Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como produzir conteúdo para e-commerce: dicas e estratégias


Como produzir conteúdo para e-commerce: dicas e estratégias

Provavelmente você já ouviu ou leu que produzir conteúdo de qualidade amplia a divulgação de um negócio. É uma premissa elementar do marketing digital. Em relação ao ecommerce, isso não é diferente, pois essa prática garante relevância para a loja virtual nos mecanismos de busca, demonstra autoridade no assunto e gera um diferencial em relação à concorrência (claro que o consumidor sempre busca pagar menos, mas informação de qualidade é ouro na internet).

Com cada vez mais pessoas conectadas, criou-se uma demanda enorme por conteúdo de qualidade sobre os mais diversos assuntos. E existem algumas maneiras legais e inteligentes de produzir conteúdo para ecommerce.

Neste post, focaremos em três: escrever sobre o produto, sobre os problemas que ele resolve e sobre o nicho de mercado. Confira!

Contrate o olist agora mesmo

Conteúdos sobre seus produtos

O mais básico que um ecommerce deve fazer quando falamos de marketing de conteúdo é publicar informações confiáveis sobre seus produtos. Aqui entram conteúdos com características técnicas, além de descrever o que é o produto, como ele é fabricado, dentre outras informações.

Para uma loja de material esportivo, por exemplo, não esqueça de descrever o material e o tamanho de cada produto. Já para uma loja de informática, é fundamental descrever quais são as características técnicas do item.

Conteúdos que resolvem problemas ou dúvidas

É normal vermos por aí e-commerces produzindo conteúdos focados unicamente no produto, com descrições técnicas e funcionais. Como falamos no tópico anterior, esse conteúdo é necessário, mas insuficiente.

Uma loja de material esportivo, por exemplo, não vende apenas produtos fitness, mas conforto para atividades físicas. Parece uma diferença sutil, mas não é, pois o primeiro descreve o tecido ou a tecnologia de um produto, e o segundo mostra como ele tornará a sua atividade física mais leve e confortável, melhorando sua qualidade de vida.

Um tênis é muito mais do que um calçado, tecnologicamente produzido para correr e praticar atividades físicas. Ele faz parte de um estilo de vida e colabora para boa saúde e bem-estar da pessoa.

Um notebook é muito mais do que HD, memória RAM e processador. Ele pode ser a ferramenta que ajudará uma pessoa a realizar o sonho de estudar a distância, ou de criar um produto audiovisual.

Ao produzir conteúdos que focam na resolução de problemas que o produto resolve, você consegue atrair pessoas interessadas por ele, qualificando as visitas de seu site e também do blog de sua loja virtual. Por mais que a pessoa não compre o seu produto em um primeiro momento, você terá ajudado, e sua marca passará a ser uma referência para ele fazer uma compra futura.

Conteúdos relacionados ao seu nicho ou posicionamento

Saiba mais! Outra forma de produzir conteúdos relevantes é falar sobre a sua área de atuação, para que os consumidores conheçam mais sobre o universo dos seus produtos. Essa é uma excelente forma de uma empresa se colocar como autoridade e referência no assunto, principalmente se ela trabalha com um produto mais segmentado, voltado para uma audiência mais homogênea e fácil de mapear.

Demos um exemplo acima sobre uma loja de produtos de informática, que pode focar na experiência do uso de um notebook. Essa mesma loja pode criar um conteúdo voltado para o seu nicho, falando sobre tecnologia de uma forma geral, abordando a tendência do TI para 2019, por exemplo, ou fazendo reviews de produtos do mercado.

O mesmo vale para o nosso exemplo de lojas de produtos esportivos, que, além de falar sobre a experiência de se utilizar um material mais confortável e leve, pode usar o blog para abordar o tema “vida saudável” ao falar sobre como fazer exercício regularmente pode ajudar na prevenção de doenças, sobre alimentação saudável, sobre maratonas e eventos esportivos etc.

O intuito deve ser sempre mostrar que seu e-commerce é especialista no assunto para o qual se propôs a vender um produto, e que sua loja está apta a escolher os melhores itens para comercializar.

Gostou do post? Conte-nos, nos comentários, quais são suas experiências com a produção de conteúdo para ecommerce.

Venda mais com o Olist


Como produzir conteúdo para e-commerce: dicas e estratégias
Avalie este post
Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu