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, em 2019, o Brasil era o país da América Latina com o maior faturamento em vendas online, com 36% da população de compradores digitais — ou digital buyers.
Conforme o relatório, em 2018, a venda por esse canal movimentou R$ 133 bi. O setor de acessórios automotivos obteve uma variação positiva de pedidos de 44% ao comparar o 1º semestre de 2019 com relação ao 1º semestre de 2018. Esses números demonstram a importância de investir em um canal online.
Ao dispor de um espaço de vendas como um e-commerce ou marketplace, é possível ampliar o alcance de público. Afinal, o acesso não se limita à região da loja física, e a empresa passa a oferecer produtos a um número bem maior de pessoas. Dessa forma, amplia as possibilidades de venda e, como consequência, a lucratividade.
Criar canais de atendimento
Contar com diferentes canais de atendimento é recomendado para diversificar o contato e, portanto, oferecer facilidades para o consumidor. Essa disponibilidade ajuda a solucionar dúvidas, resolver eventuais problemas e aumentar as vendas. Existem diferentes opções que podem ser disponibilizadas para o cliente, como call center, chat, e-mail e redes sociais.
Vale ressaltar que, ao disponibilizar canais diversificados, é preciso que haja uma verificação regular. De nada adianta criar uma página nas redes sociais e não responder às mensagens ou postagens dos usuários. Portanto, é preciso monitorar todos os canais.
Melhorar a equipe de venda
Uma loja de autopeças requer profissionais bem-treinados, que saibam dar informações sobre os produtos que estão à venda. Afinal, esse é um mercado que demanda detalhes técnicos, como os relacionados à utilização de um produto em determinado modelo ou marca de carro. Quando os compradores têm dúvidas respondidas, ficam satisfeitos com o atendimento e voltam a fazer negócios.
Além de solucionar as questões técnicas sobre as mercadorias, os colaboradores também devem ter o treinamento de vendas, para se relacionar com as pessoas da melhor maneira.
Fazer o controle de estoque
Manter o controle de estoque significa acompanhar de perto toda a movimentação de entrada e saída de mercadorias. Esse registro deve ser rigoroso e conferido com frequência, pois, por meio dele, é feito o planejamento para a reposição de itens, de modo que não faltem produtos nas prateleiras.
No caso de a loja ter a versão online, esse controle deve ser consistente, pois qualquer erro pode comprometer a imagem perante o consumidor. Portanto, é importante a utilização de ferramentas tecnológicas capazes de otimizar o controle do estoque.
Realizar promoções
Uma forma de potencializar as vendas é investir em promoções. Portanto, crie campanhas em datas comemorativas, organize kits de produtos ou promova compras casadas com descontos. Outra opção é investir em programas de fidelidade, que acumulam pontos conforme o valor da compra ou a quantidade de vezes que alguém adquiriu um novo item.
Adotar essas ações contribui para o aumento das vendas até mesmo após o término das promoções, ou seja, elas também servem para ampliar a visibilidade do negócio e, com isso, alcançar novos consumidores. Portanto, mesmo depois de finalizadas, elas continuam a oferecer retorno positivo para a loja.
Explorar a variedade de produtos
Ter uma grande variedade de produtos e trabalhar com mercadorias de qualidade são dois pontos importantes para aumentar a possibilidade de vendas. Além da diversificação das peças, o ideal é variar os nichos — por exemplo, vender produtos voltados para as partes mecânica, elétrica, de acessórios, alarmes, faróis, lanternas etc.
Outra questão básica é comprar produtos em uma quantidade suficiente para ter uma boa margem de lucro na hora da revenda. Para isso, é fundamental fazer o controle de cada item, acompanhando o giro do estoque e o faturamento das peças.
Aproveitar as oportunidades do varejo de autopeças para aumentar as vendas
De acordo com levantamento feito pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), referente ao período de janeiro a setembro de 2019, mais de 10,7 milhões de veículos usados foram negociados. Toda essa quantidade, somada aos números de novos carros lançados pelas indústrias automobilísticas, representa compradores em potencial dos produtos de lojas de autopeças.
Para aproveitar o potencial do varejo de autopeças, é preciso adotar algumas práticas, como investir em visual merchandising, utilizar diferentes canais de vendas, como um e-commerce ou marketplaces, e contar com uma boa variedade de produtos. Dessa maneira, aumenta-se a possibilidade de conquistar o consumidor e de alavancar as vendas.
Já que leu sobre o mercado de autopeças, confira nosso conteúdo sobre o que é e para que serve o part number!