Empreendedorismo digital: passo a passo completo para você começar!


Empreendedorismo online

Criar o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Com o aumento das possibilidades criadas pela internet — como plataformas de vendas e gestão de envios — o empreendedorismo digital ganhou destaque. 


De acordo com dados do Sebrae, quase 4 milhões de novos negócios foram abertos em 2021. Em 2022, o e-commerce cresceu 22%, sinalizando uma migração dos clientes, e dos negócios, para modelos digitais.


Existem várias vantagens neste modelo: o plano de negócios inclui menos gastos com espaço físico, operações mais rápidas e a oportunidade de atrair clientes de mais locais. Mas o empreendedor digital também enfrenta desafios ao criar e estabelecer seu negócio.


É preciso conhecer as demandas do público, oferecer produtos de qualidade, reforçar o marketing digital e entender as ferramentas que fazem parte da rotina do e-commerce.


Para ajudar, confira nosso guia sobre o que é empreendedorismo digital e como se tornar parte dele!




O que é empreendedorismo digital


Ser empreendedor digital é criar um negócio que funcione na internet e que tenha a maioria dos seus processos funcionando nesse ambiente. 


A ideia é que não seja necessário um espaço físico para que a empresa exista. Alguns dos negócios digitais comuns são: 


  • E-commerce 
  • Cursos online 
  • Blogs e softwares 
  • Serviços digitais como design gráfico e sistemas de informação 

Assim como acontece com qualquer empresa, o principal objetivo de um negócio digital é ser rentável. Porém, as estratégias para alcançar a rentabilidade podem ser diferentes, assim como os desafios encontrados pelo caminho.


Por isso, antes de investir no empreendedorismo online, é importante conhecer bem o mercado digital e suas particularidades, além de estudar o segmento em que deseja atuar e se atualizar nas lições do e-commerce que servem de inspiração. Só assim é possível traçar um plano bem embasado e realista.


Por exemplo, ao elaborar um conceito de loja online, é preciso entender de marketing digital para criar campanhas eficientes na divulgação. A gestão de estoque pode ser mais complexa conforme a demanda dos clientes. Ou seja, é preciso ter um plano de negócios bem elaborado.




Como é o mercado digital?


Os consumidores estão cada vez mais confiantes para fazer compras online. Como mencionamos, no primeiro semestre de 2022, as compras em e-commerces cresceram 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisas. Esse aumento é muito significativo — a média de crescimento mundial do setor é de 11% ao ano.


A tendência é que esses números continuem subindo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 152 milhões de brasileiros estão conectados à internet por meio de celulares, computadores, tablets e televisões. Diante desse cenário, muitos empreendedores entendem que a internet é um ambiente propício para o crescimento de negócios e investem no setor.


As redes sociais também ajudam na pesquisa de tendências e no contato direto com o público da marca, o que oferece insights essenciais para o desenvolvimento do negócio.


Com os ambientes de pesquisa sempre a poucos cliques de distância, o empreendedor digital tem acesso a nichos de público diferentes. A partir daí, pode entender o que seus potenciais clientes buscam e quem são.


Como funciona o empreendedorismo digital?


Para saber como os negócios digitais funcionam, é importante entender primeiro o processo de criação e gestão de um comércio e como isso pode ser transposto para os meios digitais. Uma marca nativa digital já é concebida pensando nesses processos.


Se um empreendedor quer criar uma loja de cosméticos online, por exemplo, precisa ter em mente a necessidade dos clientes e a melhor forma de oferecer soluções. Então, é essencial oferecer uma ampla gama de produtos, para atingir clientes com diferentes gostos.


Com isso, o empreendedor digital precisa de uma plataforma que ajude a criar e gerenciar o processo de vendas. Cadastrar produtos, administrar o estoque, analisar pedidos, receber pagamentos e fornecer retorno aos clientes são etapas essenciais, mas é preciso organizar esses processos para a loja ser bem-sucedida. 


A Vnda é uma plataforma de e-commerce que traz um dashboard completo, com informações sobre os pedidos e o público com facilidade. Assim, o empreendedor pode obter as informações necessárias para criar planos de negócios embasados em referências. Saiba mais sobre ela:



Quais as vantagens do empreendedorismo digital?


