Como tirar boas fotos para lojas virtuais – 10 dicas quentes!


Como tirar boas fotos para lojas virtuaisEm se tratando de vendas pela internet, a foto do produto é um fator determinante para o cliente decidir pela compra. Garantir boas imagens, que mostrem todos os detalhes é um ponto de sucesso para as lojas virtuais.

Ter fotos de qualidade em lojas online é essencial para as vendas

Produtos mostrados em seus mínimos detalhes possuem mais chances de serem vendidos em uma loja online. Mas nem sempre você precisa contratar um fotógrafo profissional e gastar muito dinheiro para ter boas imagens.

Hoje, a maioria das câmeras podem tirar boas fotos, independente do modelo. No entanto, é preciso, antes de tudo, conhecer as funções de sua máquina fotográfica e saber controlar a luz, o foco e a velocidade do clique, para não obter resultados tremidos.

Explore as diversas ferramentas de sua câmera e realize testes antes de fotografar seus produtos.

10 passos para tirar fotos para lojas online:

1) Use a luz natural: Use sempre que possível, pois fica bem em qualquer tipo de foto. Tirar fotos durante o dia é sempre melhor e traz os melhores resultados.

2) Utilize um fundo branco: Você pode notar que a maioria dos sites de eCommerce usam imagens com fundo branco, destacando somente o produto. A técnica utilizada neste efeito é chamada de “curva infinita”. Para fazer este fundo, ponha um pedaço de papel ou tecido branco atrás do produto, e prenda na parte de cima com ganchos, criando uma ligeira curva.

3) Mostre detalhes do seu produto: Como as pessoas não estarão vendo seu produto ao vivo ou tocando neles, é preciso ter em mente que é necessário mostrar o máximo de detalhes possível. Tire fotos de todos os ângulos do seu produto e destaque os detalhes.

4) Use um tripé e o timer da câmera: Para que a foto saia perfeita e sem borrados, é preciso que a câmera fique fixa. Um tripé garantirá a estabilidade que você precisa para tirar a foto do seu produto, sem que a foto saia tremida depois. Utilizar o timer da foto, também reduz drasticamente a vibração e a aparência de foto borrada, que ocorre ao apertamos o botão disparador.

contrate o olist agora mesmo

5) Use pessoas nas suas fotos: Humanizar as fotos pode ser uma boa ideia para chamar a atenção do cliente de sua loja online. Fotografe uma pessoa utilizando o produto. Isto também fará com que se tenha ideia do tamanho real do produto. Mas tenha cuidado de dar destaque não a pessoa, e sim, ao produto.

6) Alta resolução: Para deixar as fotos com uma qualidade incrível, é preciso usar a função de Alta Resolução da câmera. Mantenha as imagens em 1000 px e 72DPIs.

7) Evite o uso de flash: Sempre que for possível, evite usar o flash da câmera, porque é uma luz artificial que compromete bastante as cores reais do objeto fotografado.

8) Faça um mini estúdio: Para que suas fotos saiam perfeitas, monte um pequeno estúdio. É só usar lâmpadas fluorescentes, uma caixa de papelão, 2 metros de tecido TNT branco ou folhas de papel ou EVA. Recorte as laterais da caixa e revista com uma camada dupla de TNT branco. Por dentro, onde o produto será fotografado, coloque a folha de papel ou EVA para o efeito do fundo infinito.

9) Verifique o ambiente: Antes de fazer a foto, prepare o ambiente onde será feito o trabalho. Se uma bancada estiver suja ou com poeira, limpe primeiro. Se for uma área ao ar livre, verifique se não há pessoas, animais ou outros elementos ao fundo. Caso o ambiente seja interno e esteja muito escuro, veja se há algum tipo de luz que possa ser usada, como uma luminária ou faça um ajuste na sua câmera para que a foto saia mais clara.

10) Utilize duas fontes de luz: Você deverá ter pelo menos duas fontes de luz branca para poder iluminá-la, pois ajudará realçar os detalhes do produto e trará mais realidade à imagem.

