Como funciona o algoritmo do Mercado Livre? Saiba usá-lo a seu favor!

Como funciona o algoritmo do Mercado LivreO mercado está cada vez mais concorrido. Por isso, é muito importante compreender melhor o funcionamento dos recursos que você utiliza, como o algoritmo do Mercado Livre, para ir em busca do aumento das vendas.

Ao entender quais são as regras e os critérios utilizados pelo sistema para destacar um anunciante ou outro, você pode adicionar ou modificar estratégias a fim de melhorar o desempenho dos anúncios. Dessa forma, punições do Mercado Livre tendem a reduzir e, é claro, mais clientes vão se interessar pelos produtos oferecidos na loja.

Afinal, de nada adianta oferecer um preço competitivo ou mesmo ter uma reputação positiva se os anúncios não seguem as recomendações da própria plataforma na prática. Então que tal se aprofundar no assunto? Saiba agora o que é o algoritmo do Mercado Livre e como utilizá-lo a favor da sua loja. Continue a leitura deste artigo para tirar todas as dúvidas sobre o tema!


Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?


O principal objetivo de uma plataforma de divulgação é conseguir oferecer os melhores resultados aos usuários após uma busca. Ou seja, se você procura por um aparelho eletrônico, o sistema vai fazer uma vistoria sobre todos os itens que se encaixam nessa palavra-chave e entregar a resposta mais próxima dessa busca — aumentando as chances de fechamento da compra.

Tudo isso é feito a partir de uma série de critérios e fatores que definem como os anúncios vão ser exibidos ao consumidor após a busca. Esse conjunto de operações é chamado de algoritmo do Mercado Livre. Na prática, são as características que a divulgação precisa seguir para entregar a melhor experiência possível ao usuário que realizou a busca. O cenário poderia ser um tanto quanto caótico sem esse recurso.

Como o algoritmo do Mercado Livre funciona de fato? Avaliando se o lojista seguiu algumas recomendações, como o uso adequado da palavra-chave, a notabilidade de quem está anunciando, as categorias escolhidas e até o uso de SEO. Sendo assim, a avaliação aumenta a precisão do que vai ser apresentado ao consumidor quando os critérios estão claros.

O vendedor que consegue explorar os pontos avaliados pelo algoritmo do Mercado Livre tende a alcançar um melhor posicionamento nas páginas de busca. Ou seja, é uma excelente maneira de continuar aprimorando o desempenho de vendas da loja — e o melhor: não é necessário realizar grandes investimentos para explorar os recursos da plataforma ao máximo.

Como usar o algoritmo Mercado Livre a meu favor?


Então, o que fazer para explorar o algoritmo do Mercado Livre? Separamos algumas orientações que você deve adotar para destacar ainda mais os anúncios. Confira!

Faça descrições completas


Ao fechar uma transação, um dos grandes entraves para o vendedor é a confiança do comprador naquele anúncio. Por isso, é importante que você ofereça o máximo de informações possível sobre o item que está tentando vender. Esse trabalho começa com uma ficha técnica completa do produto — o que inclui dimensões e cor — e vai até detalhes extras, como as condições de uso.

Explore o recurso de categorização


Os consumidores costumam utilizar o recurso de categorização para refinar ainda mais os resultados obtidos na pesquisa. Por isso, explore as mais de 2.800 categorias e subcategorias disponíveis para que o usuário encontre, de fato, o que está procurando.

Adicione fotos aos anúncios


Outra forma de ganhar a confiança do seu cliente é adicionando imagens variadas e de boa qualidade do produto. Assim, o usuário tem uma noção melhor do que vai encontrar ao finalizar a compra, reduzindo as chances, por exemplo, de ele se sentir enganado. Isso também reforça o comprometimento com a experiência de quem está fazendo a busca.

Utilize as palavras-chaves corretas


As palavras-chave utilizadas nas divulgações representam mais um ponto fundamental para utilizar o algoritmo do Mercado Livre a favor do seu negócio. Faça um estudo aprofundado sobre o que o consumidor pesquisa quando está atrás do item que você tem para vender e atrele essas palavras ao seu produto. Com isso, a tendência é de que o anúncio apareça quando ele realizar uma nova busca. Use ferramentas como o Google Trends para identificar quais são os termos mais buscados.

Como vender mais com uma estratégia de Marketing Digital?


Além das orientações acima, investir em uma estratégia de Marketing Digital ajuda a alavancar os resultados da loja no Mercado Livre. Pois, as principais práticas de SEO são consideradas como um dos aspectos positivos pelo algoritmo da plataforma, o que vai ajudar a melhorar o desempenho do e-commerce.

Ao mesmo tempo, o planejamento eficiente tem como foco a criação de uma persona, ou seja, de um perfil semificcional que representa o cliente ideal da loja. A partir da criação desse perfil, é possível direcionar todas as ações e as comunicações de acordo com o comportamento da persona, o que também vai contribuir para oferecer o que ela procura.

De modo geral, o Marketing Digital faz com que os anúncios se tornem eficientes, de acordo com os critérios estabelecidos pelo algoritmo do Mercado Livre. As descrições se tornam mais concisas, o uso das palavras-chave passa a ser mais preciso e o melhor entendimento sobre a persona aumenta as chances de conversão.

Qual é a importância de conhecer o algoritmo do Mercado Livre?


Compreender o funcionamento do algoritmo do Mercado Livre vai permitir que as ações na plataforma se tornem eficientes e a reputação do negócio por lá melhore. O objetivo é aproveitar o alcance de cada uma das divulgações ao máximo, conseguindo uma colocação superior na busca e atraindo consumidores em potencial até a loja.

Fica mais fácil alcançar o comprador que você tanto deseja ao utilizar esses critérios — e sem precisar investir muitos recursos a mais. Em tempos de ampla concorrência, dominar esse assunto pode ser o verdadeiro diferencial!

Que tal se aprofundar na plataforma do Mercado Livre e virar expert no marketplace? Então inscreva-se grátis no nosso Curso Express de como vender no Mercado Livre!
    post anterior
    Como ganhar dinheiro no Mercado Livre? Confira nossas dicas!
    próximo post
    Pesquisa Panorama Varejo 2020: confira os resultados!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.