O empreendedorismo digital pode ter seus desafios, mas ainda assim é a melhor opção para os empresários que desejam atingir uma grande quantidade de pessoas. Além disso, abre espaço para aumentar as vendas sem precisar investir muitos recursos.


Vender na internet tem uma barreira de entrada menor do que vender em lojas físicas, o que também é um atrativo. Confira as principais vantagens de se dedicar a um negócio virtual e nossas dicas de como esse pode ser o melhor caminho para a sua empresa!


Maior alcance


A grande vantagem do empreendedorismo online é a capacidade de alcançar muito mais clientes do que quando se está em um negócio físico. Aqui, vale lembrar que pessoas de qualquer lugar do mundo podem acessar lojas virtuais e realizar compras, enquanto o estabelecimento físico se limita à população de determinada região.


Com planejamento e a adoção da melhor estratégia para cada caso, o empresário consegue ir muito mais longe quando investe no ambiente digital. Isso ocorre porque as plataformas online aumentam a lista de clientes em potencial.


Funcionamento 24h


E se o cliente estiver buscando um produto ao final do dia? As lojas físicas têm horários de funcionamento e não estão disponíveis para os clientes todos os dias, durante 24h, como acontece no e-commerce.


Uma loja virtual consegue continuar recebendo visitas e registrando pedidos quando os estabelecimentos físicos estão fechados, aumentando as chances de vender mais.


Também potencializa o consumo por dispositivos móveis: o cliente que está no celular, buscando um produto, pode acessar seu catálogo o tempo todo, criando janelas de oportunidade de fidelização.


O atendimento 24h pode parecer trabalhoso. Mas, na verdade, a loja vende em qualquer hora do dia, contando com o apoio de uma boa plataforma de e-commerce e de ferramentas de atendimento, como chatbots, que apoiam compradores ao longo da jornada de compra.




Baixo investimento inicial


Abrir um negócio físico envolve muitos gastos práticos de infraestrutura — aluguel, reforma, móveis, funcionários etc. No empreendedorismo online, entretanto, esse tipo de gasto não faz parte do orçamento, o que torna a questão financeira muito mais fácil de administrar.


Todo o capital investido em um negócio digital será utilizado basicamente para a formalização da empresa, desenvolvimento da marca, criação do site e aquisição inicial de produtos ou matéria-prima para a produção, a depender do tipo de loja que se deseje abrir. Sendo assim, o investimento inicial é muito mais baixo do que em negócios físicos.


Com isso, o comerciante pode focar em crescer sua marca primeiro e depois investir em estratégias mais custosas.


Simplicidade na formalização


A formalização da empresa é um processo mais fácil para o empreendedor digital. Hoje é possível abrir negócios na internet se cadastrando como Microempreendedor Individual (MEI). Nesse caso, paga-se um único imposto mensal e não é necessário contratar contador para a abertura da empresa. Tudo isso torna o processo de formalização muito menos burocrático.


Para se cadastrar como MEI é preciso atender ao critério de faturamento anual — as receitas não podem ultrapassar o teto de R$ 81 mil ao ano. Vale lembrar que no MEI é possível contratar apenas um funcionário, mas isso não costuma ser uma questão para empreendedores iniciantes.




Possibilidade de segmentação


As possibilidades de alcance do público de um negócio digital são maiores que no âmbito offline. Isso pode assustar o empresário à primeira vista, mas, com um trabalho de segmentação, é possível atingir as pessoas certas. Com ferramentas de análise e um planejamento de negócios com embasamento, você pode desenvolver sua estratégia de marketing digital focada no público ideal para a marca.


Assim, você investe menos em mídia e acaba atingindo clientes com maior potencial de compra. O estudo do público-alvo e das tendências de mercado é grande aliado da estratégia de segmentação. Afinal, sabendo com quem se está lidando e o que dizer, fica muito mais fácil estabelecer uma relação de confiança com as pessoas.


👉 Leia mais: Guia completo para usar o Google Ads na loja virtual


Facilidade para iniciar


Começar um negócio digital é mais simples do que abrir uma loja física. Por ter menos coisas para se preocupar, como ponto, mobiliário, estoque e contratação de equipe, o empreendimento digital tem custo operacional mais baixo.


Já para oferecer uma boa experiência ao cliente, a plataforma deve ser descomplicada e acessível. Para facilitar o trabalho dos negócios, as plataformas de marketplace contam com ferramentas como gestão de pedidos, organização de faturamento e guias para cadastrar produtos, entre outras facilidades.


