7 ideias incríveis para vender no Twitter e obter melhores resultados

7 ideias incríveis para vender no Twitter e obter melhores resultadosUm dos maiores desafios para empreendedores no comércio online está na divulgação de produtos. Como utilizar as redes sociais para atrair e faturar melhor? O foco deste artigo é um desses grandes canais. Aqui, você vai entender como vender no Twitter, a importância dele para o alcance da sua loja, as 7 práticas principais de como ter sucesso e o que se perde ao não começar o quanto antes. Boa leitura!


Por que vender no Twitter é importante


O marketing digital, hoje, é uma estratégia fundamental para qualquer tipo de empresa. Porém, ele é realmente vital para os negócios que vendem produtos e serviços por canais digitais — lojas virtuais, portais, marketplaces.

O problema é que nem todo veículo de divulgação é entendido e utilizado da mesma forma por esses empreendedores e gestores. Instagram e Facebook ainda são os que recebem os principais investimentos. Isso é um fato. O Twitter, porém, pode ser uma grande arma publicitária para fortalecer os esforços de venda.

O que essa rede traz de diferente para a divulgação de produtos online? Mesmo que pareça pulverizada e imediatista, a estruturação de uma campanha no Twitter pode ter um alcance maior sobre consumidores em potencial.

Além de uma grande capacidade de engajamento e compartilhamento, o Twitter permite um contato próximo e objetivo com clientes futuros e atuais. Também facilita a organização e segmentação de campanhas. Isso se deve aos seus indicadores: são simples de acompanhar e, muitas vezes, geram impacto superior aos de outros canais.

Resumindo: quem investe na rede tem resultados mais diretos e um alcance potencialmente maior — um grande passo para o aumento das vendas. Para isso, basta se preparar para lidar com um novo e incrível canal de vendas.

7 boas práticas para vender no Twitter


Se existisse uma fórmula universal e garantida para o sucesso de divulgação no Twitter, todo mundo seguiria. Não é tão simples assim. E é por isso que essa se torna uma grande oportunidade para quem se prepara.

Seguindo as 7 atitudes apresentadas abaixo na hora de montar campanhas, você tem tudo para aumentar o alcance de leads e o faturamento. Confira!

1. Defina uma persona e a encontre na rede social


Todo negócio online precisa ter bem-definidas quem são as buyer personas: os perfis fictícios que representam características e desejos do público-alvo.

É um passo prévio muito importante para encontrar o perfil dentro da rede social. É a hora de definir quem é o seu seguidor, como esse tipo de pessoa utiliza a rede, que tipo de conteúdo compartilha etc. Tal preocupação logo de início vai garantir tranquilidade para manter uma presença coerente na rede.

2. Crie uma estratégia de divulgação específica para o Twitter


O Twitter tem características bastante únicas quando comparado a Instagram, Snapchat e Facebook. Afinal, a rede é mais voltada para discussões de notícias, informação e interação direta entre os participantes.

Por isso, não dá para tentar replicar a mesma estratégia de divulgação de um canal em outro. Pense nos produtos que têm melhor engajamento com a persona dentro da rede, na mensagem que você deseja passar. Então, crie uma estrutura híbrida de tuítes orgânicos e promovidos por meio do Twitter Ads.

3. Aposte em conteúdo e novidades constantes


Algo importante a se notar no momento de elaborar as campanhas é que um perfil no Twitter não pode viver só de promoção de produtos. Se isso ocorrer, ele será abandonado pelos seguidores.

A demografia dessa rede social gosta de consumir conteúdo: artigos relevantes, notícias interessantes, ideias pertinentes. Que tal, então, criar uma estratégia de marketing de conteúdo específica para esse formato de postagem e compartilhamento?

4. Faça interseção entre canais e mídias


Falando no assunto, vale lembrar que o Twitter é uma grande plataforma para amplificar o alcance de conteúdo em outros canais de divulgação.

Se a empresa tem um blog, um portal de notícias ou divulga informação em outros meios, pode usar a rede como um chamariz. Ao apostar no compartilhamento direto e no engajamento, será possível levar os consumidores a outros ambientes do negócio — inclusive a própria loja virtual ou marketplace.

5. Elabore campanhas com hashtags


As hashtags são interessantes em outras redes sociais, mas são vitais no Twitter. Elas servem como ferramenta de engajamento, segmentação e acompanhamento de campanhas. Também são recursos estratégicos relevantes para viralizar conteúdo publicitário.

Pense em hashtags que causem curiosidade, que criem uma identidade para a marca da loja e até que convidem os seguidores a participar com opiniões e sugestões sobre um determinado assunto.

Não precisam ser todas relacionadas diretamente aos produtos divulgados. A ideia é sempre criar uma conexão emocional entre a persona e a marca por meio de uma conversa informal e uma troca constante de experiências.

6. Esteja sempre disponível


Este é um grande trunfo do Twitter: sua capacidade de tornar a comunicação entre marca e cliente direta, objetiva e informal.

Ele, atualmente, é um dos grandes canais em que o público tira dúvidas, reclama e recomenda. Logo, ter uma presença ativa na rede conta muitos pontos.

É preciso criar processos e dispor de pessoas preparadas para lidar com qualquer interação o quanto antes. Quando um cliente quer tirar uma dúvida sobre um produto, os seguidores costumam acompanhar a conversa. Assim, resolver a questão de uma pessoa positivamente impacta várias outras.

Dentro deste tópico, outra prática é importante: criar uma voz única e coesa para a marca. Mesmo que uma ou várias pessoas cuidem da conta no Twitter, é a empresa que está se comunicando.

Essa voz precisa ter uma mente própria, com gostos, interesses e um jeito de falar específico. Isso não só facilita a gestão da marca na rede, como cria uma conexão mais pessoal e próxima com os clientes — e, para tanto, é básico o alinhamento total ao perfil deles.

7. Use listas para acompanhar resultados


O Twitter tem uma ferramenta bem interessante de linhas do tempo segmentadas, que mostram a atividade apenas de perfis específicos que você escolher.

Por que isso é bom para a sua campanha? Porque, com essa modalidade, é possível criar listas que acompanham clientes fidelizados, possíveis consumidores e até os concorrentes.

Assim, dá para entender como pessoas e marcas de interesse se comportam e como ajustar a mensagem para ganhar ainda mais alcance. É uma forma simples de acompanhar resultados dos seus esforços.

O que você perde ao não apostar no Twitter


Se o Twitter tem vocação para compartilhamento de informação e trânsito entre discussões, ele se tornou, com o tempo, um canal direto de divulgação e vendas.

Nessa rede, você tem muito controle sobre a mensagem que transmite e consegue medir em tempo real a reação do público aos conteúdos e produtos.

Vender no Twitter é simples e complementa todos os esforços de marketing digital dentro e fora das redes sociais. É hora de aumentar o alcance, criar uma verdadeira identidade para a marca da sua empresa e, claro, melhorar o faturamento.

Gostou da conversa? Aproveite então para conhecer outras boas redes sociais para divulgação de loja virtual!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Você sabe o que é RADAR? Entenda sua importância para a exportação
    próximo post
    Veja o que é garantia estendida e como vendê-la na loja virtual e física
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.