Tirar fotos requer prática, portanto, não se preocupe se suas fotos não ficarem perfeitas logo nas primeiras vezes, continue treinando até ficarem como deseja.

Já tentou tirar as fotos dos seus produtos e não obteve bons resultados? Compartilhe com a gente as suas dúvidas!


16 Comentários

Adicione o seu
  1. 4
    Vivian Duarte Fegalo

    Eu e meu marido estamos a meses estudando muito para montarmos nossa loja online, suas dicas me foram muito valiosas. Muito obrigada por esta aula gratuita .

    • 6
      Igor Castanho

      Olá Adriana, tudo bem? As vezes isso acontece mesmo. Um bom começo é você avaliar a proximidade da softbox junto ao objeto, bem como a intensidade da luz. Para evitar as sombras também vale a pena ajustar o ângulo. Quanto a cor, uma possibilidade é você fazer a correção utilizando um software. Se tiver outras dúvidas é só perguntar!

  2. 7
    Verônica

    Comprei um mini estúdio para tirar as fotos para o site, porém, por que algumas fotos saem perfeitas e outras o fundo (que é branco) fica meio acinzentado?

    • 8
      Igor Castanho

      Olá Verônica, tudo bem?
      Obrigado por enviar sua pergunta.
      Talvez o problema esteja no posicionamento da luz. Você pode tentar resolver isso alterando o ângulo de iluminação ou ajustando a configuração do balanço de branco (white balance) na sua câmera. Em último caso é possível recorrer a um programa de edição para corrigir isso.
      Abraço!

    • 10
      Igor Castanho

      Olá Rodrigo, obrigado por sua pergunta. Talvez você possa tentar fazer um ajuste de branco (white balance) antes de registrar as imagens. Posicione uma folha em branco (sulfite, por exemplo) no local onde você fará a foto e posicione a câmera como se fosse fazer uma foto da folha. Na sequência realize o ajuste de branco conforme as configurações da sua câmera. Verifique então se o resultado fica melhor. Espero ter ajudado, abs!

  3. 11
    carol

    Oi! Trabalho com venda de cadernos e outras coisas de papelaria e tenho um problema… preciso tirar as fotos de cima, com o caderno na mesa, alguma dica para iluminação? qualquer jeito que faço sempre fica com sombra, geralmente coloco duas luzes uma de cada lado + a luz difusa do ambiente, tirando a foto de cima ela sempre fica com sombras (na maioria das vezes suaves) , mas fica com duas sombras para cada lado. obrigada

    • 12
      Igor Castanho

      Olá Carol, obrigado pela pergunta. O que você acha que causa essa sombra? A própria câmera ou as suas mãos? Uma alternativa pode ser você colocar uma fonte de luz que ilumine de cima para baixo, no mesmo ângulo em que você vai posicionar a câmera. Continue participando! Abs!

  4. 13
    Devonconna

    Meu estúdio caseiro eu fiz diferente Coloquei uma mesa com folha de papel branca grande para fazer a base e o fundo infinito, nas laterais coloquei um papelão grande forrado com papel alumínio que reflete a luz e em cima projetei uma luminária alta com luz branca fria de 33watts, na frente um tripé com uma câmera boa e ficou perfeito!!! Nem preciso editar as fotos no photoshop. ??

  5. 15
    Everton

    Olá parabéns pelos seus post, sempre acompanho, tenho uma grande dúvida tenho uma loja virtual de roupas e gostaria de fazer melhores fotos, comprei um pano para fazer fundo infinito e tirar as fotos ao ar livre, durante o período das 17hr e gostaria de saber se tem alguma dica especifica para fazer melhores fotos nesta condição ? Muito obrigado.

    • 16
      Igor Castanho

      Olá Everton, obrigado por seu contato. Como o sol já está se pondo, é importante tomar cuidado com as sombras que podem ser formadas nesse horário. E também é importante ser ágil nas fotos, pois o sol se põe relativamente rápido. Boa sorte!

+ Deixe um Comentário