Principais desafios do empreendedorismo digital


Apesar de ser um ambiente favorável para o empreendedorismo, a internet também traz desafios específicos. Assim como em qualquer tipo de negócio, é muito importante estar atento às dificuldades que podem surgir para criar estratégias a fim de superá-las antes que gerem questões maiores.


Confira a seguir quais são os principais desafios do empreendedorismo online.


Competitividade


Como o espaço digital traz muitas vantagens para as empresas e ainda tem custos mais baixos, é natural que cada vez mais empreendedores invistam na presença online como principal foco. Com isso, a concorrência cresce. 


Diferentemente dos negócios locais, que atendem ao público de uma determinada região, as lojas virtuais podem atingir clientes para além de seu local, o que também fomenta a competitividade.


Para ultrapassar esse desafio é necessário criar boas estratégias de comunicação e manter a proximidade com o público, entendendo o que os clientes buscam. Além, é claro, da qualidade dos produtos oferecidos. Assim, a sua empresa se torna referência no segmento.




Críticas


Uma das diferenças entre o consumidor online e o offline é que a modalidade online oferece mais oportunidade de pesquisa antes de fechar o negócio. Antes de comprar o seu produto, o consumidor procura referências sobre a empresa, compara preços, analisa a concorrência e solicita a opinião de quem já tem o produto em questão. 


É preciso lembrar também que o atendimento faz toda a diferença. Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre a compra e não receba uma resposta rapidamente, há grandes chances de o consumidor partir para a próxima opção e comprar do seu concorrente. Nesse contexto, o depoimento de um consumidor insatisfeito pode trazer grandes prejuízos para a marca. 


É por isso que é muito importante estar ativo em todos os canais de comunicação oferecidos. Para isso, tire dúvidas, mostre o funcionamento dos produtos, traga depoimentos de quem já é cliente e responda a todas as interações recebidas nos perfis e site da empresa.


Necessidade de mais estratégias de venda


Por estar em um ambiente que oferece tantas possibilidades, o empreendedor digital pode acabar sobrecarregado com as opções e a expertise que cada uma delas exige — redes sociais, e-mail, blog, anúncios etc. 


Por isso, é fundamental que ele esteja atento e interaja com o seu público-alvo. Só assim ele saberá em qual desses canais os seus clientes passam mais tempo.


Para superar esse desafio, o empreendedor pode contar com a ajuda de especialistas em marketing ou estudar sobre as principais possibilidades do Marketing Digital, com o objetivo de entender o que cada canal oferece e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. A partir disso, é possível traçar estratégias focadas no que realmente importa.


Além disso, consultorias e mentorias em marketing digital ou até mesmo a contratação de um profissional para sua empresa podem trazer grande impacto nos rendimentos a longo prazo.




Atualizações constantes


No mundo digital, tudo muda e muda rápido. A todo momento surgem novas tecnologias, redes sociais, memes, referências, tendências. O empreendedor digital precisa fazer parte desse universo e estar ligado às novidades, porque isso pode ser crucial para o futuro do negócio.


Criar conteúdos e produtos que se relacionem com o que está acontecendo no mundo ajuda a consolidar a imagem da marca e chama a atenção de novos clientes.


Aqui, mais uma vez, é preciso lembrar da importância do investimento em conhecimento, mesmo em áreas que são tangenciais à gestão de seu negócio. Quanto mais se sabe sobre o mercado, maiores as chances de sucesso.



Como empreender na internet?


Muitos empreendedores já sabem que o comércio digital traz possibilidades de crescimento e vantagens que o presencial não tem. Ainda assim, é preciso ter foco e entender a dinâmica desse mercado para atingir o sucesso desejado.


Com tantas dúvidas, o empreendedor digital pode ficar indeciso e precisar de orientações. Pensando nisso, elaboramos um guia de como criar e crescer seu e-commerce.


Faça um estudo de mercado


O primeiro passo para se dar bem no empreendedorismo digital é fazer um estudo sobre o mercado em que a loja deseja atuar. Já se sabe que o ambiente digital é propício para o desenvolvimento de negócios, mas é necessário aprofundamento nos estudos e conhecimento de todos os detalhes do ramo escolhido.


Questões como persona do cliente, volume médio de vendas, agregação de valor, oportunidades de inovação e tecnologias utilizadas aumentam a aplicabilidade da loja. Por isso, desde o começo, é fundamental que o empreendedor entenda tanto o mercado quanto o produto e o cliente.


Esse estudo também é importante para que o empresário tenha a certeza de que está tomando a decisão certa. Por isso, é essencial escolher um nicho de mercado que seja do seu agrado e que também tenha bom histórico de rentabilidade.




Escolha um tipo de produto para promover


Após escolher o nicho de atuação e estudar o máximo possível sobre ele, é hora de eleger um tipo de produto para se trabalhar. Na internet, fica mais fácil oferecer um catálogo interessante, mas nem por isso a segmentação não é necessária.


Esses produtos podem ser físicos, como roupas e objetos de decoração, ou virtuais, como consultorias, cursos e e-books. A escolha do tipo de produto precisa considerar as necessidades do público, as habilidades do empresário e a viabilidade do negócio.


Ao vender cursos online, por exemplo, vale questionar quem também vende essa opção e como sua marca se diferencia. Determine os pontos em que você se destaca e use-os para divulgar seu produto. 


Já no caso de produtos físicos, entenda quais nichos ainda não são atendidos pelas lojas tradicionais (um exemplo é o de roupas e acessórios artesanais) e como sua loja pode oferecê-los para se destacar.


Faça um plano de negócio


Todos podem empreender, mas começar pode ser um desafio se o empreendedor não compreender a dimensão de seu negócio e como ele estará inserido no mercado. Daí a importância de ter um plano de negócios predefinido.


O plano de negócios é um documento estratégico em que são registradas todas as análises sobre o empreendimento e sobre o mercado. É a partir dele que se traçam estratégias e se definem os objetivos da empresa a médio e longo prazo. Tudo isso vai ajudar na definição das primeiras ações a serem tomadas e das metas iniciais.


Para criar um documento completo, é preciso fazer uma análise aprofundada do mercado, do negócio e da concorrência. Também é muito importante montar um bom planejamento financeiro.




Monte a sua loja


Essa é a hora de começar de fato a organizar suas operações. No caráter técnico, você pode contratar um desenvolvedor para ajudar na criação do seu site ou optar por uma das ferramentas online.


Hoje, existem diversas opções na internet para quem deseja criar uma loja sozinho. Muitas delas são intuitivas e têm experiência de usuário otimizada para leigos – ou seja, todos podem criar as suas próprias lojas sem grandes dificuldades.


Também existe a questão financeira da abertura de loja. Ainda que os gastos sejam menores, é importante montar o básico do estoque e investir em ferramentas de gestão e pagamento, para oferecer segurança a você e aos seus clientes. 


Caso não haja capital disponível para esse investimento, os financiamentos para lojistas podem ser uma boa opção.


Divulgue a sua marca


O Marketing Digital é uma peça-chave de qualquer loja online. Mesmo as lojas de pequeno porte, de empreendedores digitais individuais, precisam chegar até os clientes. Por sorte, hoje as redes sociais facilitam esse trabalho e diminuem os custos com anúncios, mas ainda assim, o empreendedor deve saber o básico de marketing digital para e-commerce.


O Marketing Digital é o braço direito de quem é adepto do empreendedorismo online. Conhecendo as possibilidades de divulgação — as plataformas e as ferramentas disponíveis —, o empresário consegue atrair exatamente o público que deseja e converter essas pessoas em clientes. 


Aprendendo sobre Marketing Digital é possível saber em quais canais a empresa deve marcar presença, que tipo de conteúdo produzir, os formatos mais indicados etc.


A constância aqui é mais importante do que os recursos financeiros. Ofereça conteúdo valioso em suas redes sociais, dialogue com clientes pelas plataformas de contato e busque fazer networking com outros empreendedores com frequência. Essa presença recorrente mantém sua loja sob o olhar de potenciais clientes e a torna mais responsiva.




Como ganhar dinheiro com um empreendimento digital?


Com o empreendimento digital pronto, é o momento de atrair os clientes e fidelizá-los para que continuem adquirindo seus produtos e serviços. Veja como estabelecer uma base de clientes e, consequentemente, ganhar dinheiro com o seu empreendimento digital.


Conheça sua persona


Chama-se de persona o perfil semifictício de um cliente ideal. Muita gente confunde persona com público-alvo, mas, na prática, a diferença entre os dois é que a persona é um perfil muito mais aprofundado


Em relação ao público-alvo, pensamos em informações demográficas, como gênero, renda, local onde mora etc. Já a persona traz, além disso tudo, uma breve descrição dos sonhos, medos, preocupações, aspirações e dores do consumidor ideal. 


Aqui, o empreendedor digital precisa dar voz aos seus clientes e entender como eles pensam e o processo de compra pelo qual eles passam para oferecer soluções efetivas.


O estudo da persona é de fundamental importância para o planejamento das ações de uma empresa. Conhecendo bem o seu consumidor e entendendo quais são os seus problemas, fica muito mais fácil saber quais produtos oferecer, qual estratégia de divulgação utilizar e como manter as relações de compra ativas a longo prazo.


Entenda as dores do cliente


O principal ponto do estudo das personas é o entendimento das dores do cliente. Afinal, quando ele adquire algum produto ou serviço, está fazendo isso para sanar determinado problema. 


Sabendo quais são essas questões que precisam ser resolvidas, o empresário consegue pensar em estratégias mais eficazes de comunicação — ou até criar produtos para resolver essas dores.


Para saber quais são as dores de um consumidor, é preciso manter aberto um canal de comunicação entre o público e a empresa. Só assim ele se sentirá confortável para falar sobre isso quando for questionado. Existem as pesquisas básicas, que o cliente recebe por e-mail ou mensagem após a entrega do produto.


Mas a empresa também pode fazer pesquisa de público por meio de redes sociais, abrir a caixa de entrada para clientes e ter um time de SAC claro e conciso para que os problemas sejam solucionados.


Foque no bom atendimento


Na era da internet, quando o consumidor tem tantas opções disponíveis o tempo todo e a concorrência é acirrada, o bom atendimento faz a diferença na hora da venda. Por isso, é muito importante que a equipe esteja disponível, seja atenciosa e gentil e saiba responder aos questionamentos com muita segurança.


Muitas vezes, quando os clientes recebem respostas incompletas ou não são bem atendidos no primeiro contato, eles preferem considerar outras opções e podem fechar negócio com a concorrência. 


Isso porque na internet as respostas imediatas se destacam, já que o cliente está buscando produtos e serviços enquanto realiza outras atividades pelo dispositivo móvel.


Ter clareza e eficiência faz com que sua empresa se destaque perante o mercado e os clientes, apresentando uma imagem de confiabilidade e rapidez, o que reflete na impressão da qualidade dos produtos vendidos.


Esteja presente em um bom canal de vendas


O processo de compra precisa ser o mais simples possível para que o cliente não desista de adquirir um produto — ou pior: escolha comprá-lo em outra loja que tenha o processo mais prático. Para evitar que isso aconteça, é importante para a marca estar presente em um bom canal de vendas. 


Além de ter a própria loja online, os marketplaces são ótimas opções para variar o ambiente de vendas — sem contar que trazem credibilidade para a marca. Essa também pode ser uma ótima oportunidade de alcançar públicos diversificados.


Alguns públicos, como consumidores da geração Z, estão mais acostumados a comprar de pequenos comércios pelas redes sociais ou por pagamentos via WhatsApp, por exemplo. Já outros, por terem menos contato com tecnologia, precisam do amparo de uma loja online que exista no marketplace de uma loja já conhecida offline.


Um bom canal de vendas também conta com formas de pagamento seguras. Ofereça opções como parcelamento e pagamento via PIX se isso fizer sentido para seus produtos, mas tenha certeza que você está utilizando uma plataforma criptografada e segura para as transações financeiras.



Observe a concorrência


A análise da concorrência deve estar presente na rotina de um empreendedor online desde o plano de negócios. Nesse primeiro momento, ela é importante para o aprendizado sobre o mercado e suas particularidades. 


Depois, com o negócio funcionando, ela é interessante para que o empresário observe o que está se fazendo no mercado, quais promoções são mais populares, que produtos têm mais procura e os preços praticados.


Outro ponto de atenção é o relacionamento de concorrentes com clientes: quais são as avaliações? Que tipo de reclamação e elogio surgem? Analisando esses fatores, você pode entender quais erros outras lojas estão cometendo e evitá-los, além de se inspirar para a implantação de melhorias.


Para inspirar: marcas que cresceram no e-commerce


O mercado de joias é visto como tradicional, mas o crescimento de tendências alternativas fez com que cada vez mais players entrassem nesse setor. Ainda assim, foi com a oportunidade de vender online que marcas inovadoras levaram essas ideias para consumidores de acessórios.


Na Vnda, uma dessas marcas é a The Zion. Com pegada moderna e foco em sustentabilidade, as irmãs Shantal e Raíra Buonamici conquistaram o mercado com peças desenvolvidas pela mãe Rovana Buonamici.




A Lovin’ é outro exemplo de sucesso. Mesclando o amor por vinho pela curtição do verão, a marca inovou no setor de bebidas trazendo vinho em lata premium para o consumidor brasileiro. Em seis meses de operação no e-commerce, atingiu R$ 1 milhão de faturamento.


Erros que devem ser evitados no empreendedorismo digital


No empreendedorismo online, assim como acontece com os negócios tradicionais, alguns erros podem trazer grandes prejuízos, tanto financeiros quanto para a imagem da marca. A longo prazo, isso pode comprometer a viabilidade do negócio.


Veja agora quais são os deslizes mais cometidos pelo empreendedor digital e como não cometê-los.


Escolher um mercado restrito


Há diversos casos de empreendimentos que não deram certo porque não havia público suficiente para sustentar a ideia. Isso acontece por dois motivos: o primeiro é quando o empresário segmenta tanto os consumidores em potencial que a quantidade de pessoas dispostas a comprar não é suficiente para manter a empresa funcionando. 


O segundo caso é quando, apesar de o produto dialogar com o público, a precificação não condiz com a capacidade de compra. Sendo assim, é muito importante calcular bem o tamanho do mercado ainda nas primeiras etapas do planejamento do negócio.


Perder o timing


Quando são lançados depois do momento ideal, alguns produtos acabam não tendo o sucesso esperado. 


Por isso, o empresário deve aproveitar a facilidade da internet para pesquisar tendências e a resposta do público a elas. Assim, se mantém a par do que o mercado indica e projetos futuros.




Não guardar dinheiro


Quando se começa um negócio, é preciso ter em mente que os primeiros meses ou anos não vão trazer lucro — vão apenas recuperar o dinheiro investido na sua criação. Esse é o processo chamado breakeven.


Se o empresário não der atenção a isso, talvez não consiga se manter com o dinheiro vindo do negócio no início. Pensando em evitar esse tipo de situação, é necessário cuidar da saúde financeira da empresa.


Empreendedorismo online no futuro


A evolução da internet fez com que os consumidores e os empreendedores voltassem as suas atenções para esse ambiente. A tendência é que o mercado continue evoluindo e trazendo números crescentes.


Segundo o relatório Webshoppers 45, o e-commerce brasileiro faturou R$ 182,7 bilhões em 2021, sendo um crescimento de 27% em relação a 2020.


Esse cenário é animador para empreendedores digitais, que, além de oferecerem produtos para consumidores de sua região, conseguem encontrar mais público.


O empreendedorismo online traz vantagens para todos


O empreendedorismo online também é vantajoso para o público. Com a concorrência, os consumidores conseguem encontrar melhores preços. Além disso, na internet é possível pesquisar sobre a reputação de uma marca e procurar opiniões reais sobre os produtos antes de comprá-los.


Com cada vez mais lojas migrando para o online, os softwares e ferramentas se tornaram mais fáceis de utilizar e acessíveis.


Vale se inspirar em histórias de outros empreendimentos para criar o seu. Que tal ler obras sobre negócios de sucesso ou escolher um dos 10 filmes inspiradores que todo empreendedor deve assistir👉


Com essas estratégias em mente, o empreendedor digital tem o planejamento e as ferramentas necessárias para criar e implantar seu negócio. E claro, é importante acreditar e investir em seu negócio!


Para saber mais, baixe grátis o e-book Histórias Inspiradoras, e descubra as estratégias dos melhores lojistas dos marketplaces!


    post anterior
    Em parceria com o Olist, ferramenta de precificação Preço Certo lança pesquisa sobre o mercado de varejo
    próximo post
    Como vencer a concorrência em grandes marketplaces
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.